C538-Diferença de Balancete, Balanço e DRE

    Sumário

    Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

    Contexto: Este artigo tem como objetivo orientar o usuário em como identificar e corrigir as diferenças apresentadas nos relatórios Balancete, Balanço ou DRE das empresas.

    Informações Adicionais: Não se aplica.

    Resolução

    Cadastro de Empresas

    Acesse: Parâmetros Gerais > Cadastros > Cadastros de Empresas

    1- Guia
    Contábil, sub guia Indicadores

    2- O campo Transporte do Resultado de Período deve estar marcado como Automático, dessa forma o encerramento do exercício da empresa é feito por meio da rotina Encerramento do Exercício Social.

    3- Verifique a forma de apuração de resultado da empresa no campo Apuração.

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    Tabela de Contas

    Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Tabelas > Contas

    1- Verifique se o campo C/ Partida Encerramento é uma conta do grupo de Despesas. Essa informação é fundamental, pois caso seja informada uma conta do Passivo, a diferença é apresentada e o valor da diferença é sempre o Resultado do Período.

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    Relatório do Balanço – Mod. I e Mod. II

    Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Relatórios > Relatório do Balanço – Mod. I e Mod. II

    1- Verifique a opção Transportar Resultado do Período para o Passivo. Essa opção só deve ser habilitada antes do encerramento do exercício da empresa. Se o encerramento já foi feito, ela não deve ser acionada, pois causará diferença no balancete, uma vez que o Resultado do Período já foi transportado através dos lançamentos de encerramento. 

    2- A opção de  Transportar Resultado do Período para o Passivo não deve ser utilizada pelas empresas de Apuração de Resultado Anual.

    3- Verifique a opção Zerar saldo final das contas de resultado. Esta opção só deve ser habilitada após o encerramento do exercício social da empresa. Se o encerramento não foi feito, ela não deve ser acionada, pois pode ocasionar diferença no balancete.

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    Manutenção de Saldos

    Acesse: Contábil > Contabilidade > Processamentos > Manutenção de Saldos
    1- No menu opções, acione o Resumo Analítico, na última página é apresentado se houve alguma diferença e o Resultado do Período. Vale lembrar que o Resultado do Período somente é apresentado com valores antes do encerramento da empresa, depois disso, deve ser apresentado zerado. Logo, se o encerramento já tenha sido executado e o valor permanecer no resumo analítico, é necessário verificar o encerramento, pois foi feito incorretamente.


    Saldos Iniciais de Ativo e Passivo
    3- Nesse mesmo relatório é possível identificar se os saldos iniciais do grupo Ativo está em igualdade com os saldos iniciais do grupo Passivo. Caso não estejam, providencie o acerto das informações.

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    4- Caso a opção 
    Transportar Resultado do Período para o Passivo, tenha sido habilitada por engano e mesmo após desabilitá-la a diferença permanecer, é necessário excluir os valores de transporte.

    Observação: É necessário realizar a exclusão dos valores de transporte nas três opções: Mensal, Trimestral e Semestral.

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    Plano de Contas

    1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Cadastros > Plano de Contas

    2- Verifique se todas as contas Cabeças de Grupo estão devidamente cadastradas: Ativo, Passivo, Custos, Despesas e Receitas, pois há casos em que elas não estão devidamente criadas, gerando diferença na totalização das contas.


    Informações Adicionais: O Controle de Estoque da empresa pode ser efetuado pela digitação de lançamentos ou digitação de estoques, nunca pelos dois ao mesmo tempo.

    Caso a empresa trabalhe com Digitação de Estoques, alguns itens devem ser levados em consideração.


    Digitação de Estoques:

    Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Digitação de Estoques 

    1- Por meio da rotina Digitação de Estoques, onde informa a conta de estoque do grupo Ativo e lança as informações manualmente, de acordo com a Apuração do Resultado da Empresa.

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     Importante:
    Se optar lançar as entradas e saídas do estoque por meio de lançamentos contábeis na rotina digitação de lançamentos acesse Contábil> Contabilidade> Processamentos.

     
    2- O valor informado no campo Estoque no início do Exercício deverá ser informado também na rotina Manutenção de Saldos, no campo Saldo Inicial, para que não haja diferença nos saldos iniciais.

    • Emissão Trimestral: Os campos da Apuração Trimestral devem estar corretamente informados.

    • Emissão Mensal: Os campos da Apuração Mensal devem estar corretamente informados. Esse registro também será lido para emissão em períodos aleatórios (01 a 05, por exemplo).

    • Emissão Semestral: Os campos referentes a Apuração Semestral devem estar preenchidos corretamente.

    • Emissão Anual: O campo Estoque Final - Apuração Anual deve conter o saldo final da conta.


    Encerramento do Exercício Social

    Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramentos > Encerramento do Exercício Social

    1- Os valores da Digitação de Estoques são levados para o balancete após o encerramento do exercício social da empresa, caso seja acionada a opção Gerar Lançamentos de Estoques

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    IMPORTANTE: 
    As contas utilizadas na rotina de Digitação de Estoques não podem ser utilizadas em lançamentos contábeis, caso isso seja feito o sistema irá se perder na apuração dos saldos e provavelmente serão apresentadas inconsistências de valores. Nesses casos, quando a diferença do balanço estiver nos valores de estoques, é recomendável emitir um Razão Analítico das contas de estoques a fim de verificar se a mesma conta não está sendo apurada das duas formas.

    Recuperação do Movimento

    Acesse: Contábil > Contabilidade > Rotinas Auxiliares > Recuperação do Movimento

    1- Após qualquer tipo de alteração na movimentação da empresa, é recomendável a execução da Recuperação de Movimento, essa rotina irá reorganizar as informações nos arquivos de Saldos e Razão das Empresas.

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    Reclassificação de Movimento

    Acesse: Contábil > Contabilidade > Rotinas Auxiliares > Reclassificação do Movimento

    1- Se forem efetuadas alterações nos classificadores ou nomenclaturas do Plano de Contas que a empresa utiliza, é necessário executar a rotina de Reclassificação de Movimento, na opção Saldos, para que no arquivo de saldos as informações sejam atualizadas.


    Demonstrações DFC/DVA/DRE/DRA:

    1- Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Tabelas > Demonstrações DFC/DVA/DRE/DRA

    2- Todos os valores apresentados na DRE são provenientes da amarração contábil da Tabela de Demonstrações, dessa forma, quando houver diferença entre os valores apresentados no Balancete e os valores apresentados nas Demonstrações, a amarração do Plano de Contas deve ser analisada.

    IMPORTANTE: A C/ Partida Encerramento, informada na Tabela de Contas, não pode ter amarração no Plano de Contas, caso contrário a DRE é emitida com valores incorretos.
    Quando a diferença for apresentada em movimento consolidado, as conferências devem ser efetuadas individualmente por filial. Após a conferência dessas movimentações, efetue nova Consolidação do Movimento.

    Para maiores informações, acesse:

    C539 - Como corrigir diferença entre o ativo e passivo apresentada no balanço e/ou balancete

    C541 - Como realizar o bloqueio e desbloqueio de meses na rotina encerramento de exercício social

    C47 - Amarração de contas para DRE no Modelo I

    C34 - Amarração de Contas para Demonstração do Resultado MOD II




    Outros meios de obter suporte