Não remova esse quadro

Autor do artigo: Juliana.uca

Por que é necessário gerar base de dados?


No Ishop temos o módulo "Geração de base de Dados para nova empresa" que fica na aba Empresa, onde é possível utilizarmos para as seguintes situações:

  1. Criar uma base de dados para uma nova empresa da rede;
  2. Gerar base de dados para uma empresa da rede, que em decorrência de algum contratempo, possa ter perdido sua base;
  3. Reestruturar as tabelas do Ishop, habilitando o sistema para trabalhar com Concentrador.

O Ishop é um sistema que possui uma estrutura diferente do Wshop, por isso, quando ocorre uma das situações acima não é realizado um backup do Ishop e restaurado no Wshop, pois são sistemas com tabelas diferentes.

Antes de gerar a base: Checklist de Validação


Nem todo erro de loja ou integração exige a geração de uma nova base. Antes de prosseguir, verifique:

  1. A loja perdeu a base de fato? Se sim, prossiga.

  2.  Existe backup? Sempre priorize a restauração de um backup antes de gerar uma base do zero.

  3. É algum problema de integração? Não gere base novamente. Reveja as configurações de integração e comunicação entre as lojas. 

  4. A loja vai usar concentrador? A geração de base é obrigatória. 


Como gerar base de dados nas situações 1 e 2?

  • Primeiro você deve inserir a empresa de origem, ou seja, a empresa que contém a base de dados a ser gerada para a loja; que neste caso é o Ishop;
  • Em seguida, clique no botão próximo e aponte a empresa de destino, a empresa que receberá a base de dados gerada;
  • Ainda na mesma tela, você pode escolher: Quais clientes, Funcionários e Fornecedores irão para a nova base, e se serão adicionados títulos e documentos;
  • Ao avançar você ainda pode escolher os preços a serem levados, e se deseja que o cliente padrão e administradoras de cartão de crédito sejam criadas também;
  • E por último você deve escolher o local em que ficará salva a base gerada.

Erro Recorrente: Uso da Empresa 900

Evite utilizar a Empresa 900 como modelo de origem sem necessidade técnica comprovada. O uso indevido de empresas modelo pode replicar configurações genéricas ou incorretas para a base da loja, gerando inconsistências futuras.


Como gerar base de dados para concentrador?

  • Na tela onde você aponta a empresa de origem existe o botão "Atualizar apenas a base Ishop (Específico para Concentrador)".
    Esse botão, faz com que o sistema desmarque a opção de funcionamento do Wsched nas suas tabelas, tornando-se hábil para trabalhar integrando via concentrador.
  • Os demais passos são os mesmos, exceto no momento de iniciar a geração, que não apresenta o campo para incluir o diretório, 
    pois de fato não será gerada uma base de dados, apenas será feita uma reestruturação das tabelas.


Dica de suporte: Gero base ou recvejo a configuração?

  • Loja nova ou perda real de dados -> Gerar Base
  • Problema de integração entre lojas-> Rever configurações (Não gerar base).
  • Migração para Loja Individual: Se a loja já é WShop integrado e vai passar a ser individual (sem concentrador), não há necessidade de gerar base. Basta realizar o ajuste nas configurações de integração

 



  • Sem rótulos