O Centro de Custo é uma maneira eficiente de agrupar despesas e receitas, para uma melhor análise das informações contábeis.

Ele torna possível a emissão do balancete e de relatórios onde serão demonstradas todas as contas movimentadas por Centro de Custo, permitindo um maior controle sobre os custos da empresa.

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Informações

Esse cadastro é utilizado somente pelo sistema Contábil e só estará disponível no PHD caso tenha o Contábil instalado.
Antes de realizar o cadastro de centro de custo, é necessário cadastrar o plano de centro de custo.


Novo Centro de Custo


  1. Localize o plano do centro de custo.
  2. Escolha a opção Centros de Custos .
  3. Clique em Novo Cadastro  .
  4. Informe a classificação interna para o centro de custo de acordo com o formato indicado no cadastro do Plano de Centro de Custos referente.

    Aviso

    Uma vez definida e utilizada, a Classificação Interna não poderá ser alterada.

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  5. (Opcional) Informe o código de chamada externa.

    Este código será utilizado para se referir ao Centro de Custo em outro Plano e, caso queira exportar o Plano de Centro de Custo com código diferente do que está sendo usado, para montar outro plano posteriormente, para um Contador que trabalhe de forma diferente, por exemplo.

  6. Configure os demais campos.

  7. Clique em Gravar.


Localizar Centro de Custo


  1. Localize o plano do centro de custo.
  2. Escolha a opção Centros de Custos .
  3. Clique em Localizar  .
  4. Descreva no campo de pesquisa uma informação referente ao centro de custo.
  5. Selecione o centro de custo.


Editar Centro de Custo


  1. Localize o centro de custo.
  2. Abre o Cadastro .
  3. Realize as alterações necessárias.
  4. Clique em Gravar.
  5. Caso queira registrar a data de alteração, clique em Sim. Do contrário, clique em Não.

    Informação

    A data de alteração do Centro de Custos é importante para quem gera SPED, já que são gerados neste arquivo os centros de custo com data de alteração igual ou inferior à data de geração do SPED.


Excluir Centro de Custo


Informação

Caso o centro de custo esteja vinculado a um movimento,  este não poderá ser excluído.
  1. Localize o centro de custo.
  2. Clique em Exclui o Cadastro .

  3. Confirme a exclusão.


Visualizar Relatório de Centro de Custo


Visualize o relatório de todos os centros de custo que foram cadastrados nesta rotina.

  1. Localize o plano do centro de custo.
  2. Escolha a opção Centros de Custos .
  3. Clique em Visualiza Impressão .

  4. Selecione o tipo de relatório:

    • Simples: exibe classificação interna, nome e código de chamada dos Centros de Custo no relatório.

    • Completo: exibe classificação interna, nome, código de chamada, CGC, Inscrição Municipal, Inscrição Estadual, CEI, tipo (Sintético ou Analítico), endereço e código de chamada externa dos Centros de Custo no relatório.

  5. Clique em Ok.


Imprimir Relatório de Centro de Custo


Imprime o relatório de todos os centros de custo que foram cadastrados nesta rotina.

  1. Localize o plano do centro de custo.
  2. Escolha a opção Centros de Custos .
  3. Clique em Imprime .

  4. Confirme a impressão.