Este artigo orienta como proceder quando, ao consultar o Monitoramento, o evento S-1210 apresentar evento com status 10 - Devolvido pela SERPRO com a inconsistência:

    "Não foi localizado um evento de remuneração do trabalhador para o período e com mesmo demonstrativo de pagamento.
    Ação Sugerida:
    Deve ser um valor atribuído pela fonte pagadora em S-1200, S-1202 ou S-1207 no campo "Identificador de Recibo de Pagamento", obedecendo a relação:
    .Se Tipo de Pagamento = 1, em S-1200;
    .Se Tipo de Pagamento = 5, em S-1202;
    .Se Tipo de Pagamento = 6, em S-1207.
    Localização:"


    Resolução

    Situação 1- Recibo de Adiantamento com líquido zerado ou recibo indevido

    Neste exemplo, verificado que no XML do evento consta informações de pagamento de adiantamento (DmDev 02.000) com valor liquido zerado:

    <infoPgto>
    <dtPgto>2023-03-15</dtPgto>
    <tpPgto>1</tpPgto>
    <indResBr>S</indResBr>
    <detPgtoFl>
    <perRef>2023-03</perRef>
    <ideDmDev>02.000</ideDmDev>
    <indPgtoTt>S</indPgtoTt>
    <vrLiq>0.00</vrLiq>
    </detPgtoFl>
    </infoPgto>


    Consulta de Recibos

    1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Consultas > Consulta de Recibos.

    2- Verificado que o recibo de adiantamento está com o valor liquido zerado.

    3- Caso o adiantamento tenha sido processado indevidamente, realize a exclusão do recibo de adiantamento e gere novo evento periódico para que corrija o XML.


    Importante: É de extrema importância conferir o XML do S-1210 para verificar qual recibo está sendo levado pela tag “ideDmDev” e conferir se o recibo que consta no XML possui S-1200 aceito. Para identificar o recibo pode utilizar o artigo FP2816-Remuneração - Identificação de Recibos - Tag ideDmDev dos recibos


    Situação 2-  S-1200 não foi aceito pelo Esocial

    Para que o S-1210 seja aceito pelo Esocial, primeiramente é preciso que o S-1200 esteja aceito.

    Exemplo- Envio dos eventos periódicos S1200/S1210 competência 03/2023

    1- Empresa regime de pagamento competência, com recibo de adiantamento processado no mês 03/2023 pagamento 15/03/2023 e recibo mensal mês 03/2023 pagamento 30/03/2023. 

    É necessário que o S-1200 da competência 03/2023 esteja aceito, onde no xml deve constar os valores do recibo mensal 03/2023, através do identificador ideDmDev>01.000 e recibo de adiantamento 03/2023, através do identificador ideDmDev>02.000.

    2- Empresa regime de pagamento caixa, com recibo de adiantamento no mês 03/2023 pagamento 20/03/2023 e recibo mensal mês 03/2023 pagamento 05/04/2023.

     É necessário que o S-1200 das competências 02/2023 e 03/2023 estejam aceitos, pois no xml do evento S1210 será considerado todos os pagamentos realizados dentro do mês 03/2023, ou seja,  o recibo mensal de 02/2023 pago em 05/03/2023 e o adiantamento de 03/2023, pago em 20/03/2023.

    O recibo mensal de 03/2023 pago em 05/04/2023, será considerado no S1210 da próxima competência.

    3- Evento S1200 rejeitado com a seguinte mensagem:

    A rubrica/evento XXX- Não existe no Esocial para competência AAAA-MM.

    Para correção é necessário transmitir ao Esocial a rubrica/evento em questão, depois de aceito enviar novamente o evento S1200.


    Situação 3- Recibo complementar após transferência

    Neste exemplo o funcionário foi transferido e após isso saiu o dissídio coletivo da empresa origem. Verificado que no XML do evento consta informações de pagamento de recibo complementar (DmDev 05.001) com pagamento após a rescisão:

    <infoPgto>

                    <dtPgto>2025-07-04</dtPgto>

                    <tpPgto>1</tpPgto>

                    <perRef>2025-07</perRef>

                    <ideDmDev>05.001</ideDmDev>

                    <vrLiq>578.00</vrLiq>

    </infoPgto>


    1- Acesse: Social > Folha de Pagamento > Processamentos > Quitação > Recibo de quitação.

    2- Verifique se a quitação da empresa origem está validada.

    3- Será necessário desvalidar a quitação.

    4- Após gere novos periódicos da empresa origem e transmita.

    5- Valide a quitação novamente.

    Importante: Não é preciso excluir a quitação do sistema e nem do portal eSocial.





    Outros meios de obter suporte