Quando a falha ocorre?
Ao acessar o Gerenciador de Aplicativos Prosoft na estação, é evidenciado a mensagem:
“Falha ao tentar verificar versões do arquivo. 3014 - Falha ao abrir o arquivo "?:\Prosoft.win\Gapversão.btr" Erro não documentado. (Rotina: CriarAbrirGapVersão)”.
ou
“Falha imprevista na rotina VerificarVersoes
Número: 3014
Descrição: Falha ao abrir o arquivo ‘C:\Prosoft.win\GAPVERSAO.BTR’:
Erro: não documentado. (Rotina: CriarAbrirGapVersao)”
Como corrigir?
A situação ocorre devido à falha na comunicação do Pervasive Client da estação com o Pervasive Workgroup/Server do servidor, muitas vezes por falha de ambiente.
Na maioria dos casos quando ocorre o erro 3014 apenas na estação, o motivo é falha de ambiente.
Caso os procedimentos deste conhecimento não resolvam será necessária uma análise de ambiente pelo TI da empresa ou Canal Regional.
1- Na barra de pesquisas do Windows digite: PCC e acesse a aplicação PSQ Control Center & Documentation
2- Acesse Configure MicroKernel Router
3- Desmarque a opção Use Local Microkernel Engine e deixe selecionada apenas a opção Use Remote Microkernel Engine.
5- Solicite ao TI da empresa que faça a liberação das portas 3351 e 1583 (ambas TCP) no ambiente.
6- Na barra de pesquisas do Windows digite: Serviços
7 - Localize o Serviço Pervasive PSQL Client Engine e clique em Reiniciar.
Caso não exista o serviço do Pervasive, será necessário reinstalar o mesmo na máquina como serviço.
9- Realize os seguintes procedimentos: