Nesta página estão presentes as configurações do sistema Ponto Eletrônico que devem ser realizadas de acordo com a sua empresa e sua necessidade. 

  1. Clique no menu de aplicação/ Configurações Opções.
  2. Nas abas apresentadas, configure as opções do sistema:

    CampoDescrição
    Começou a utilizar o sistema em

    Informe a data de início de utilização do sistema, para que considere a marcação de ponto a partir desta data e não da admissão do funcionário. Assim, qualquer ocorrência não registrada no sistema anteriormente será desconsiderada em cadastros e análises.

    Trabalhar somente com esta empresa

    Informe o código da empresa para que o sistema trabalhe com o controle de ponto apenas desta. Isso facilitará a utilização dos recursos do sistema como consultas, por exemplo, porque já trará na seleção a empresa que foi informada neste campo.

    Se o usuário for controlar várias empresas, basta deixar esta opção em branco, para que em cada módulo que for utilizar o sistema permita informar o código da empresa que será consultada.

    E-mail da pessoa responsável pelo departamento pessoalInforme o e-mail da pessoa responsável pelo Departamento Pessoal.
    Integrar com o Departamento Pessoal Alterdata

    Marque esta opção para que o Ponto trabalhe integrado com o Departamento Pessoal. Assim, não haverá necessidade de recadastrar ou cadastrar nenhum novo funcionário no sistema de Ponto, que vai utilizar os mesmos arquivos e dados já existentes no DP.

    Se houver necessidade de alterar alguma dessas informações, só será possível pelo DP, mas será permitida a integração das ocorrências registradas no Ponto, para lançamentos no movimento para folha no DP.

    Integrar escala de revezamento/turno do WDP a partir de

    Informe o período de referência no qual o sistema Ponto passa a considerar as escalas de revezamento e turno cadastradas no DP.

    A partir da data de referência informada, não é mais possível cadastrar novas escalas e turnos através do Ponto, somente no DP.

    (informação) Para consultar as escalas, acesse Cadastro / Funcionário / Configurações individuais / Escala de Revezamento.

    Horário complementar e de turno utilizam cadastro de horário padrão

    Marque esta opção para que o sistema exiba o campo Horário no cadastro de Horários Complementares e Turnos, para que seja possível escolher um horário padrão previamente definido que será utilizado para cadastro do horário complementar ou turno.

    Restringir acesso por departamento

    Marque esta opção para trabalhar com o acesso restrito aos departamentos da empresa de acordo com os usuários do escritório.

    Exibir funcionários demitidos na consultaMarque esta opção para que os funcionários demitidos sejam considerados no resultado das consultas.
    Atualizar horários quando sistema iniciar

    Marque esta opção para que o sistema execute o atualizador de horários como parte de seu processo de inicialização.

    CampoDescrição
    Funcionários devem marcar

    Configure estes campos de acordo com o critério da sua empresa para a marcação de ponto dos funcionários em Intervalo de lanche, Intervalo de lanche diferenciado e Intervalo de almoço

    A opção Em dias de folga descontar após...horas de trabalho só será habilitada caso a opção Intervalo de almoço esteja desmarcada. Marcando esta opção, nos dias de folga do funcionário será considerado o intervalo de almoço após a quantidade de horas trabalhadas informadas no campo.

    Exibir funcionários

    Marque as opções que desejar para que os funcionários apareçam na tela de Movimento de acordo com as opções que você selecionou.

    Abater atrasos de horas extras

    Marque de acordo com os critérios da sua empresa sobre atrasos e horas extras:

    • Não abater: Para não abater atrasos e horas extras.

    • Na movimentação diária do funcionário: Abater somente na movimentação diária do funcionário como, por exemplo entrada e saída da empresa.

    • Apenas nos intervalos: Abater somente nos intervalos como os de lanche, por exemplo.

    Marque a opção Na movimentação diária do funcionário para habilitar a opção Tolerância após lançamento de justificativa e/ou banco de horas. Esta fará o controle de tolerâncias mesmo após o tratamento das ocorrências através de justificativas e/ou banco de horas no sistema. 

    Movimento

    Marque as opções do movimento conforme necessidade:

    • Não permitir alterar os dados das movimentações já exportadas para o Departamento Pessoal: Marque esta opção para que não seja possível alterar os dados das movimentações que já tiverem sido exportadas para o DP.

    • Movimentações devem considerar minutos por dia: Marque esta opção para que o sistema considere o campo Minutos por dia, localizado na aba Cadastro / Funcionário / Informações da Folha, para calcular as ocorrências das movimentações nos casos de faltas.

    • Tolerância de atrasos e horas extras considerando a tolerância total: Marque esta opção para que sistema use como base a tolerância cadastrada (caso possua) para calcular a tolerância total.

    • Enviar para evento do dia as horas extras realizadas na escala: Marque esta opção para que o avento seja enviado caso o funcionário tenha realizado horas extras na escala.

    • Habilitar edição de marcações incluídas na tela principal da movimentação: Marque esta opção para que seja possível editar ou inserir marcações para os funcionários que já possuam marcações incluídas no dia, direto na tela principal da Movimentação. É possível incluir a movimentação do funcionário para diversos dias ao realizar um novo cadastro.

    • Exportar Interjonada para o DP ou outros sistemas: Marque esta opção para que seja possível realizar o cálculo de horas extras quando não houver o cumprimento do intervalo mínimo de interjornada.

    • Separar atrasos de saídas antecipadas: Marque esta opção para que a integração com o DP mostre, de forma separada, os atrasos que ocorreram na entrada e nos intervalos dos atrasos que ocorreram na saída do funcionário.

    Considerar feriado para
    • Horário Turno: Marque esta opção para que o sistema considere hora extra para o dia inteiro, em horário turno, mesmo se neste feriado for dia de trabalho do funcionário.

    • Considerar como falta o noturno não trabalhado no feriado: Marque esta opção para possibilitar o cálculo de horas extras quando não houver o cumprimento do intervalo mínimo de interjornada.

      Esta opção é habilitada ao considerar feriado para Horórario Turno.

      .

    • Escala de Revezamento: Marque esta opção para que o sistema considere os horários cadastrados através da escala de revezamento, em dias de feriado, todo o período trabalhado como horas extras, mesmo se neste feriado for dia de trabalho do funcionário.

    Desconsiderar faixa de horas extras em Marque os dias em que deseja desconsiderar faixa de hora extra.

    Nesta aba, é possível configurar o horário de tolerância na marcação do Ponto dos funcionários.

    1. Clique em Adicionar.
    2. Preencha os campos: 

      CampoDescrição
      EmpresaInforme a empresa.
      DepartamentoInforme o departamento.
      Desconsiderar na exportação até...minPreencha com a quantidade em minutos o valor de tolerância que será desconsiderado quando o sistema realizar a integração com o sistema Departamento Pessoal.
    3. Selecione um dos tipos de tolerância que será aplicado na sua empresa:

      • Para definir limites de atraso e hora extra de modo geral por marcação do seu funcionário:
      1. Preencha os campos do item Definir limite

        1. Atraso por marcação;
        2. Hora extra por marcação;
        3. Total por dia.
      • Para adicionar os limites de atraso e de hora extra para cada marcação de ponto que seus funcionários realizarão por dia.
      1. Marque a opção T olerâncias variam por tipo de marcação .

      2. Preencha os campos para definir um limite de atraso e de hora extra para cada marcação: 

        1. Na entrada;
        2. Na saída;
        3. No intervalo;
        4. Total. 

          Só será possível trabalhar com um dos tipos de tolerância informado acima. E cada empresa só poderá possuir uma tolerância cadastrada.

    4. Clique em Gravar.

    Caso você trabalhe de forma integrada com o Departamento Pessoal Alterdata, ao clicar para adicionar um novo evento será possível selecionar os eventos já existentes no WDP. Mas, caso trabalhe com outro sistema de Departamento Pessoal, deverá informar os códigos dos eventos correspondentes ao seu sistema de DP.

    1. Clique em Adicionar para selecionar os eventos de descontos a serem exportados para o sistema Departamento Pessoal e outros.

      1. Informe os eventos para Descontos e Adicionais.

        Ao preencher estes eventos Adicional noturno normal e Adicional noturno extra o sistema passará a exportar, de forma separada, adicional noturno normal apurado sobre horas normais dentro do período noturno e o adicional noturno extra, apurado sobre horas extras dentro deste período.

      2. Clique em Gravar.

    2. Marque as opções referentes ao evento:

      OpçãoDescrição
      Hora extra noturnaMarque esta opção para que o sistema considere todas as horas extras realizadas em período noturno como hora extra noturna e possibilite o controle de forma diferenciada no sistema DP.
      Jornada com virada de dia
      • Ratear conforme o dia que ocorreu
        Marque esta opção para que o sistema apure a hora extra no dia em que ela é realizada.

      • Considerar mais benéfico ao funcionário
        Marque esta opção para que o sistema apure a hora extra no dia em que for mais benéfico ao funcionário.

      • Considerar o início da jornada
        Marque esta opção para que o sistema apure a hora extra no dia em que a jornada começou.

      As opções abaixo são habilitadas ao marcar a opção Considerar o início da jornada.

      • Jornada marcada
        Marque esta opção para que o sistema utilize a primeira marcação do dia no início de sua jornada.

        Exemplo:

        Horário cadastrado para o dia 07/09 (feriado): 00h - 4h - 5h - 9h.
        Marcações realizadas: 23h - 00h - 5h - 8h.

        Como a primeira marcação do funcionário foi às 23h do dia anterior ao esperado, e este dia não é feriado, o sistema rateia as horas extras como dia normal.

        .

      • Jornada esperada
        Marque esta opção para que o sistema utilize o horário cadastrado para o funcionário no início de sua jornada.

        Exemplo:

        Horário cadastrado para o dia 07/09 (feriado): 00h - 4h - 5h - 9h.
        Marcações realizadas: 23h - 00h - 5h - 8h.

        Como será considerado o horário cadastrado, então toda a hora extra calculada é rateada como feriado.

      .

    3. Clique em Gravar.
    1. Na aba Relatórios, selecione o que será exibido no local de horário do relatório.

      O relatório traz os horários de marcação de ponto diário dos funcionários, além de outras informações. Caso o colaborador falte um dia de trabalho e esteja cadastrada uma justificativa para esta falta, como Atestado médico, por exemplo, esta aparecerá. Ao preencher este campo, você define qual justificativa aparecerá ao gerar o relatório.

    2. Selecione o que será ocultado na legenda do relatório, as justificativas que deseja que não apareçam quando ele for criado.

    3. Configure as demais opções seguindo seu critério

    4. Clique em Adicionar para cadastrar as justificativas para o relatório.
      1. Clique no botão para informar a justificativa.
      2. Informe a sigla que desejar para representar a sigla que está sendo cadastrada no relatório.
      3. Clique em Gravar.


    Configure os dados desta aba apenas se o sistema trabalhar integrado com o Cartão.

    CampoDescrição
    CartãoUtilizar o Cartão para múltiplas empresas

    Marque esta opção para informar que o Cartão trabalha com múltiplas empresas.

    É possível ter um número acima de 100 empresas controlando o ponto do mesmo local.

    Importar marcações de ponto da empresaSelecione a empresa que registrará as marcações de ponto utilizando o botão da Lupa como auxílio de busca.
    Quantidade mínima a se considerar dobra de turno

    Informe quantidade mínima de minutos que o funcionário poderá bater o cartão antes do horário de término do turno anterior em relação a entrada do turno seguinte, para que o sistema entenda se a marcação será ou não considerada para o dia seguinte na primeira marcação de ponto.

    Iniciar cartão do estagiário / terceiro com o númeroEste campo é utilizado para que os números dos cartões dos estagiários não fiquem iguais aos do funcionários.
    LeitorasPrefixo do códigos de barras

    Informe o prefixo do código de barras, caso o relógio de ponto que será utilizado exija esta configuração.

    Utilizar dígito verificador para cálculo do módulo 11 (relógio DIMEP)Esta opção só deve ser assinalada se o relatório DIMEP for utilizado.
    Nome e foto do funcionário deve ficar visível porInforme por quanto tempo o nome e a foto do funcionário devem ficar visíveis.
    Mensagem para aniversarianteInsira neste campo uma mensagem que será apresentada para os funcionários aniversariantes.

    Configure nesta aba as informações refentes ao desconto de repouso remunerado dos funcionários.

    1. Na aba Repouso, adicione a empresa

    2. Informe a tolerância em minutos do repouso remunerado.

    3. Clique em Gravar.

    4. Marque qual será a forma de pagamento afetada.

    Configure as informações referentes à marcação de ponto utilizando o ICartão e ao envio de SPY.

    1. Informe o CNPJ do contador responsável.

    2. Informe o número do terminal de marcação.

    3. Preencha os campos relacionados ao ICartão.

      A opção Utilizar servidor proxy para conectar-se ao ICartão só é habilitada para o preenchimento do campos referentes ao servidor proxy, caso as informações dos campos acima estejam devidamente preenchidas.

    4. Preencha os campos relacionados ao envio de SPY.

    -

  3. Clique em Gravar.