Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP).
Contexto: Este artigo tem por objetivo corrigir a mensagem de erro. O procedimento é válido para o erro na abertura do sistema ou nos logs do e-social/reinf.
Descrição: Erro ao conectar na base: [PSQL][ODBC Client Interface][Client LNA][SHM]Connection to the server could not be established, please check if server is running.(Rotina: 'ConectarBaseDados').
Referência/Erro: 48300016
Resolução
A falha ocorre devido a um problema de conexão com o banco de dados Pervasive.
Se a falha ocorre apenas em uma máquina execute a instrução abaixo:
Acesse os serviços locais do Windows: Iniciar > services.msc
Localize os serviços do banco de dados Pervasive e clique em parar, assim que ele for parado inicie o serviço novamente, se a situação persistir, reinicie a estação.
Se a falha for no Servidor execute as instruções abaixo:
- Reinicie o Servidor e teste. Senão, Acesse os serviços locais do Windows: Iniciar > services.msc
Pare os serviços na ordem:
- Prosoft Gerenciador de Serviços
- Prosoft Guardião
- Prosoft Integração eContador
- Prosoft Licenciamento
- Prosoft Serviço de integração
- Wkp.Integra.Local.API
- Wkp.Integra.Local.Heath
- Wkp.Integra.Local.receiver
- Wkp.Integra.Local.sender
- Pervasive PSQL ou Actian PSQL
Verifique no Gerenciador de Tarefas, se não ficou nenhuma rotina ou processo Prosoft em execução na aba detalhes ou processos. Exemplo:
2 . Após todos os serviços parados, inicie novamente todos os serviços, na ordem:
- Pervasive PSQL ou Actian PSQL
- Prosoft Licenciamento
- Prosoft Gerenciador de Serviços
- Prosoft Serviço de integração
- Prosoft Guardião
- Prosoft Integração eContador
- Wkp.Integra.Local.API
- Wkp.Integra.Local.Heath
- Wkp.Integra.Local.receiver
- Wkp.Integra.Local.sender
Assim o sistema iniciará corretamente no servidor. Caso persista, reinicie o servidor.