Sumário

    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP).

    Resolução

    1) O que aconteceu?

    As versões de Sistemas Operacionais Windows 7 e Windows Server 2008 tiveram seus suportes finalizados pela Microsoft a partir de 14/01/2020, o que significa que desde esta data não foram lançadas atualizações/correções de componentes e vulnerabilidades destes sistemas operacionais.
    Importante citar que essas versões do Windows foram lançadas em 2008/2009 e descontinuados em 2020, ou seja, são sistemas lançados a mais de 15 anos e descontinuados a mais de 3 anos.

    Link oficial Microsoft Windows 7 

    Link oficial Microsoft Windows Server 2008 

    2) Quais são os riscos de continuar utilizando estas versões?

    Como os sistemas não sofreram atualizações ou correções de vulnerabilidade, continuar utilizando esses sistemas aumentam os riscos de problemas graves para sua empresa uma vez que, mesmo que seja um único computador com estas versões, pode ser uma porta de entrada para vírus ou ataques hackers que espalharão pela empresa com grande potencial de danos e prejuízos.
    Além dos riscos envolvendo segurança e vulnerabilidade, é natural que novas versões de componentes ou novas tecnologias sejam incompatíveis e não funcionem em versões Microsoft Windows descontinuados.

    3) Mas o que isso impacta no uso do sistema Prosoft?

    A Prosoft investe e busca novas tecnologias e componentes em suas versões mais recentes para entregarmos o melhor resultado para nossos clientes, porém essas versões do Windows podem não ter suporte para novas tecnologias e componentes.
    Caso continue utilizando essas versões do Windows, além dos riscos de segurança, a Prosoft não garante que o sistema continuará funcionando adequadamente, ou seja, há o risco que o acesso ao sistema, atualizações em funcionalidades atuais ou novas funcionalidades deixem de funcionar em seu computador.

    4) E se eu não atualizar?
    Os riscos citados não estão relacionados apenas à acontecimentos futuros, elas já estão ocorrendo em alguns ambientes com estas versões e temos novos recursos sendo lançados que podem não funcionar em seu computador. A Prosoft vem alertando desde 03/2020 que não mais efetua testes de funcionalidades em ambientes com essas versões de Windows e orientando que seja efetuada a troca o mais breve possível.

    Após 31/03/2023 não daremos suporte técnico para usuários com estas versões

    5) E como eu faço a troca do Windows? Qual é a versão que devo utilizar?
    Caso em sua empresa existam estações que utilizem a versão do Windows 7 ou Servidor que utilize o Windows Server 2008, entre em contato com a pessoa responsável/especializado que presta serviços na área de TI/Infra para sua empresa e explique a necessidade, ela dará continuidade no processo.
    É recomendada a utilização das versões mais recentes do Windows, evitando que uma nova troca seja necessária em breve, lembrando que este ano a Microsoft pretende descontinuar o Windows 8 que ainda é utilizado em estações.

     Para consultar as recomendações para estações e servidores CLIQUE AQUI





    Outros meios de obter suporte