Qual o objetivo?


    Demonstrar os procedimentos a respeito da volta de backup da base do SQL Prosoft com o intuito de restaurar os dados do e-Social e Reinf.

    Se foi realizado uma troca ou formatação do servidor Prosoft e trata-se de uma instalação nova do Prosoft e já exista um banco de dados do Esocial e Reinf criado, é possível fazer o restore da base,

    Importante: antes de fazer o retorno do backup é necessário que tenha concluído a Instalação do SQL Prosoft conforme as instruções do conhecimento a seguir: I507 - Instalação do SQL Prosoft para ativação do Esocial e Reinf no Prosoft

    Como efetuar o procedimento?


    1 - O caminho padrão da base SQL é C:\SQL2014\Dados. Se neste caminho não existir as pastas, crie-as vazias.

    2 - Acesse o Sistema Prosoft. Vá em Parâmetros Gerais > Rotinas Auxiliares > Criação/Atualização da Base de Dados > Opções > Reprocessar atualização da base.


    3 - Indique a versão 160 a ser reprocessada. 

    Isso fará com que os arquivos prosoft.mdf e prosoft_log.ldf sejam criados na pasta Dados.



    4 - Renomeie os arquivos prosoft.mdf e prosoft_log.ldf novos que foram criados.

    Caso não consiga renomear os arquivos do SQL, pare o serviço de SQL Server na lista de serviços locais do Windows . Neste exemplo, o serviço é o SQL Server (WOLTERSKLUWER).


    5 - Cole na pasta Dados os arquivos prosoft.mdf e prosoft_log.ldf que estavam no backup. Inicie o serviço do SQL Server.


    6 - Caso tenha instalado o SQL por uma instância separada da própria Microsoft, deve ser localizado o caminho de instalação da instancia padrão. Geralmente o caminho é:  C:\Program Files (x86)\Microsoft SQL Server\MSSQL12.NomeDaInstanica\MSSQL\DATA. Onde MSSQL12.NomeDaInstancia é o nome da instancia definida pelo técnico.

    7 - Renomeie os arquivos prosoft.mdf e prosoft_log.ldf novos que foram criados junto com a criação da Base SQL. Caso não consiga substituir os arquivos do SQL, pare o serviço de SQL Server na lista de serviços locais do Windows.

    8 - Cole os arquivos prosoft.mdf e prosoft_log.ldf que estavam no backup.


    Inicie o serviço SQL Server de sua instância.


    Retorno de Backup SQL arquivo .BAK

    Caso o servidor não possua o programa SQL Management Studio instalado, será necessário baixar o programa no site da Microsoft e seguir o processo de instalação. Clique no link Como Baixar e Instalar o SSMS - SQL Management Studio para saber sobre como baixar e instalar o SSMS - SQL Management Studio. 
    Observação: Por se tratar de um programa de terceiros, a instalação deve ser realizado pelo TI da empresa.

    Caso o backup que foi realizado no servidor antigo foi pela ferramenta do SQL Server Management Studio o retorno do backup também deve ser utilizado usando a aplicação de desenvolvedor do SQL.

    Instale o SQL Server Management Studio na versão mais atual.

    Execute o Procedimento de Restore da base de dados localizando o arquivo .BAK do backup que foi realizado.


    9 - InicieSSMS (SQL Server Management Studio) e conecte-se à instância do SQL Server que foi instalado o banco do e-Social e Reinf.

    10 - Clique com o botão direito do mouse no Bancos de Dados e clique em Restaurar Banco de Dados... .

    11 - Clique em Dispositivo: e, em seguida, clique nas reticências (…) para localizar o arquivo de backup.

    12 - Clique em Adicionar e navegue para o local do arquivo .bak. Clique no arquivo .bak e em OK.

    13 - Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Selecionar dispositivos de backup.

    14 - Clique em OK para restaurar o backup do banco de dados.

    Execute um teste no Prosoft acessando as rotinas do sistema.





    Outros meios de obter suporte