O Centro de Custo é uma maneira eficiente de agrupar despesas e receitas, para uma melhor análise das informações contábeis.
Ele torna possível a emissão do balancete e de relatórios onde serão demonstradas todas as contas movimentadas por Centro de Custo, permitindo um maior controle sobre os custos da empresa.
Informações
Esse cadastro é utilizado somente pelo sistema Contábil e só estará disponível no PHD caso tenha o Contábil instalado.
Antes de realizar o cadastro de centro de custo, é necessário cadastrar o plano de centro de custo.
Novo Centro de Custo
- Localize o plano do centro de custo.
- Escolha a opção Centros de Custos .
- Clique em Novo Cadastro .
Informe a classificação interna para o centro de custo de acordo com o formato indicado no cadastro do Plano de Centro de Custos referente.
Aviso
Uma vez definida e utilizada, a Classificação Interna não poderá ser alterada.
(Opcional) Informe o código de chamada externa.
Configure os demais campos.
Clique em Gravar.
Localizar Centro de Custo
- Localize o plano do centro de custo.
- Escolha a opção Centros de Custos .
- Clique em Localizar
- Descreva no campo de pesquisa uma informação referente ao centro de custo.
- Selecione o centro de custo.
Editar Centro de Custo
- Localize o centro de custo.
- Abre o Cadastro .
- Realize as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Caso queira registrar a data de alteração, clique em Sim. Do contrário, clique em Não.
Informação
A data de alteração do Centro de Custos é importante para quem gera SPED, já que são gerados neste arquivo os centros de custo com data de alteração igual ou inferior à data de geração do SPED.
Excluir Centro de Custo
Informação
- Localize o centro de custo.
Clique em Exclui o Cadastro .
- Confirme a exclusão.
Visualizar Relatório de Centro de Custo
Visualize o relatório de todos os centros de custo que foram cadastrados nesta rotina.
- Localize o plano do centro de custo.
- Escolha a opção Centros de Custos .
Clique em Visualiza Impressão .
Selecione o tipo de relatório:
- Simples: exibe classificação interna, nome e código de chamada dos Centros de Custo no relatório.
- Completo: exibe classificação interna, nome, código de chamada, CGC, Inscrição Municipal, Inscrição Estadual, CEI, tipo (Sintético ou Analítico), endereço e código de chamada externa dos Centros de Custo no relatório.
- Simples: exibe classificação interna, nome e código de chamada dos Centros de Custo no relatório.
- Clique em Ok.
Imprimir Relatório de Centro de Custo
Imprime o relatório de todos os centros de custo que foram cadastrados nesta rotina.
- Localize o plano do centro de custo.
- Escolha a opção Centros de Custos .
Clique em Imprime .
Confirme a impressão.