C1772 - Analir 25 - Licenciamento



Sumário

Sistema: Analir 25

Contexto: A nova forma de Licenciamento do Analir em seu computador está rápida e descomplicada.

Informações Adicionais: O Login de usuário e senha para acessar o Analir  é o mesmo que o utilizado para acessar o Portal de Soluções (Portal Analir) https://portal.prosoft.com.br



Requisitos:

  • A máquina em que o Analir está instalado deve ter com conexão de internet.
  • No Portal de Soluções (Portal Analir) o Login do Tipo de Usuário cadastrado deve ser tipo Operador, ter Módulo Analir ativo e Proemp ativa.

 

IMPORTANTE:

 Inicialmente o usuário terá um cadastro já fornecido pela área comercial como "adminxxxx", não efetue o login do Analir com este cadastro, é apenas para criar/ gerenciar demais usuários do Portal, não é possível utilizar outras funcionalidades do Analir. Utilize apenas em casos onde os demais usuários perderam acesso. 

Como primeiro passo, caso não tenha um usuário cadastrado, efetue o cadastro de um usuário no portal como OPERADOR, conforme o artigo: C1123 - Analir - Como Configurar o Portal e Adicionar Usuários

O Login inicial para utilização geralmente é “contadoranalirxxxxx” (xxxxx é um exemplo), no e-mail de recuperação será possível identificar o login completo. 

Se o usuário já possuir cadastro como Operador no Portal, pode seguir com o procedimento de Login no Analir.



 

Resolução

  • Login no Analir em seu computador

Assista uma aula rápida clicando neste link: https://ucaplus.alterdata.com.br/course/view.php?id=342

  1. Acesse o ícone do Analir que está instalado no computador 
  2. Será apresentada a tela de Login Analir













    3. Informe o usuário e senha (Mesmo Usuário do Portal de Soluções (Portal ANalir)

    4. Clique em Entrar 


Para cancelar o Login do Analir em seu computador: 

  1. Para cancelar o login, clique no Xda mensagem Atenção:



2. Será apresentada a mensagem abaixo: Clique no botão Sim.


  


SITUAÇÕES COM AS SENHAS:


  1. Usuário com cadastro no Portal e Esqueceu a senha.
  • Ao clicar em Analir será apresentada a tela de login, clique em “Esqueceu sua senha?”



  • Informe o e-mail de contato 

    Observação: o e-mail deverá ter sido previamente cadastrado no Portal de Soluções (Portal Analir) ou utilizar o e-mail do Administrador (e-mail de aquisição do sistema).




  • Através do e-mail recebido, selecione o usuário, que será feita a troca de senha.
















  • Crie a nova senha conforme o padrão estabelecido.
  • Clique em “Alterar Senha”

























2.Alteração de senha através do Portal de Soluções:

Para a alteração da senha, poderão ser utilizados os seguintes usuários:

  1. Usuário do ContadorAnalir + código cliente
  2. Usuário Admin que é enviado ao administrador do sistema no momento da aquisição do software
  3. Usuário com permissão de Administrador no Portal.
  • Acesse o Portal Analir https://portal.prosoft.com.br/portalcom usuário ContadorAnalir + código cliente que foi encaminhado no e-mail de contato do Administrador.
  • Acesse o menu: Administrativo > Usuários > Usuários
  • Informe o usuário que deseja redefinir a senha e aplique o filtro

Importante: É necessário que o usuário tenha a permissão nas rotinas do Analir e esteja como operador.












  • Marque o usuário.
  • Clique em Editar.















  • Clique em Mais Ações > Redefinir Senha
















  • Selecione uma ação e clique em Redefinir












3. Usuário sem cadastro

Utilize os procedimentos do artigo:

C1123 - Analir - Como Configurar o Portal e Adicionar Usuários



SITUAÇÕES NO LICENCIAMENTO:

  1. Módulo Analir estiver inativo

No momento do licenciamento, se o Módulo Analir ainda não estiver ativo, ou seja, ainda não foi habilitado pela área comercial, será apresentada a mensagem:

"Não foi encontrado licença válida para o Analir, entre em contato com o setor administrativo para renovação", o sistema não será aberto.


Importante: Caso o módulo seja desativado após o processo de licenciamento o sistema será desconectado.


2. Módulo Analir ativo e a situação do usuário inativo

No momento do licenciamento o usuário que está fazendo o login esteja inativo ou a empresa licenciada não tenha o módulo Analir contratado, será apresentada a mensagem: 

"Usuário inativo no Portal Analir, entre em contato com o administrador responsável para a ativação" e o sistema não será aberto. 

a-) O administrador ou um usuário com permissão de administrador no portal, poderá ativar o usuário 

b-) ou um usuário Operador com permissão no módulo Analir poderá realizar o login na máquina.

  • Acesse o portal: https://portal.prosoft.com.br/com um usuário que tenha a permissão de Administrador 
  • Acesse o menu: Administrativo > Usuários > Usuários
  • Informe o usuário que deseja alterar o status
  • Altere o status para Ativo 
  • Clique em salvar













2.3 Módulo Analir ativo, situação do usuário ativo e o tipo do usuário for Cliente.

No momento do licenciamento o usuário que está fazendo o login esteja no portal como tipo Cliente o sistema irá exibir a mensagem:
 "Usuário está cadastrado com o Tipo Cliente no Portal Analir, entre em contato com o administrador responsável. Para prosseguir é necessário um usuário do tipo operador "
E não abrirá o sistema.

*Somente usuários do tipo OPERADOR poderão realizar o acesso ao sistema Analir.

a-) O administrador, poderá alterar o usuário pelo portal Analir.

      Importante: somente usuários diretos do Analir como escritórios devem ser cadastrados como operador.

b-) Ou um usuário Operador com permissão no módulo Analir poderá realizar o login na máquina.


  • Acesse o portal: https://portal.prosoft.com.br/com um usuário que tenha a permissão de Administrador 
  • Acesse o menu: Administrativo > Usuários > Usuários
  • Informe o usuário que deseja alterar o status
  • Altere o Tipo de usuário para Operador 
  • Clique em salvar

Caso o usuário tenha sido cadastrado como Cliente, este não fará o login no Analir, então pelo portal será necessário alterar o tipo de Usuário para OPERADOR.



2.4 Primeiro acesso sem conexão com a internet

Será exibida a mensagem: "O login é obrigatório para ativar a máquina. Deseja cancelar o login, mesmo assim?"

Ao realizar o primeiro acesso sem conexão com internet, o sistema não fará a abertura, é necessário o acesso com internet para ativação da máquina no portal.

 Observação: 

Caso já tenha realizado o primeiro acesso na máquina e esteja sem internet, será apresentado:

(será exibido um aviso de limitação do acesso por X dias, informando para o usuário a necessidade de ativação e caso não realize a ativação o acesso será suspenso após o prazo determinado.

O sistema será aberto normalmente, mas processos como ativação de CPF serão desabilitados até a realização do login novamente.