O Centro de Custo é uma maneira eficiente de agrupar despesas e receitas, para uma melhor análise das informações contábeis.

Ele torna possível a emissão do balancete e de relatórios onde serão demonstradas todas as contas movimentadas por Centro de Custo, permitindo um maior controle sobre os custos da empresa.

­

Informações

Esse cadastro é utilizado somente pelo sistema Contábil e só estará disponível no PHD caso tenha o Contábil instalado.
Antes de realizar o cadastro de centro de custo, é necessário cadastrar o plano de centro de custo.


Novo Plano de Centro de Custo


  1. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.
  2. Escolha a opção Centro de custo.
  3. Clique em Novo Cadastro .

  4. Descreva o nome do centro de custo.

  5. Informe a classificação do plano.

    Código de Classificação Interna

    Este código possui a finalidade de identificar cada Centro de Custo de acordo com o setor da empresa ao qual o mesmo está subordinado. Organize de várias maneiras, como 9.99.99 ou 9-9-99-99 . Monte da forma que desejar, sempre utilizando o nº 9 e os separadores ponto ( . ), menos ( - ) ou barra ( / ). Onde houver o nº 9, o sistema aceitará um algarismo, posteriormente. Para 9.99.9 você pode definir um Centro de Custos com classificação 1.01.4 , por exemplo.

  6. Clique em Gravar.

Localizar Plano de Centro de Custo


  1. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.
  2. Escolha a opção Centro de custo.
  3. Clique em Localizar  .
  4. Descreva no campo de pesquisa uma informação referente ao plano.
  5. Selecione o plano.

Editar Plano de Centro de Custo


  1. Localize o plano de centro de custo.
  2. Abre o Cadastro .

  3. Realize as alterações necessárias.
  4. Clique em Gravar.

Excluir Plano de Centro de Custo


Informação

Caso o plano de centro de custo esteja vinculado a um movimento, este não poderá ser excluído. Se tiver um movimento vinculado, é necessário apagá-lo para que seja possível excluir.

  1. Localize o plano de centro de custo.
  2. Clique em Exclui o Cadastro .

  3. Confirme a exclusão.

Visualizar Relatório de Plano de Centro de Custo


Visualize o relatório de todos os planos de centro de custo que foram cadastrados nesta rotina.

  1. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.
  2. Escolha a opção Centro de custo.
  3. Clique em Visualiza Impressão .

Imprimir Relatório de Plano de Centro de Custo


Imprime um relatório de todos os planos de centro de custo que foram cadastrados nesta rotina.

  1. Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.
  2. Escolha a opção Centro de custo.
  3. Clique em Imprime .
  4. Confirme a impressão.