C1325 - Analir - Como enviar documentos via canal Whatsapp

Sumário

Sistema: Analir

Contexto: Este artigo tem o objetivo de mostrar o passo a passo para o contribuinte enviar arquivos IRPF via WhatsApp.

Informações Adicionais: O contribuinte deve cadastrar o seguinte número como contato do Whatsapp, para envio dos documentos: +55 11 98900-2606

Pré-requisitos:

Resolução

Cadastro de Número WhatsApp

1- Acesse: Portal de Soluções> Analir> Contribuintes.

  • Na coluna Telefone clique em Cadastrar.


  • Será apresentada a tela: “Autorização de telefones”.


  • Preencha os campos de DDI, DDD e Celular, e clique no botão “Adicionar”.
  • Poderá ser cadastrado mais de um celular por contribuinte e selecionado qual será principal, que será apresentado na tela de consulta dos contribuintes.

Importante: Não será possível cadastrar o mesmo número para diferentes contribuintes.


2- Excluir um número.

  • Clique sobre o ícone ou o link “Visualizar” da coluna de Telefone.
  • Selecione o número e clique na coluna de Ações, clique na opção “Excluir”.

Importante: Esta opção está disponível apenas quando o número não enviou nenhum arquivo ainda.


3- Inativar um número.

  • Clique sobre o ícone ou o link “Visualizar” da coluna de Telefone.
  • Selecione o número e na coluna de Ações, clique na opção “Inativar”.
    Este número não estará mais habilitado para enviar documentos para o Analir Plus.

Importante: Se o número de telefone já foi utilizado para um envio de documentos, a única maneira de ‘desativá-lo’ é clicando em “Inativar”. A ação “Excluir” não está disponível nesses casos.