Quando a falha ocorre?
O erro aqui reportado ocorre devido a bloqueio de portas no servidor. As portas responsáveis para o funcionamento do Prosoft são 1583 e 3351 (portas responsáveis pela comunicação com o Banco de Dados).
Como corrigir:
Teste de comunicação:
Importante: É necessário que o recurso Telnet esteja ativado na máquina para testar a comunicação nas portas 3351 e 1583.
1- Acesse o Menu Iniciar do Windows, digite cmd e clique em Ok, caso não seja apresentada a opção, pressione no teclado as teclas Windows + R.
2- Digite o seguinte comando:
Em nosso exemplo o nome do servidor é maq-014.
telnet [nome_do_servidor] 3351 e pressione Enter.
O mesmo procedimento tem que ser realizado também para a porta 1583.
telnet [nome_do_servidor] 1583 e pressione Enter.
Caso seja apresentada a tela abaixo, a conexão esta funcionando normalmente.
3- Caso seja apresentado mensagem de falha de conexão conforme tela abaixo é necessário entrar em contato com o responsável de TI da empresa para liberação de portas no firewall ou Proxy existente na rede.
Teste de Ping:
5- No servidor, realize um teste de ping com a estação. Clique em Menu Iniciar do Windows, digite CMD clique no Enter.
6-Na janela do Prompt de comando, digite ping -4 + o nome do servidor.
Exemplo: ping -4 maq-097
7- Verifique o IP que foi retornado, corresponde ao endereço correto.
Importante: Este passo é recomendado que seja executado pelo responsável de TI da empresa, pois exige conhecimentos técnicos da infraestrutura adotada pela empresa.
8- Verifique se o serviço do Pervasive está iniciado no servidor.
Para maiores informações, acesse:
I456 - Como Iniciar/Reiniciar o Serviço do Pervasive
Liberação de Portas de Conexão do Pervasive:
9- Libere na rede as portas 3351 e 1583 (TCP).
Obs.: Realize esse procedimento junto ao seu T.I