Utilize as funcionalidades do cadastro de Vendas do sistema Retaguarda.

Filtrar Vendas



  1. Acesse o sistema Retaguarda.
  2. Clique no menu Cadastro Geral.
  3. Clique em Vendas.
  4. Em Filtros preencha as informações utilizadas como parâmetros de filtragem das vendas.

    Você pode filtrar por período, tipo de venda, status da NFC-e, número de série do produto vinculado a venda, vendas excluídas, vendas com troca, entre outros.


  5. Marque as Formas de Pagamento vinculadas as vendas que você deseja filtrar.
  6. Selecione os tipos de vendas que você deseja filtrar:

    • Vendas Excluídas: filtra as vendas excluídas.

    • Vendas com Troca: filtra as vendas com trocas associadas.

    • Vendas com Cashback: filtra as vendas com valor de Cashback associado, ou seja, vendas que tiveram parte do valor foi devolvido ao consumidor.


  7. (Opcional) Utilize as opções adicionais de filtragem.

    1. Clique em Filtros.
    2. Informe a faixa de preço das vendas.
    3. Clique na opção de Filtro de sua preferência.

      1. Clique em Cliente.
      2. Preencha as opções de filtragem do cliente cujas vendas você quer filtrar.
      3. Clique em Procurar.
      4. Selecione o cliente que você procura.
      5. Clique em Selecionar.
      1. Clique em Lojas.
      2. Selecione as opções de filtragem de Lojas cujas vendas você quer filtrar.

        Você pode filtrar Lojas PrópriasFranquiasFeira / Representante e Lojas Próprias / Franquias, basta marcar a opção correspondente.

      3. Utilize as opções de filtragem de loja cujas vendas você quer filtrar.

        Dica:

        Esta tela de filtragem está disponível para as opções de filtragem: Lojas, Ref. Fornecedor, Cartões, Vendedores e Usuários.

        Campo

        Descrição

        LocalizarInforme o nome do registro para fazer a pesquisa.
        Inativos(as)Marque a opção Inativos(as)  para que a pesquisa retorne como resultado apenas as filiais, fornecedores, cartões, vendedores ou usuários inativas no sistema.
        TipoSelecione as opções conforme sua necessidade e clique em "=" ou "<>" para trazer como resultado as filiais, fornecedores, cartões, vendedores ou usuários iguais ou diferentes do informado.
        Limpar FiltrosClique em Limpar Filtro para apagar todas as seleções.

      4. Na tela Filtros, marque os atributos e lojas.

      1. Clique em Produtos.
      2. Marque as referências.
      3. Informe o Intervalo das referências.

      4. (Opcional) Clique em Limpar Filtros para determinar uma nova filtragem.

      1. Clique em Ref. Fornecedor.
      2. Utilize as opções de filtragem de Ref. Fornecedor cujas vendas você quer filtrar.

        Dica:

        Esta tela de filtragem está disponível para as opções de filtragem: Lojas, Ref. Fornecedor, Cartões, Vendedores e Usuários.

        Campo

        Descrição

        LocalizarInforme o nome do registro para fazer a pesquisa.
        Inativos(as)Marque a opção Inativos(as)  para que a pesquisa retorne como resultado apenas as filiais, fornecedores, cartões, vendedores ou usuários inativas no sistema.
        TipoSelecione as opções conforme sua necessidade e clique em "=" ou "<>" para trazer como resultado as filiais, fornecedores, cartões, vendedores ou usuários iguais ou diferentes do informado.
        Limpar FiltrosClique em Limpar Filtro para apagar todas as seleções.


      3. Marque os fornecedores.

      1. Clique em Cartões.
      2. Utilize as opções de filtragem de Cartões cujas vendas você quer filtrar.

        Dica:

        Esta tela de filtragem está disponível para as opções de filtragem: Lojas, Ref. Fornecedor, Cartões, Vendedores e Usuários.

        Campo

        Descrição

        LocalizarInforme o nome do registro para fazer a pesquisa.
        Inativos(as)Marque a opção Inativos(as)  para que a pesquisa retorne como resultado apenas as filiais, fornecedores, cartões, vendedores ou usuários inativas no sistema.
        TipoSelecione as opções conforme sua necessidade e clique em "=" ou "<>" para trazer como resultado as filiais, fornecedores, cartões, vendedores ou usuários iguais ou diferentes do informado.
        Limpar FiltrosClique em Limpar Filtro para apagar todas as seleções.

      3. Marque as administradoras de cartão.

      1. Clique em Vendedores.
      2. Utilize as opções de filtragem de Vendedores cujas vendas você quer filtrar.

        Dica:

        Esta tela de filtragem está disponível para as opções de filtragem: Lojas, Ref. Fornecedor, Cartões, Vendedores e Usuários.

        Campo

        Descrição

        LocalizarInforme o nome do registro para fazer a pesquisa.
        Inativos(as)Marque a opção Inativos(as)  para que a pesquisa retorne como resultado apenas as filiais, fornecedores, cartões, vendedores ou usuários inativas no sistema.
        TipoSelecione as opções conforme sua necessidade e clique em "=" ou "<>" para trazer como resultado as filiais, fornecedores, cartões, vendedores ou usuários iguais ou diferentes do informado.
        Limpar FiltrosClique em Limpar Filtro para apagar todas as seleções.


      3. Marque as administradoras de cartão.

      1. Clique em Usuários.
      2. Utilize as opções de filtragem de Usuários cujas vendas você quer filtrar.

        Dica:

        Esta tela de filtragem está disponível para as opções de filtragem: Lojas, Ref. Fornecedor, Cartões, Vendedores e Usuários.

        Campo

        Descrição

        LocalizarInforme o nome do registro para fazer a pesquisa.
        Inativos(as)Marque a opção Inativos(as)  para que a pesquisa retorne como resultado apenas as filiais, fornecedores, cartões, vendedores ou usuários inativas no sistema.
        TipoSelecione as opções conforme sua necessidade e clique em "=" ou "<>" para trazer como resultado as filiais, fornecedores, cartões, vendedores ou usuários iguais ou diferentes do informado.
        Limpar FiltrosClique em Limpar Filtro para apagar todas as seleções.


      3. Marque as administradoras de cartão.

    4. Clique em Confirmar.

      Dica!

      Clique em Visualizar, na parte inferior da tela para relatório Pedido de Venda.

    5. (Opcional) Clique em Limpar filtros caso queira determinar novos parâmetros de filtragem nas de filtro.

    6. Na tela Filtros, clique em Confirmar.


  8. Na tela Vendas, clique em Procurar.


Visualizar Relatório Emissão de Orçamento



  1. Acesse o sistema Retaguarda.
  2. Clique no menu Cadastro Geral.
  3. Clique em Vendas.
  4. Faça a filtragem das vendas.
  5. Selecione a venda, cujo relatório você deseja visualizar.
  6. Clique em Visualizar.

    Caso precise fazer a impressão, no canto superior esquerdo, clique no ícone Imprimir Relatório.

Alterar Venda


  1. Acesse o sistema Retaguarda.
  2. Clique no menu Cadastro Geral.
  3. Clique em Vendas.
  4. Faça a filtragem das vendas.
  5. Selecione a venda que você deseja alterar.
  6. Clique em Alterar.
  7. Altere as informações necessárias nas abas do cadastro.

    CampoDescrição
    Vale EntradaNeste campo será informado o número do vale referente a forma de pagamento Vale utlizada no atendimento da venda. 
    Pré-venda(s) associada(s)

    Neste campo serão exibidas as pré-vendas associadas a esta venda.

    Esta informação também está presente no Retaguarda, NetLoja e NetPaf na tela das boletas e na aba Dados da Venda.


    Você pode Gerar Nota Fiscal de Venda, Gerar Simples Faturamento para gerar nota fiscal de Simples Remessa, ou Gerar nota Fiscal de Troca, basta clicar na opção correspondente.
    Caso queira visualizar a imagem do produto no relatório, selecione a opção Exibir foto do prod. no relatório.

    • Alterar Tipo da Venda

      1. Marque a opção Retirada de Funcionário.
      2. Informe o funcionário.


    • Alterar Venda

      A boleta não será alterada caso exista inventário processado após a data de realização da venda, caso possua documento eletrônico vinculado ou tenha pedido já separado.

      1. Clique em Alterar Venda.
      2. Informe o usuário e senha que tenha permissão de alteração.
      3. Altere as informações necessárias, exemplo:

        1. Pressione F3 ou clique em Pesquisar.
        2. Utilize as opções em Localizar por.
        3. Clique em Procurar.
        4. Selecione o produto que será incluído na venda.
        5. Pressione Enter para confirmar a seleção.
        6. Pressione Enter para confirmar a inclusão.
        1. Pressione F7 ou clique em Excluir Ítem.
        2. Selecione o produto que será removido da venda.
        3. Pressione Enter para confirmar a exclusão.
        1. Pressione F6 ou clique em Lançar Troca.
        2. Selecione o produto da venda que será devolvido.
        3. Pressione F3 ou clique em Pesquisar.
        4. Utilize as opções em Localizar por para localizar o produto a ser devolvido.
        5. Pressione Enter para confirmar a seleção.
        6. Pressione Enter para confirmar a troca.
        1. Pressione F9 ou clique em Alterar Preço.
        2. Selecione o produto da venda que será devolvido.
        3. Clique no valor do produto e faça a alteração.
      4. Pressione F10 ou clique em Confirmar Atendimento.
      5. Informe o código da forma de pagamento.
      6. Pressione Enter.

    • Alterar Forma de Pagamento

      1. Clique em Alterar Forma de Pagamento.
      2. Informe o usuário e senha que tenha permissão de alteração.
      3. Informe o código da forma de pagamento.
      4. Pressione Enter.


    • Gerar Boleta

      1. Clique em Gerar Boleta de Troca.
      2. Selecione os produtos.
      3. Clique em Confirmar.


    Para itens excluídos diretamente no pedido na plataforma, o Interfacenet permite baixar o pedido novamente para ajuste do item no Retaguarda.
    Na Retaguarda, na tela de Venda / na aba Itens, a quantidade do item será alterada para 0 e na aba Dados da Venda, no campo Resumo de Pagamento será inserido um vale de saída no valor do item (não gera numeração de vale).

    (aviso) No Interfacenet deve ser feita uma nova exportação de saldo para a plataforma.


    Caso precise alterar informações no cadastro do cliente, siga os passos:

    1. Clique em Alterar Cliente.
    2. Altere as informações cadastrais do cliente.
    3. Clique em Confirmar.

    Consulte neste aba as informações da venda relacionadas ao cheque, cartão ou dados de crediário.

    1. Consulte os Dados da Cobrança.
    2. Consulte os Dados da Entrega.

      Clique em Alterar Endereço caso precise modificar os endereços para cobrança ou entrega.


    3. Informe a Transportadora.

    Inclua Observações para a venda.

    Você pode consultar um resumo das alterações da venda e o efeito que terão no quadro Alterações.

    Consulte os documentos fiscais relacionados a boleta pesquisada.

    Nesta aba você pode consultar a data de cadastro e data de envio da Nota Fiscal.


  8. Clique em Confirmar.
  9. Informe o usuário e senha para confirmar as alterações.


Consultar Venda


Na consulta da boleta, você pode copiar a informação do campo Vale Saída, localizado na aba Dados da Venda.
Esta possibilidade é útil na reimpressão do vale gerado na troca, caso o cliente perca o ticket no salão.

  1. Acesse o sistema Retaguarda.
  2. Clique no menu Cadastro Geral.
  3. Clique em Vendas.
  4. Faça a filtragem das vendas.
  5. Selecione a venda que você deseja consultar.
  6. Clique em Consultar.


Excluir Venda


  1. Acesse o sistema Retaguarda.
  2. Clique no menu Cadastro Geral.
  3. Clique em Vendas.
  4. Faça a filtragem das vendas.
  5. Selecione a venda que você deseja excluir.
  6. Clique em Excluir.
  7. Confirme a exclusão.