A1726- Ativo Fixo como proceder com valores de Depreciação incorretos?
Sumário
Sistema: Gerenciador de Aplicativos Prosoft (GAP)
Contexto: Este artigo contém as instruções de como corrigir valores de
Depreciação incorretos no Ativo Fixo.
Informações Adicionais: Não se aplica.
Resolução
Sistema não apresenta valores de depreciação corretamente, como proceder?
1- Acesse: Contabilidade > Ativo Fixo > Processamentos > Ficha
Financeira
Importante verificar os valores processados para o bem mencionado.
Todos os campos em destaque abaixo precisam ser verificados.
A linha SALDO INICIAL apresenta valores para iniciar a depreciação para determinado exercício, se esses valores estiverem incorretos, verifique o ano anterior.
Se a ficha financeira apresenta valores indevidos zere todas as linhas antes de refazer a depreciação novamente.
Importante: Volte no ano anterior ao informado, alterando F3, e verifique se o saldo final está correto, pois se no ano anterior estiver errado vai permanecer errado nos demais exercícios (posteriores).
Se estiver correto prossiga com demais passos, porém se estiver errado o valor precisa ser corrigido também na ficha zerando as informações e refazendo conforme passos abaixo.
Volte no exercício que em que está correto e refaça o transporte (mudança de exercício), para somente depois iniciar os passos no próximo exercício.
2- Acesse: Contabilidade > Ativo Fixo >Rotinas Auxiliares > Liberação de lançamentos
Se houver lançamentos já liberados na contabilidade é necessário excluir, pois caso não faça pode ocasionar duplicidade ou até mesmo erro de depreciação.
Importante: Nunca excluir direto na contabilidade. A rotina possui opção para já excluir da rotina e da contabilidade.
3- Acesse: Contabilidade > Ativo Fixo > Processamentos > Movimentações
Verifique se os dados cadastrais estão corretos, e se o valor informado de aquisição está correto.
Importante: Se o bem em questão tiver algum percentual já depreciado (valor residual) é necessário verificar o campo no cadastro se está devidamente preenchido e a ficha financeira.
Existe um guia de Valor residual: https://ajuda.alterdata.com.br/prosoftcontabil/c627-como-realizar-a-depreciacao-com-valor-residual-de-bens-que-ja-possuem-percentual-depreciado-148472217.html
Verifique ainda se o bem está ATIVO, e qual a taxa informada para depreciação, pois o sistema segue a taxa informada para realização dos Cálculos.
Segue abaixo na imagem principais campos a verificar:
Estando tudo de acordo podemos refazer a Depreciação.
Processando a depreciação volte a ficha financeira e verifique se o valor está correto.
Lembre-se: importante e reforçando sempre verificar o exercício Anterior (Saldo final de 2022 por exemplo deve ser o mesmo inicial de 2023).
Se estiver correto refaça o transporte de bens (mudança de exercício), para somente depois gerar a depreciação seguindo as instruções citada nos passos acima.
OBS: O arquivo que armazena os bens é o ATFBENS, em último caso por favor abra no PlayBTR esse arquivo que fica na pasta ATFMXXXX, e verifique se consta o bem e qual valor apresentado, se demonstra de fato um valor incorreto, porém não altere nenhum dado sem acompanhamento de alguém de n2 ou Serviços para evitar perda de dados indevidos.