F645-Cadastro da Espécie de Documentos
Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Neste são demonstrados os campos de preenchimento obrigatório e como realizar o Cadastro da Espécie de Documentos.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
A tabela de espécies de documentos será utilizada para criar siglas alfanuméricas de até 5 (cinco) dígitos e relacioná-las com os códigos de modelos de documentos estabelecidos na legislação, essas siglas são chamadas de “espécies de documentos”. As siglas são digitadas nas notas fiscais, e o tipo de documento definido para a sigla, irá determinar o tipo de registro a ser gerado em arquivos magnéticos como o do Sintegra.
Espécie de Documentos
1- Acesse Fiscal > Tabelas > Espécies de Documentos
2- Acesse a rotina de Espécies de Documentos para verificar os modelos de documentos existentes para o Sintegra e seus respectivos códigos, clique no ícone [Modelo] para acessar os modelos disponíveis
Em Modelos de Documentos Sintegra/SPED ficarão armazenados todos os modelos de documentos oficiais e a descrição do tipo de documento que serão gerados para o Sintegra, e as informações inseridas neste campo serão correlacionadas ao campo “Documento” na Espécie de documento.
Nota: A tabela com as espécies de documentos para o Sintegra já vem cadastrada, sendo possível a sua manutenção caso exista necessidade.
Cadastro de Modelos de Documentos Sintegra/SPED
Caso exista a necessidade de cadastrar um novo modelo, clique no ícone Novo, será apresentado uma tela para adição do modelo, no campo “Modelo” informe o número do modelo de acordo com a Tabela do Sintegra, no campo “Documento” informe a descrição do modelo, clique em OK
Cadastro de Nova Espécie de Documento
Para cadastrar uma nova espécie de documentos, clique no ícone Novo
Sigla: Nesse campo deve ser informada a sigla do documento, contendo até 5 (cinco) dígitos. Preenchimento deste campo é livre.
Cód. Digitação: Neste campo será definido o código a ser utilizado no momento da digitação das notas fiscais, podendo ser definido com até 5 (cinco) dígitos ficando a escolha do usuário a numeração a ser informada.
Documento: Deverá ser informado neste campo o tipo de documento, que se refere essa espécie que está sendo criada. O campo Documento carrega para o usuário a lista de modelos de documentos do Sintegra, cadastras no sistema.
Após informar os campos, clique em Salvar para carregar as informações inseridas no sistema.