Este artigo orienta sobre como proceder quando cliente relata lentidão no processo de integração fiscal offline para algumas empresas que possuem uma grande quantidade de notas.
1- Verifique se o ambiente do cliente possui rede própria ou uma conexão TS;
Caso o ambiente seja rede própria, verifique se a lentidão também ocorre no servidor. Se esta lentidão não ocorrer no servidor, execute a instalação de componentes na estação que apresentou a lentidão.
Em caso de dúvida sobre a instalação de componentes, verifique o guia prático I36 - Instalador de Componentes Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Caso o ambiente seja conexão TS, verifique se a lentidão ocorre com usuário administrador e verifique se a lentidão também ocorre na máquina física do servidor (fora da conexão TS). Se a lentidão não ocorrer com usuário administrador, solicite que t.i. verifique as permissões do colaborador no TS.
Observação: para melhor análise, inicie o processo de integração pela rotina módulo fiscal e tire um print do início do processamento onde consta o horário de início de integração, e ao finalizar tire um outro print, para verificar o horário que finalizou. Conforme registro do atendimento 179008455 que foi analisado pelo ATD-12955, no cliente o processamento levou cerca de 56 minutos na estação e 30 minutos no servidor. Com a base do cliente no suporte a integração foi processada em 10 minutos na na base do analista e em 7 minutos na base do analista de sistema (desenvolvimento), tempo considerado aceitável pela quantidade de lançamentos gerados 1785.
2- Verifique se a empresa está habilitando para integrar as notas de serviços prestados e ou serviços tomados. Se sim, verifique o código de serviço utilizado na escrituração das notas e acesse a rotina código de serviço para verificar se este código possui CLI informado. Se sim, o CLI precisa ser diferente do que está informado na nota fiscal, ou o campo deve ser alterado para "nenhum". Em caso de dúvida sobre este processo, verifique o guia prático C707-Como corrigir quando ao gerar integração no Módulo Fiscal para notas de Serviços Prestados apresenta a mensagem- Módulo fiscal parou de funcionar
Observação: caso a lentidão ocorre na estação e no servidor, ou no usuário administrador TS, escalone o atendimento ao N2 para seguir a análise:
Execute o CristalDiskMark https://sourceforge.net/projects/crystaldiskmark/files/8.0.5/CrystalDiskMark8_0_5.exe/download no servidor
Transfira o link para cliente para fazer donwload do CristalDisKMark, execute como administrador. O executável pode ser processado com o sistema GAP em uso.
Selecione a unidade de rede e clique em All
Aguarde o processamento até que a última linha seja preenchida, neste cliente, a leitura dos arquivos demonstrou 0.56 para read (leitura), e 2.35 para gravação (write) que significa que a taxa de leitura e gravação no disco está um pouco baixa, o ideal é ser apresentado de 40.0 pra cima. Informe ao t.i. que precisa melhorar esta taxa.
Abra o PCC e clique em Configure Local Engine
Clique em Performance tuning. O print a seguir é da base do cliente, observe que no campo Cache Allocation Size in MB está configurado 16384 (16 GB)
Observação: não realize nenhuma alteração neste campo, é apenas para consulta.
Abra o gerenciador de tarefas e clique na aba Desempenho. Observe que cliente tem configurado 48,0 BG de memória.
Clique em Abrir Monitor de Recursos, observe que na coluna Conjunto de trabalho, demonstra a quantidade de 20.591.500 e na coluna compartilhável demonstra 16.528 (que é a configuração do pervasive). Neste caso, o banco atualmente está consumindo 20 GB e foi parametrizado em 16 GB. Está usando mais do que foi alocado. A orientação do setor de instalações seria para aumentar a memória Ram da máquina para poder alocar mais ao banco de dados, porque o consumo é alto. Todo este processo deve ser verificado e ajustado pelo técnico de informática da empresa.
No caso deste cliente, uma solução de contorno, seria gerar a integração primeiro das notas de saída + ICMS e depois as notas de serviços prestados.