Nesta rotina, é possível cadastrar e gerenciar os eventos que serão utilizados nos recibos. Além dos eventos padrões já cadastrados, você pode realizar novos cadastros conforme sua necessidade.
Eventos
Aqui você pode gerenciar os seus eventos cadastrados. Escolha entre ver Todos os eventos ou separar por Proventos e Descontos.
Novo Evento
- Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
- Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Tabelas/ Tabela de Eventos.
- Clique em Novo.
- Informe os campos:
Campo Descrição Evento Preencha os campos de código e descrição do evento. Configurações do Evento Marque o checkbox referente ao tipo do evento e defina a forma que ele será calculado no campo Rotina.
Formação Base de Cálculo Selecione os encargos que devem compor a base de cálculo do evento.
Acúmulo Ficha Financeira - Ficha Financeira: Informe um título da Ficha Financeira para realizar o acúmulo.
- Informe Rendimentos: Caso o evento seja considerado no Informe de Rendimentos, indique nesta opção o campo onde valor será exibido.
Outros Indicadores Configure os parâmetros adicionais relacionados ao evento. Integração Contábil Informe o Código de Lançamento de Integração que será utilizado na interação da Folha de Pagamento com a Contabilidade para cada tipo de recibo. Cálculo Proporcional O evento será calculado proporcionalmente aos dias do(s) indicador(es) selecionado.
- Clique em Salvar.
Localizar Evento
- Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
- Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Tabelas/ Tabela de Eventos.
- Clique em .
- Pesquise pelo Código ou Descrição do evento.
Editar Evento
- Localize o evento.
- Clique em Alterar.
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Salvar.
Excluir Evento
O evento somente será excluído caso nunca tenha sido utilizado.
- Localize o evento.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Imprimir Evento
- Localize o evento.
- Clique em Imprimir.
- Configure os parâmetros para a impressão.
- (Opcional) Caso deseje, é possível Visualizar o documento.
- Clique em Imprimir.
Eventos Informativos
Novo Evento Informativo
A rubrica informativa é usada para transmitir na folha de pagamento ao eSocial o valor que não é pago como provento, mas também não é descontado do trabalhador e pode ser base de cálculo de tributos ou do FGTS.
- Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
- Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Tabelas/ Tabela de Eventos.
- Clique em Informativos.
- Clique em Novo.
- Informe os campos:
Campo Descrição Evento Preencha os campos de código e descrição do evento. Configurações do Evento - Exibe no Recibo: Marque este checkbox para que o evento apareça no recibo.
- Desativado: Ao marcar esta opção, o evento não poderá mais ser utilizado.
O campo Rotina é utilizado para definir a forma de cálculo do evento.
Acúmulo Ficha Financeira Este indicador é utilizado para a atualização mensal da Ficha Financeira dos funcionários. Preencha conforme a Tabela de Títulos da Ficha Financeira.
Para localizar, editar, excluir ou imprimir os eventos informativos, siga os passos correspondentes no tópico Eventos, porém na guia Informativos.
Utilitários
Nesta guia você encontra opções que facilitam o gerenciamento dos eventos.
Copiar Evento
Através desta opção, é possível realizar a cópia dos dados de um evento para um novo código.
- Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
- Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Tabelas/ Tabela de Eventos.
- Clique em Copiar Evento.
- Selecione o Evento Origem, o evento que deseja copiar.
- Informe a descrição do evento.
- Clique em Copiar.
Todos os indicadores serão copiados. Caso o evento tenha alguma diferença do evento original, edite o evento copiado.
Realizar Conferência
Esta opção tem como objetivo facilitar a conferência das informações contidas nos indicadores da tabela de eventos.
- Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
- Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Tabelas/ Tabela de Eventos.
- Clique em Análise de Conferência.
- Na seção Opção, selecione se deseja verificar Proventos, Descontos ou ambos.
- Selecione o Campo para Conferência, ou seja, uma das opções apresentadas na tela de cadastro.
- A seção Indicadores pode ter dois comportamentos:
- Caso tenha selecionado em Campo para Conferência, um checkbox, como por exemplo, Deduz INSS, este campo exibirá as opções Todos, Sim e Não, indicando o estado de marcação da opção.
- Se o Campo para Conferência for uma lista de opções, como Código de Incidência de FGTS, por exemplo, este campo oferecerá as opções Todos e Selecionado. Ao marcar Selecionado, uma lista suspensa será habilitada, apresentando as mesmas opções de código disponíveis na tela de cadastro.
Comparar Eventos
Através desta opção é possível comparar os eventos como estão cadastrados atualmente com a tabela padrão utilizada na instalação do sistema. Basta selecionar o Código do Evento, e clicar Enter. Serão apresentados na coluna Descrição Evento Padrão os indicadores divergentes.
Comparar Eventos Transmitidos
Esta opção permite comparar os dados de um evento como está cadastrados atualmente com o último evento enviado ao eSocial/SERPRO. Com isso, é possível realizar a conferência das divergências na folha de pagamento.
- Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
- Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Tabelas/ Tabela de Eventos.
- Clique em Comparar Eventos Transmitidos.
- Selecione a Empresa.
- Selecione o Evento.
- Clique em Comparar.
Serão apresentados os dados dos eventos, com os divergentes em vermelho como inconsistentes, exceto nos casos em que são permitidos códigos alternativos. Os campos serão apresentados conforma a tabela a seguir:
Gerar Evento S-1010
- Na tela principal do GAP, clique no módulo Social.
- Acesse a rotina Folha de Pagamento/ Tabelas/ Tabela de Eventos.
- Clique em eSocial - Gerar Evento S-1010.
- Selecione o Tipo dos eventos que deseja enviar.
- Clique em
- Na seção Eventos, informe se deseja exibir Todos, ou apenas Proventos ou Descontos.
Esta seção não será mostrada caso tenha selecionado o tipo Informativos ou Rubricas Fixas.
Adicionar. - Na seção Eventos, informe se deseja exibir Todos, ou apenas Proventos ou Descontos.
- Marque os checkboxes correspondentes aos eventos que deseja enviar ao eSocial.
- Selecione o Tipo de Arquivo a ser gerado.
- Evolução: Utilize esta opção quando o envio for referente a inclusão ou registro, ou em casos de mudança a partir de determinada competência.
- Retificação: Utilize para corrigir informações já enviadas.
- Selecione o Período de Vigência.
- A mudança será considerada a partir de qual competência?: Caso selecione esta opção, informe a competência.
- A mudança será de acordo com a data de envio das tabelas?: No momento da geração, o evento será conforme vigência do eSocial de cada empresa a ser gerada. Será considerada a data de vigência parametrizada no Gerenciador.
- Clique em Gravar.
- Selecione a(s) empresa(s).
Para enviar eventos de diferentes tipos, adicione os eventos de cada tipo por vez. Por exemplo, primeiro adicione os de evolução Evolução, e depois adicione os de Retificação.
- Clique em Transmitir.
Será gerado o evento S-1010 - Tabela de Rubricas, conforme layout vigente e de acordo com as parametrizações realizadas.