C1876 - Como resolver os erros do SPED ECF para empresas do Lucro Real Estimado referente aos registros do Bloco N com o registro Y570
Esse artigo orienta quanto o preenchimento do cálculo do Lucro Real Estimado para Não ocorrer erros nas validações dos registros do bloco N com o registro Y570.
- “Foi informada retenção de IR – soma das linhas N630 (20 a 22) PJ em Geral ou N630 (17 a 19) Financeiras e N620(21) Seguradora - diferente do valor total de retenção IR informado no registroY570”.
- “Foi informada retenção de CSLL – soma das linhas N670 (15 a 18) e N660(14 a 17) diferente do valor total de retenção CSLL informado no registroY570”.
Resolução
No PVA tem regra de validação dos registros:
- N630(20 a 22) + N620 (21) = ao total de retenções IR informada no Y570
- N670(15 a 18) + N620 (14 a 17) = ao total de retenções CSLL informada no Y570
1 - Acesse: Fiscal > Documentos Entradas e Saídas > Relatórios Adicionais, na aba “Notas Fiscais” tipo de relatório “Relatório das Retenções de Serviços” e verifique as retenções mensais.
2 - Acesse: Contábil > Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas > Processamentos > Cálculo do Lucro Real Estimado, selecione o período e acesse a ficha “IR sobre o Lucro”.
3 - Preencher o cálculo mensal (01 a 12) ou preencher apenas um período acumulado (mês de dezembro).
Observação: Caso for preenchido mensal, a rotina somará os valores nas respectivas fichas e linhas e gerar o registro N630 totalizado.
4 - Na Ficha “IR sobre o Lucro” informe ou importe os valores de retenções de IRRF nas linhas no cálculo, entre as linhas 13 a 19.
Observação: No registro N630, são consideradas as seguintes linhas no SPED ECF: (Para maiores informações referente as linhas acesse o guia: C852 - SPED ECF - Geração do Bloco N )
5 - Acesse a ficha “CSLL”, informe os valores de retenções mensal ou apenas um período acumulado (Dezembro).
Observação: No registro N670, são consideradas as seguintes linhas no SPED ECF: (Para maiores informações referente as linhas acesse o guia: C852 - SPED ECF - Geração do Bloco N )
6 - Depois acesse a ficha “IRPJ -Estimativa (N620)” e verifique se tem valores de retenções informadas nas linhas.
Importante: Essa ficha só deve ser preenchida, se o total de retenções informada na ficha “IR sobre Lucro” for inferior ao total apurado das retenções do IR.
7 - Depois acesse a ficha “CSLL-Estimativa (N660)” e verifique se tem valores de retenções informadas nas linhas.
Importante: Essa ficha só deve ser preenchida, se o total de retenções informada na ficha “IR sobre Lucro” for inferior ao total apurado das retenções da CSLL.
8 - Depois acesse a rotina SPED ECF, gere e valide o arquivo.
Observação: Caso a empresa teve prejuízos no cálculo da estimativa mensal, não preenche as fichas “IRPJ-Estimativa” e “CSLL Estimativa”, pois na validação do arquivo do SPED ECF ocorrerá a seguinte advertência:
9 - Para correção, apague os valores informados no Cálculo do Lucro Real Estimado nas fichas “IRPJ-Estimativa” e “CSLL Estimativa”, mantendo apenas do “IR sobre Lucro” e “CSLL”, depois gere e valide novamente o arquivo.