SPED ECD - Configuração e Conferência da DMPL junto ao Balancete para o SPED

Configuração da DMPL para o SPED


Para levar a DMPL no SPED ECD será necessário fazer o vínculo das contas dentro do módulo, para isso acesse: 

  1. Sistema Contábil - aba Declarações Digitais - ícone SPED ECD e FCONT - opção Geração SPED ECD e FCONT;
  2. Na tela de Seleção de Empresas informe o Período e a Empresa e avance;

  3. Na tela de configurações do módulo clique em Enviar outras Demonstrações (registro J210);
  4. Selecione a opção DMPL e clique em Avançar;

  5. Na tela DMPL - Vincular Contas clique em Configurar.



Após clicar em Configurar, acesse Vincular Contas e depois clique em Adicionar. Após adicionar a conta, verifique a coluna Opção para determinar o tipo de informação que será levada para a DMPL do SPED.

  •  Saldo: Leva o saldo total da conta.
  •  Movimento: Leva o valor do movimento da conta no período
  •  Débito: Leva o saldo dos lançamentos a débito na conta.
  •  Crédito: Leva o saldo dos lançamentos a crédito na conta.

Após realizar a vinculação, clique em "Salvar".

Atenção

Na linha Configurações de saldos (contas sintéticas – registro J210) deverá configurar apenas contas sintéticas com saldo anterior, caso contrário dará erro na validação do arquivo.

 



Conferência da DMPL junto ao Balancete


Ao concluir a configuração da DMPL e gerar o SPED ECD no sistema Contábil, poderemos comparar as contas vinculadas com o Balancete para apurar se os valores levados no PVA do SPED estão corretos. Para realizar essa conferência, siga o passo a passo:

1° Passo: Gerando a DMPL no validador da Receita Federal 

  1. Conclua a geração do SPED ECD no sistema Contábil  (Em caso de dúvidas na geração, clique aqui);
  2. Valide o arquivo no PVA da Receita Federal;
  3. Clique em Escrituração > Visualizações > Demonstrações ContábeisDemonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;
  4. Selecione o Período e clique em Visualizar. Feito isso, será apresentado o relatório conforme imagem ao lado. 




2° Passo: Gerando o Balancete no sistema Contábil

  1. Acesse o sistema Contábil > Aba Livros e Relatórios;
  2. Clique na opção BalanceteBalancete;
  3. No campo Tipo do Balancete selecione Analítico e preencha o número da empresa e o período anual (igual ao período de geração do SPED ECD);
  4. Clique em Concluir e o relatório será gerado conforme imagem ao lado. 



Conforme as imagens acima, temos:


  • Número 1: É o saldo inicial da(s) conta(s) para o período de geração do SPED, logo, deverá ser igual ao saldo final do exercício anterior para essa(s) mesma(s) conta(s) vinculada(s).
    Como exemplo, para esse campo, a vinculação ocorreu conforme as contas sintéticas com saldo anterior apresentadas no Balancete gerado no sistema Contábil.
  • Número 2: São os lançamentos na(s) conta(s) no período de geração do SPED, respeitando as opções de configuração para cada conta: Débito, Crédito, Movimento ou Saldo.
    Como exemplo, para esse campo, a vinculação ocorreu conforme contas apresentadas no Balancete gerado no sistema Contábil.
  • Número 3: É o saldo final  da(s) conta(s) vinculada(s) no Número 1. Ou seja, Saldo Inicial das contas do período (ou saldo final das contas no exercício anterior) +  o Movimento do período = Saldo Final.


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