O Centro de Custo é uma maneira eficiente de agrupar despesas e receitas, para uma melhor análise das informações contábeis.
Ele torna possível a emissão do balancete e de relatórios onde serão demonstradas todas as contas movimentadas por Centro de Custo, permitindo um maior controle sobre os custos da empresa.
Informações
Esse cadastro é utilizado somente pelo sistema Contábil e só estará disponível no PHD caso tenha o Contábil instalado.
Antes de realizar o cadastro de centro de custo, é necessário cadastrar o plano de centro de custo.
Novo Plano de Centro de Custo
- Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.
- Escolha a opção Centro de custo.
Clique em Novo Cadastro .
Descreva o nome do centro de custo.
Informe a classificação do plano.
Código de Classificação InternaEste código possui a finalidade de identificar cada Centro de Custo de acordo com o setor da empresa ao qual o mesmo está subordinado. Organize de várias maneiras, como
9.99.99
ou9-9-99-99
. Monte da forma que desejar, sempre utilizando o nº9
e os separadores ponto (.
), menos (-
) ou barra (/
). Onde houver o nº 9, o sistema aceitará um algarismo, posteriormente. Para9.99.9
você pode definir um Centro de Custos com classificação1.01.4
, por exemplo.- Clique em Gravar.
Localizar Plano de Centro de Custo
- Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.
- Escolha a opção Centro de custo.
- Clique em Localizar .
- Descreva no campo de pesquisa uma informação referente ao plano.
- Selecione o plano.
Editar Plano de Centro de Custo
- Localize o plano de centro de custo.
Abre o Cadastro .
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Excluir Plano de Centro de Custo
Informação
Caso o plano de centro de custo esteja vinculado a um movimento, este não poderá ser excluído. Se tiver um movimento vinculado, é necessário apagá-lo para que seja possível excluir.
- Localize o plano de centro de custo.
Clique em Exclui o Cadastro .
- Confirme a exclusão.
Visualizar Relatório de Plano de Centro de Custo
Visualize o relatório de todos os planos de centro de custo que foram cadastrados nesta rotina.
- Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.
- Escolha a opção Centro de custo.
Clique em Visualiza Impressão .
Imprimir Relatório de Plano de Centro de Custo
Imprime um relatório de todos os planos de centro de custo que foram cadastrados nesta rotina.
- Na tela principal do PHD, clique na aba Cadastro.
- Escolha a opção Centro de custo.
- Clique em Imprime .
- Confirme a impressão.