F1594 - Intax - NFS-e - Como importar XML Nota Fiscal de Serviços Eletrônicas via Intax?

Este artigo tem a finalidade de demonstrar o procedimento para importar XML NFS-e de serviços prestados e tomados via InTax, considerando as seguintes formas:

  • Upload manual de Arquivos
  • Integração NFStock

Prefeituras Disponíveis

Implementada a funcionalidade de importação de Notas Fiscais de Serviços Eletrônica (NFS-e) no InTax.

Para saber quais prefeituras estão disponíveis para importação no InTax consulte informações no link abaixo:

F1568 - Municípios Disponíveis para Importação de NFS-E

Prefeituras Não Disponíveis

Ao importar arquivos de prefeituras não disponíveis no InTax, o documento será direcionado para Arquivos Inválidos com a mensagem “NFS-e com município não disponível. Clique Aqui para saber mais. “,  com orientações para solicitar uma nova implementação.

Para solicitar a implementação de um município ainda não disponível no InTax, siga as orientações do procedimento contido no link abaixo:

F1582 - Intax - Como solicitar a implementação de município ainda não disponível no Intax?

Resolução

Portal de Soluções> eFiscal> InTax> Importações

A importação de NFS-e pode ser realizada das seguintes formas:


  • Upload manual de arquivos
    Realizando o upload manual dos arquivos, através da rotina “Importações” diretamente no InTax.




  • Integração NFStock*

    Habilitando o parâmetro “Integrar NF Stock com InTax” no cadastro da empresa no Portal de Soluções> Geral> Cadastros> Empresas> eFiscal, automaticamente as notas armazenadas no NFStock são integradas com o InTax.



    *Observação: Só é possível habilitar a integração de notas do NFStock* com InTax, clientes que possuem os módulos ativos para utilização.

    Para saber mais sobre esses módulos consulte seu canal regional.



Fluxo de Importação da NFS-e

O fluxo de importação da NFS-e segue essas etapas:

  • Conversão de NFS-e: O arquivo importado sendo em lote ou individual passa primeiro pela etapa de conversão da NFS-e onde o layout do arquivo é convertido para o padrão Abrasf homologado no sistema.
  • Validações Iniciais: Após a etapa de conversão o documento passa pelas validações iniciais sendo uma validação técnica para garantir que o documento esteja dentro das condições para importação.
  • Arquivos Inválidos: Caso a Central Fiscal identifique alguma informação não elegível para importação do documento, o InTax direciona o arquivo para documentos inválidos, e podemos identificar o motivo da rejeição para importação do documento.



Gestão de Documentos: Após passar pelas etapas de Conversão e Validações Iniciais sendo um arquivo elegível o Intax direciona para a “Gestão de Documentos” e segue com a aplicação e validação das regras contidas no plano para a empresa, ocorrendo as validações com sucesso direciona para o processo de integração com o Fiscal.



Para que a integração ocorra com sucesso é necessário que alguns parâmetros do Fiscal estejam informados, para validação dos parâmetros.

Acesse: Fiscal> Integrações> Monitoramento de Integrações> Parâmetros de Integração

Verifique os parâmetros informado nos campos:




Parâmetros Gerais

  • Modelo 99: Informe a espécie utilizada no lançamento de NFS-e, ao abrir a tela de monitoramento será apresentada a espécie de documento com a sigla NFS-e (99) se possuir o cadastro dessa espécie de documentos no GAP, podendo ser alterada para a espécie desejada para NFS-e.
    F645-Cadastro da Espécie de Documentos

Parâmetros por Empresa

  • Templates Prestado/Tomado: Valide se na coluna Prestado/Tomado é apresentado o template de digitação de notas de serviços conforme vinculado ao cadastro da empresa.

    Caso não seja apresentado nenhuma opção de template, verifique a inclusão no cadastro da empresa conforme procedimento apresentado no link abaixo:

    F944-Como incluir templates no cadastro da empresa


    Para movimentação de serviços possuímos os templates padrões:

50- Modelo PJ/PJ - Prosoft - Serviços Tomados

51 - Modelo 51 Prosoft - Serviços Prestados

53 - Modelo 53 Prosoft - Serviços Prestados

  • Atualizar Cad. Serviço: Esse parâmetro indica se o cadastro de serviços no Fiscal será atualizado conforme as informações integradas do InTax, estando na condição “desabilitado” o sistema considera apenas a inclusão de cadastros novos e não processa a atualização de cadastros já existentes.

    Os campos atualizados quando parâmetro com habilitado como “sim” são:

    Descrição do Serviço: Será atribuído como descrição o mesmo código do serviço contido no documento Fiscal.

    Cód. Tipo de Serviço EFD-Reinf: Será cadastrado de acordo com as informações preenchidas no InTax.

    Atenção: Os demais parâmetros “Atualizar Notas”, ”Atualizar Terceiros” e “Integrar Itens” também foram atribuídos ao modelo NFS-e (99), e permanecem com as mesmas funcionalidades atribuídas aos demais modelos de documentos.

  • Atualizar Notas: Esse parâmetro indica se a nota será atualizada conforme alterações realizadas no InTax sem a necessidade de exclusão, ou seja se o parâmetro estiver “habilitado” na condição de “sim”, qualquer alteração que ocorra no InTax com a movimentação automaticamente a informação é atualizada na escrituração sem a necessidade de excluir o movimento e integrar de novo.

    Se o parâmetro estiver “desabilitado” na condição de “não”, qualquer alteração que ocorra na movimentação no InTax, se faz necessário excluir o documento na escrituração para importá-lo novamente.

  • Atualizar Terceiros: Esse parâmetro indica se o cadastro do terceiro será atualizado conforme as informações integradas do InTax, estando na condição “desabilitado” o sistema considera apenas a inclusão de terceiros novos e não processa a atualização de cadastros já existentes.

  • Integrar Itens: Indica se o item da nota fiscal será integrado ou apenas os dados do cabeçalho da nota.


Confira também no Fiscal demais parâmetros para integração verificados pelo InTax:

Acesse: Fiscal> Rotinas Auxiliares> Criação de Movimento por Empresa

Criação de Movimento por Empresa: Certifique-se que a empresa tenha movimento criado para o exercício correspondente ao período importado.

Caso a empresa não possua movimento criado execute procedimento indicado no link abaixo:
F893-Criação de movimento por empresa


Acesse:  Gerenciador> Utilitários> Configurações de Pastas ou (F3) sobre o módulo Fiscal

Configuração de Pastas (F3): Certifique-se de que o exercício apresentado corresponde ao mesmo exercício do período importado.


Acesse: Fiscal> Rotinas Auxiliares> Encerramento de Período

Encerramento de Período: Certifique-se que o período não está encerrado, e que a “Data de Início de Fechamento” corresponde ao mesmo exercício do período importado para integração.

A Data de início de fechamento precisa ser a mesma apresentada em todas as abas por tipo de tributo ICMS, IPI, PIS/COFINS, e ISS.




Acesse: Fiscal> Rotinas Auxiliares> Bloqueio - Digitação de Notas

Bloqueio - Digitação de Notas: Certifique- se que o período não esteja bloqueado para digitação de notas.

O bloqueio é indicado pelo cadeado com sinal fechado e o indicador da seleção dos documentos.

Para desbloquear basta clicar sobre o cadeado, desmarcar os documentos selecionados e clicar em [salvar] para que as alterações sejam gravadas.