SPED ECD - Como gerar o SPED ECD

Autor do artigo: Brendasilva.sup.pack



Configurações para geração do SPED ECD


Antes de realizar a geração configure e confira as informações abaixo:

  1. Configurações da empresa:
    1. Acesse o cadastro da empresa no Contábil em Cadastro / Empresas.
    2. Selecione a empresa que deseja gerar.
    3. Clique em Editar .
    4. Na aba Dados marque a opção Gera SPED (ECD - Escrituração Contábil Digital).
    5. Clique em Gravar



Configure o plano de contas:


  1. Acesse o sistema PHD (Alterdata Pack).
  2. Na aba Cadastro clique em Plano de Contas.
  3. Selecione o plano de contas da empresa que irá gerar o SPED.
  4. Clique em Arquivo - Editar  ou dê um duplo clique.
  5. Clique na aba Definição.
  6. Confira se todos os campos  estão preenchidos corretamente principalmente os campos dos grupos:
    1. Níveis do Plano de Conta 
    2. Contas de encerramento



Encerramento do exercício


  1. Encerre o exercício que será enviado para o SPED ECD, caso não esteja encerrado:
    1. Acesse o encerramento de exercício no  Contábil em Lançamentos / Encerramento de Exercício / Encerramento de Exercício.
    2. Na tela apresentada clique em Avançar.
    3. Selecione a empresa e confira as contas de resultado.
    4. Clique em Avançar.
    5. Informe a data de encerramento e o histórico dos lançamentos de encerramento de exercício.
    6. Clique em Concluir para confirmar o encerramento.

Após configurar e/ou conferir os itens acima é possível gerar o SPED ECD .




Geração do arquivo SPED ECD


Para geração do arquivo SPED ECD ,siga o passo a passo abaixo :

  1. Acesse o SPED ECD no sistema Contábil em Declarações Digitais Geração ECD e FCont.
  2. Informe no campo Período o ano completo para geração do arquivo, por exemplo, 01/01/2018 a 31/01/2018,exceto em situações especiais com período quebrado.
  3. Selecione a empresa

    Matriz e Filial - Informações consolidadas

    Caso a empresa possua filiais:

    1. Maque a opção Gerar arquivo Consolidado

    2. Informe o código da empresa matriz no campo Empresa Matriz

    2. Selecione todas as filiais na área de Selecionar Filiais.

  4. Clique em Avançar.



SPED Configurações


  1. Marque SPED Contábil (ECD) no campo Gerar arquivo no layout.
  2. Preencha os demais campo da tela de acordo com as informação da empresa que irá gerar o arquivo.
  3. No campo Local para geração do(s) arquivo(s) informe o diretório/pasta onde o arquivo será gerado.
  4. Clique em Avançar.
  5. Marque ou desmarque as opção para configurar o que deve ser gerado no arquivo:

    Demonstrativo / RelatórioDescrição
    Enviar as contas para o Registro I051Marque para gerar o registro I051 com as contas referenciais
    Enviar subcontas correlatadas (Registro I053)Marque para gerar o registro I053 com as subcontas correlatas configuradas no PHD - Plano de contas
    Enviar DREMarque para gerar a DRE. Marcando a opção será necessário vincular as contas para a montagem da DRE, explicado mais a frente.
    Enviar outras demonstrações (registro J210)Marque para gerar o registro J210 com a DMPL ou DLPA. Marcando a opção será necessário vincular as contas para a montagem da demonstração, explicado mais a frente.
    Enviar Centros de CustoDesmarque para não enviar as informações de Centro do Custo para o SPED.
    Enviar arquivo RTF (Registro J800)

    Marque para gerar o registro J800 com outros tipos de relatórios em RTF junto ao SPED ECD.

    1. Clique no botão Inserir arquivos para registro J800

    2. Selecione a empresa

    3. Selecione o tipo do arquivo que será enviado, campo acima da pesquisa.

    4. Clique em Adicionar Arquivo

    5. Selecione o arquivo a ser adicionado. Só podem ser selecionados arquivos com a extensão .rtf

    6. Repita os passos 3 a 5 para todos os arquivos que deseja adicionar.

    7. Clique em Fechar.

  6. Clique em Avançar.








DRE no SPED ECD


Caso tenha marcado para Enviar DRE ou Enviar outras demonstrações (registro J210) nos passos anteriores será apresentada a tela DRE - Vincular contas:

Caso já tenha configurado anteriormente essas informações não é necessário configurar novamente.

  1. (Opcional) Marque a opção Configurar por empresa se desejar configurar as contas de forma diferente para cada empresa, caso contrário as opções serão válidas para todas as empresas com o mesmo plano de contas.
  2. Para vincular as contas a cada linha do DRE:
    1. Clique em Vincular.
    2. Selecione a conta sintética mais próxima da analítica a ser associado a linha.
    3. Clique em Ok.
  3. Repita o passo anterior para cada linha do DRE.
  4. Clique em Avançar.


Pré Validação do SPED


  1. Na tela de pré-validação serão apresentados erros que impeçam a validação do arquivo os mesmos serão demonstrados.
    • Caso apresente a mensagem Não foram encontradas ocorrências na pré-validação, o arquivo pode ser gerado, clique em Concluir.
    • Caso apresente alguma outra mensagem, verifique o erro e o que deve ser corrigido e refaça a geração após corrigir.
  2. Aguarde concluir a geração e o arquivo será gerado na pasta selecionada durante a geração.


IMPORTANTE: As Demonstrações do registro J210 DRE e DLPA, devem ser configuradas com a conta sintética mais próxima da analítica.


   3. Após a geração do arquivo já poderá efetuar o procedimento de importação no Validador da Receita Federal.