Objetivo da recuperação da ECD anterior
Segundo Manual de orientações da ECD, "O objetivo da recuperação da ECD do período imediatamente anterior é realizar a consistência aritmética de contas contábeis. Especificamente, é verificar se o saldo final das contas/centro de custos do período imediatamente anterior é igual ao saldo inicial das contas/centros de custos do período atual, caso não tenha ocorrido mudança de plano de contas (nesta situação, deve ser utilizado o registro I157)."
Para saber como utilizar o registro I157 clique aqui
Erro e advertência causados pela falta de recuperação
- A falta de recuperação da ECD pode ocasionar advertência durante a validação do arquivo
- E também erro no momento da transmissão.
Para a correção das duas situações se faz necessário a recuperação da ECD anterior.
Como recuperar a ECD anterior
Importar ECD período atual;
Escrituração > Recuperar ECD anterior
Validar.
Como recuperar a ECD anterior
Ao clicar na opção Recuperar ECD anterior, será demonstrada a tela de recuperação do arquivo.
Caso a ECD anterior tenha sido importada no programa da receita que estiver utilizando, o arquivo já será buscado através do banco de dados da Receita. ( Opção 1)
Se o arquivo não for localizado será necessário clicar na Opção 'Localizar' e buscar o arquivo no formato TXT que foi transmitido para a Receita. ( Opção 2)
Para a recuperação da ECD anterior o arquivo deverá estar Assinado
Não sei onde está a ECD anterior, o que fazer?
Se ao tentar recuperar a ECD anterior o arquivo não for localizado no banco de dados da Receita e não foi possível localizá-lo na máquina:
Poderá utilizar a ferramenta disponibilizada pela Receita Federal chamada Receita NetBX, nesta, é possível recuperar os arquivos que foram transmitidos pelo programa do SPED Contábil.
A Alterdata não auxilia na recuperação dos arquivos SPED pela Receita NetBX. Qualquer dúvida em relação ao aplicativo terá de ser vista com o suporte da RFB.