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A151-Quais os procedimentos a serem verificados quando ocorrer anormalidades no Sped Fiscal atendimento a Canais

Sumário

Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)

Contexto: AEste documento apresenta os questionamentos e investigações necessárias a serem realizadas no atendimento a canais com anormalidades no Sped Fiscal.

Informações Adicionais: Não se aplica.

Resolução

Investigação

  • Trata-se da geração do arquivo no Prosoft ou da validação no PVA?
  • Qual a versão da rotina do SPED Fiscal?               
  • Quais blocos são selecionados na geração do arquivo?
  • Ocorre com outras empresas? 
  • Ocorre em outros meses?         
  • Ocorre em outras máquinas, inclusive servidor?
  • É Referente à qual Registro?
  • O registro foi gerado no arquivo?
  • O cliente já gerou o registro em outros meses?              
  • Foram identificadas as notas que estão causando o problema?             
  • Qual a espécie informada nessas notas? 
  • Os valores estão Incorretos
  • Qual o valor apresentado gerado?   
  • Qual o valor correto?    
  • Onde é possível verificar o valor correto?
  • Em qual registro e campo gerou falha de estrutura?
  • Qual o conteúdo do Campo?
  • Qual o valor esperado?

Procedimentos a serem executados no ambiente do analista

1- Pesquisar RDM
2- Pesquisar Base de Conhecimento
3- Parametrizar o Cadastro de empresas igual aos dados do cliente. CNPJ, UF, Tributação.
4- Escriturar/Importar as notas fiscais conforme os dados do cliente. Verificar o CFOP e a espécie que foram informadas na movimentação do cliente. Importante utilizar os templates completos Prosoft
5- Se for erro/duvida sobre o Bloco H, fazer a importação do inventário ou o cadastro do inventário, conforme os dados do cliente
6- Se for erro/duvida sobre o Bloco G, fazer a inclusão das informações do CIAP conforme os dados do cliente
7- Realizar a geração do arquivo e parametrizar a rotina conforme o cliente
8- Visualizar as informações geradas no arquivo e confrontar com o Guia Prático EFD-ICMS/IPI.
9- Acessar o site da Receita> Portal SPED e realizar a pesquisa do campo Perguntas frequentes e verificar se possui a duvida do cliente
10- Para duvidas/erros referente a Tabelas de códigos (Exemplo: Código de Ajuste), acessar o Portal SPED ou Guia Prático EFD-ICMS/IPI e verificar a tabela correspondente ao código se possui “data fim” e se este está cadastrado corretamente no sistema (Rotina: Tabelas Fiscais para arquivos Magnéticos)
11- Duvidas/alteração legal, deverá coletar todas as informações (Embasamento legal) para analise

  • Sem rótulos