SPED ECD - Troca de plano de contas - A Conta/Centro de Custo existe no primeiro mês da escrituração atual (no registro I155 ou I157) com saldo inicial que é diferente do saldo recuperado da escrituração anterior no registro C155


Autor do artigo: Brendasilva.sup.pack

Mensagem de erro


Ao validar a escrituração no PVA aparece a mensagem de erro A Conta/Centro de Custo existe no primeiro mês da escrituração atual (no registro I155 ou I157) com saldo inicial que é diferente do saldo recuperado da escrituração anterior no registro C155.

Esse erro ocorre quando a empresa teve troca de contador e não houve a vinculação do registro I157 ou quando a ECD anterior foi enviada com o saldo diferente da ECD atual.

Também pode ocorrer o erro quando a empresa trabalhou com mais de um contador no período e o primeiro contador enviou o arquivo ECD  com centro de custo e o segundo não possui centro de custo nas contas vinculadas no Registro I157.





Corrigindo o Erro


  1. Para correção do erro será necessário verificar se a empresa teve troca de contador (Plano de contas) no período da escrituração e efetuar a vinculação do registro I157. Em caso de dúvidas de como vincular o registro I157 Clique aqui.
  2. Caso já tenha sido realizado o vinculo do registro I157 e o erro persista, será necessário identificar se a conta foi enviada com o saldo anterior diferente do saldo atual, após confirmar o saldo divergente efetue uma análise para identificar se o saldo incorreto veio da ECD anterior ou da ECD atual, sendo da anterior a resolução seria a retificação da escrituração enviada, sendo na ECD atual será necessário ajustar os saldos para ficarem compatíveis com os saldos enviados na ECD anterior.



Corrigindo o erro para ECD anterior enviada com Centro de Custo


Caso o contador anterior tenha enviado a escrituração com Centro de custo informado nas contas do plano de contas da empresa, será necessário fazer o mesmo para configuração das contas no Registro I157, Para isso;

  1. Cadastre os Centro de custo em WPHD> Cadastro> Centro de Custo.
  2. Após acesse o Contábil>Declarações digitais>Configuração Registro I157.
  3. Insira o código da empresa> Período>Incluir conta Zerada (em casos de contas zeradas com centro de custos).
  4. Insira a conta que irá ser vinculada e o centro de custo vinculado a ela >Após clique em gravar.
  5. Faça o processo com todas as contas que possuírem centro de custo na ECD anterior.
  6. Em casos de contas com saldos e Centro de Custos, será necessário realizar a implantação de saldos utilizando o Centro de Custos.
  7. Quando todas contas estiverem vinculadas, faça a geração do arquivo Sped novamente para importação no PVA da Receita.


Lembre-se de que os saldos com centro de custos serão apresentados separadamente dos saldos sem centro de custos.

Não se preocupe, essa separação não indica duplicidade, ao contrário, é uma organização necessária para garantir uma representação precisa das informações contábeis.



Quando aparece a mensagem de erro? Como corrigir o erro? Corrigir o erro para a ECD anterior enviada com Centro de Custo?