Este artigo contem orientações sobre o que precisa ser verificado caso o erro falha ao conectar com as portas do banco de dados no servidor, seguido da informação do erro 3103 seja apresentado.
Resolução
A situação ocorre devido a falta de comunicação com as portas do banco de dados, a Situação pode ocorrer devido ao serviço do banco estar parado ou está havendo um bloqueio de comunicação com as portas do banco de dados Pervasive.
Importante: É recomendado que as verificações apresentadas a seguir sejam realizadas pelo TI da empresa, pois é necessário possuir algum conhecimento de configurações do Windows para verificação. As informações das imagens são apenas um exemplo. Para obter sucesso no procedimento utilize os dados de sua empresa.
1- Acesse Iniciar \ Executar e digite “services.msc” e pressione ENTER
2- Selecione o serviço do Pervasive PSQL e clique em Iniciar ou Reiniciar
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3- Caso ocorra erro ao iniciar o serviço do banco siga o procedimento abaixo:
Para maiores informações, acesse: I435-Erro 1053 ou 8591 ao iniciar o serviço do Pervasive
Liberação das Portas 3351 e 1583
Caso o Serviço do Pervasive já tenha sido iniciado e o erro ainda persista, é necessário verificar se não há falha de comunicação com as portas 3351 e 1583
Ex: Executar Testes de Telnet e verificar se não há bloqueio com as portas 1583 e 3351, estas portas precisam estar liberadas no proxy, firewall da rede.