C538-Diferença de Balancete, Balanço e DRE
Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como identificar e corrigir as diferenças apresentadas nos relatórios Balancete, Balanço ou DRE das empresas.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Cadastro de Empresas
Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastros de Empresas
1- Guia Contábil, sub guia Indicadores
2- O campo Transporte do Resultado de Período deve estar marcado como Automático, dessa forma o encerramento do exercício da empresa é feito por meio da rotina Encerramento do Exercício Social.
3- Verifique a forma de apuração de resultado da empresa no campo Apuração.
Tabela de Contas
Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Tabelas > Contas
1- Verifique se o campo C/ Partida Encerramento é uma conta do grupo de Despesas. Essa informação é fundamental, pois caso seja informada uma conta do Passivo, a diferença é apresentada e o valor da diferença é sempre o Resultado do Período.
Relatório do Balanço – Mod. I e Mod. II
Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Relatórios > Relatório do Balanço – Mod. I e Mod. II
1- Verifique a opção Transportar Resultado do Período para o Passivo. Essa opção só deve ser habilitada antes do encerramento do exercício da empresa. Se o encerramento já foi feito, ela não deve ser acionada, pois causará diferença no balancete, uma vez que o Resultado do Período já foi transportado através dos lançamentos de encerramento.
2- A opção de Transportar Resultado do Período para o Passivo não deve ser utilizada pelas empresas de Apuração de Resultado Anual.
3- Verifique a opção Zerar saldo final das contas de resultado. Esta opção só deve ser habilitada após o encerramento do exercício social da empresa. Se o encerramento não foi feito, ela não deve ser acionada, pois pode ocasionar diferença no balancete.
Manutenção de Saldos
Acesse: Contábil > Contabilidade > Processamentos > Manutenção de Saldos
1- No menu opções, acione o Resumo Analítico, na última página é apresentado se houve alguma diferença e o Resultado do Período. Vale lembrar que o Resultado do Período somente é apresentado com valores antes do encerramento da empresa, depois disso, deve ser apresentado zerado. Logo, se o encerramento já tenha sido executado e o valor permanecer no resumo analítico, é necessário verificar o encerramento, pois foi feito incorretamente.
Saldos Iniciais de Ativo e Passivo
3- Nesse mesmo relatório é possível identificar se os saldos iniciais do grupo Ativo está em igualdade com os saldos iniciais do grupo Passivo. Caso não estejam, providencie o acerto das informações.
4- Caso a opção Transportar Resultado do Período para o Passivo, tenha sido habilitada por engano e mesmo após desabilitá-la a diferença permanecer, é necessário excluir os valores de transporte.
Observação: É necessário realizar a exclusão dos valores de transporte nas três opções: Mensal, Trimestral e Semestral.
Plano de Contas
1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Cadastros > Plano de Contas
2- Verifique se todas as contas Cabeças de Grupo estão devidamente cadastradas: Ativo, Passivo, Custos, Despesas e Receitas, pois há casos em que elas não estão devidamente criadas, gerando diferença na totalização das contas.
Informações Adicionais: O Controle de Estoque da empresa pode ser efetuado pela digitação de lançamentos ou digitação de estoques, nunca pelos dois ao mesmo tempo.
Caso a empresa trabalhe com Digitação de Estoques, alguns itens devem ser levados em consideração.
Digitação de Estoques:
Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Digitação de Estoques
1- Por meio da rotina Digitação de Estoques, onde informa a conta de estoque do grupo Ativo e lança as informações manualmente, de acordo com a Apuração do Resultado da Empresa.
Importante: Se optar lançar as entradas e saídas do estoque por meio de lançamentos contábeis na rotina digitação de lançamentos acesse Contábil> Contabilidade> Processamentos.
2- O valor informado no campo Estoque no início do Exercício deverá ser informado também na rotina Manutenção de Saldos, no campo Saldo Inicial, para que não haja diferença nos saldos iniciais.
Emissão Trimestral: Os campos da Apuração Trimestral devem estar corretamente informados.
Emissão Mensal: Os campos da Apuração Mensal devem estar corretamente informados. Esse registro também será lido para emissão em períodos aleatórios (01 a 05, por exemplo).
Emissão Semestral: Os campos referentes a Apuração Semestral devem estar preenchidos corretamente.
Emissão Anual: O campo Estoque Final - Apuração Anual deve conter o saldo final da conta.
Encerramento do Exercício Social
Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramentos > Encerramento do Exercício Social
1- Os valores da Digitação de Estoques são levados para o balancete após o encerramento do exercício social da empresa, caso seja acionada a opção Gerar Lançamentos de Estoques.
IMPORTANTE: As contas utilizadas na rotina de Digitação de Estoques não podem ser utilizadas em lançamentos contábeis, caso isso seja feito o sistema irá se perder na apuração dos saldos e provavelmente serão apresentadas inconsistências de valores. Nesses casos, quando a diferença do balanço estiver nos valores de estoques, é recomendável emitir um Razão Analítico das contas de estoques a fim de verificar se a mesma conta não está sendo apurada das duas formas.
Recuperação do Movimento
Acesse: Contábil > Contabilidade > Rotinas Auxiliares > Recuperação do Movimento
1- Após qualquer tipo de alteração na movimentação da empresa, é recomendável a execução da Recuperação de Movimento, essa rotina irá reorganizar as informações nos arquivos de Saldos e Razão das Empresas.
Reclassificação de Movimento
Acesse: Contábil > Contabilidade > Rotinas Auxiliares > Reclassificação do Movimento
1- Se forem efetuadas alterações nos classificadores ou nomenclaturas do Plano de Contas que a empresa utiliza, é necessário executar a rotina de Reclassificação de Movimento, na opção Saldos, para que no arquivo de saldos as informações sejam atualizadas.
Demonstrações DFC/DVA/DRE/DRA:
1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Tabelas > Demonstrações DFC/DVA/DRE/DRA
2- Todos os valores apresentados na DRE são provenientes da amarração contábil da Tabela de Demonstrações, dessa forma, quando houver diferença entre os valores apresentados no Balancete e os valores apresentados nas Demonstrações, a amarração do Plano de Contas deve ser analisada.
IMPORTANTE: A C/ Partida Encerramento, informada na Tabela de Contas, não pode ter amarração no Plano de Contas, caso contrário a DRE é emitida com valores incorretos.
Quando a diferença for apresentada em movimento consolidado, as conferências devem ser efetuadas individualmente por filial. Após a conferência dessas movimentações, efetue nova Consolidação do Movimento.
Para maiores informações, acesse:
C539 - Como corrigir diferença entre o ativo e passivo apresentada no balanço e/ou balancete
C541 - Como realizar o bloqueio e desbloqueio de meses na rotina encerramento de exercício social
C47 - Amarração de contas para DRE no Modelo I
C34 - Amarração de Contas para Demonstração do Resultado MOD II