EC92 – Integração de documentos com o eContador através dos Processos Automáticos
Este guia orienta como utilizar a integração de documentos com o eContador através dos processamentos automáticos, eliminando a necessidade de refazer processos manuais para realizar a integração.
Integração de documentos com o eContador através dos Processos Automáticos
- Foi adicionada a opção “Enviar eContador” no cadastro dos parâmetros do agendamento
- Para que a integração seja feita corretamente, as empresas precisam estar integradas ao eContador
- Se sua empresa já utiliza a funcionalidade de 'Grupo de Envios' no eContador, a rotina de Processos Automáticos foi desenvolvida para ser totalmente compatível com essa operação.
Pré-requisitos:
- A empresa precisa estar integrada com o eContador.
- O usuário cliente no eContador precisa estar com permissão para as empresas desejadas, para que o relatório chegue corretamente no e-mail (caso tenha dúvidas sobre esta etapa, verifique nesta base de conhecimento sobre a criação do usuário cliente).
Cadastrando o agendamento
Ao definir os parâmetros da criação do agendamento para o recibo, selecione a opção “Enviar eContador” para que o sistema realize a integração dos documentos com o eContador.
Após o processamento do agendamento, o sistema fará o envio dos documentos para o eContador. Os documentos enviados podem ser vistos no eContador > Documentos > Enviados. Ele também faz o envio dos documentos por e-mail para o responsável da empresa, desde que estejam cadastrados com um e-mail válido e com permissão para a empresa que foi criado o agendamento.
Agendamento automático processado com sucesso.
Relatório recebido com sucesso no eContador.
Relatório recebido no e-mail do responsável da empresa (para que isso seja possível, o usuário cliente precisa estar com permissão para as empresas informadas no agendamento, caso queira saber mais sobre o cadastro de usuários consulte a base de conhecimento EC35 - Contador - Como cadastrar um novo usuário "Cliente" no eContador
Também é possível verificar o status de integração dos documentos em Integrador eContador > Integração de Documentos. Lá é onde verificamos todos os documentos gerados para a empresa que faremos a integração com o eContador. Em caso de dúvidas sobre a rotina, acesse a base de conhecimento EC9 - eContador - Documentos que são gerados no Prosoft e integrados para o eContador para obter maiores informações sobre a funcionalidade.
Detalhes dos documentos que foram gerados para a empresa e já foram integrados com o eContador.
Integração com o grupo de envios
Com a possibilidade de agruparmos os tipos de relatórios no eContador (grupo de envios), ao realizar a integração dos documentos pelos processos automáticos, os documentos também integrarão o grupo de envios, automatizando a geração e envio dos documentos em grupo.
Grupo de envios preenchido apenas com os processamentos do recibo mensal.
Clique aqui para saber mais detalhes sobre o grupo de envios
Mensagens de Status e Rastreabilidade
- Tratamento de Inconsistências: Em caso de falha no envio para o eContador, mesmo que os demais passos do processo automático sejam concluídos, o status do agendamento será alterado para "Concluído com Inconsistências". O sistema exibirá uma mensagem clara com o código e nome da empresa e a rotina que falhou, permitindo que você identifique rapidamente o problema.
Detalhes de um agendamento que foi concluído com inconsistências pois uma empresa não estava integrada no eContador.
- Central de Documentos: Os documentos enviados através dos processos automáticos poderão ser consultados na área de Integração de Documentos dentro do Integrador eContador.
Status de integração de todos os documentos gerados pelo processamento automático (dando a possibilidade de realizar a integração de algum documento caso ele não tenha sido integrado anteriormente)
Tratamento de erros:
Durante o processamento automático, podem existir alguns casos em que o agendamento foi concluído com inconsistência, vamos citar aqui alguns problemas mais comuns que podem ocorrer e as principais verificações a serem feitas:
- Empresa não integrada no eContador: Certifique que a empresa está integrada no eContador no Integrador eContador > Empresas.
- Não existem recibos processados: Verifique se existem funcionários afastados, empresa ou funcionários sem percentual de adiantamento, sócio sem valor de pró-labore ou então permissão do usuário no Gerenciamento de Grupos e Usuários para a empresa que foi utilizada no agendamento.
- Não existe relação bancária para a empresa: Verifique se os funcionários da empresa estão com agencia e conta bancária informados no cadastro.
- Informe uma data de crédito válida: Informe a data de crédito dentro da competência que você está informando nos parâmetros do agendamento, para o mês atual de trabalho ou o anterior.
- Existe(m) recibo(s) processado(s) no mesmo período de apuração: Verifique se há a necessidade de excluir os recibos posteriores e reprocessar os recibos na ordem correta (como adiantamento e folha mensal, por exemplo), para evitar possíveis divergências de valores.
- Meu agendamento foi concluído com sucesso porém não recebi os documentos no e-mail/eContador: Verifique no integrador eContador > Integração de Documentos o status do documento.
- Documento “preso” há muito tempo no status “Aguardando Integração”: Caso ele esteja no status “Aguardando Integração” por muito tempo, verifique se o serviço do eContador está ativo no servidor.
- Verificando mais detalhes sobre o status de integração dos documentos: Em Integrador eContador > Integração de Documentos, conseguimos verificar todos os documentos que faremos a integração com o eContador. Também é possível realizar a integração do documento por essa rotina caso ele não tenha sido integrado anteriormente, selecionando o documento e clicando em “Integrar”.