eContador - Tudo que o seu cliente precisa saber sobre o eContador

Autor do artigo: Anarezende.sup.pack, Filiperosa.sup.pack, Clara.sup.pack e Leyliane.sup.pack




O que é o eContador?


O sistema Alterdata eContador é uma solução em nuvem para quem adquire nossas soluções contábeis (Departamento Pessoal, Contábil, Fiscal ou Financeiro).
Facilita a comunicação dos clientes com seus contadores e ganha velocidade em diversos processos, além de possuir sua Contabilidade Online.

O login e senha de acesso será enviada ao e-mail cadastrado pelo contador.




eContador – Acesso


  • Quando o cliente tiver acesso em mais de uma empresa, por padrão a página trará as informações, levando em consideração o código da empresa ou as empresas que o cliente tiver permissão. 


eContador – Menu


Localizado na barra superior da pagina, no MENU do sistema temos a possibilidade de acessar os recursos do site:

  • Atendimentos
    - Atendimentos.

  • Documentos
    - Documentos Gerais;
    - Avisos / Lembretes;
    - CND.

  • Departamento Pessoal
    - Funcionários;
    - Folha Net;
    - Pré-admissão de funcionários;
    - Agendamento de férias;
    - Pré-demissão.

  • Empresas

  • Collect
    - Estabelecimentos;
    - Extratos.
  • ERPforMe








eContador – Atendimentos


  • aba atendimentos é visualizada apenas pelos clientes que possuem o produto Pack CRM.
  • Por padrão, serão visualizados os atendimentos em aberto.
  • O site trará a imagem do usuário que deu o último parecer no atendimento, se a imagem estiver configurada no cadastro do usuário no eContador.
  • O eContador dispõe de um contabilizador da quantidade de pareceres não lidos em cada atendimento.

Ao clicar sobre um atendimento, será aberto o histórico com todos os pareceres sendo possível digitar um nono parecer no atendimento.

eContador – Documentos


  • Documentos Gerais

No recurso Documentos Gerais é possível visualizar as informações de todos os documentos, além das ações que podem ser realizadas para cada um deles. Para acessar, siga o passo a passo:

  1. Clique na aba Documentos, no menu do eContador;
  2. Clique em Documentos Gerais.

Por este recurso temos como cadastrar um Novo Documento, Filtrar, Visualizar as informações do Documento, Enviar, Baixar, Excluir. Os documentos são classificados conforme abaixo:

  • A pagar: Constam todos os documentos com status 'A vencer' e 'Vencidos/Vence hoje';
  • Recebidos: Constam documentos com status 'Pagos' e 'Sem vencimento' recebidos pelo usuário;
  • Enviados: Constam documentos com status 'Pagos' e 'Sem vencimento' enviados pelo usuário.

Também temos as cores dos ícones, onde:

  • Vermelho: Vencidos ou que vencem na data atual;
  • Amarelo: A vencer;
  • Verde: Pagos;
  • Cinza: Sem vencimento.

Para visualizar as informações do documento sem a necessidade de baixá-lo, clique em Visualizarao lado do documento.

Ao clicar em Mais Ações, ao lado do documento, tem a opção de Compartilhar para realizar o envio do documento, Download para baixar o documento e Excluir para apagar o documento.

Para cadastrar Novo Documento siga o passo a passo: 

  1. Clique em Novo Documento;
  2. Preencha os campos conforme necessidade;

  3. Clique em Salvar.

Somente os usuários do tipo oposto ao que está realizando a criação do atendimento receberão a notificação da inclusão de um novo documento. Por exemplo: um cliente adiciona o documento, somente o Contador receberá a notificação e vice-versa. 


  • Avisos / Lembretes

No recurso Avisos / Lembretes, é possível visualizar as notificações que o Contador encaminhou a você. O recurso apresenta um quadro contendo o Assunto Data de recebimento de todos os avisos que você recebeu.

  1. No menu do eContador, acesse a aba Documentos - Avisos  / Lembretes;

  2. Na coluna Ações, clique em Visualizar para verificar o aviso em detalhe;

  3. Clique em Fechar para retornar ao quadro de avisos.

Os avisos não lidos ficam em Negrito.


  • CND

No menu CND é possível realizar a emissão automatizada das Certidões Negativas de Débitos, responsáveis por provar que a empresa está em dia com as obrigações tributárias, sem a necessidade de entrar no site específico.


Para mais informações de como configurar ou filtrar os dados nessa aba clique aqui.




























eContador – Departamento Pessoal


  • Funcionários

    Na aba de Departamento Pessoal é possível acessar a sub-aba de Funcionários. Nesta aba, será possível selecionar o status dos funcionários Ativos, Demitidos e em Férias/Afastados. Além da opção de verificar os funcionários por empresa e com contrato a vencer (no caso do funcionário estar contratado por prazo Determinado, é importante que no cadastro no Departamento Pessoal esteja preenchida a data do contrato por prazo Determinado para que o eContador respeite o vencimento) e contrato vencido. Caso você queira pesquisar por um funcionário específico, você deve escrever o nome do funcionário e Filtrar.

    Para gerar um relatório dos funcionários nesta aba, clique no botão Relatório.

  • FolhaNet

    Para lançar um novo valor para os funcionários, basta acessar:

  1. Aba Departamento Pessoal - FolhaNet - Novo lançamento;

  2. Você poderá selecionar lançar individualmente selecionando somente Novo Lançamento ou Lançamento em Planilha, para gerar para todos os funcionários ao mesmo tempo.

Na sub-aba FolhaNet, o cliente também poderá consultar os eventos (rubricas) que os funcionários receberam na referência selecionada. O filtro da FolhaNet pode ser feito por Empresa, Departamento ou Evento. Após filtrar, será apresentado na tela os funcionários e as rubricas com os valores que cada funcionário recebeu. Para gerar um relatório dos valores e eventos nesta aba, clique em Relatório.


  • Pré-admissão de funcionários

Em Pré-admissão de funcionários é possível cadastrar uma nova pré-admissão de novos funcionários, além de acessar os funcionários que foram previamente cadastrados. 

Para cadastrar uma nova pré-admissão, acesse:

  1. Aba Departamento Pessoal - Pré-admissão de funcionários - Novo pré-cadastro;
  2. Preencha as informações do funcionário de cada página até completar no final e clique em Concluir.

    Neste módulo também é possível gerar um relatório, clicando em Relatório.

  • Agendamento de férias

    Em Agendamento de Férias, é possível cadastrar um novo agendamento de férias ou  de novos funcionários, além de acessar os funcionários que estão com as férias. Para gerar um novo agendamento de férias, siga o passo a passo abaixo:

     

  1. Aba Departamento Pessoal - sub-aba Agendamento de Férias;
  2. Na sub-aba Agendamento de Férias, acesse Agendamentos - Novo Agendamento;
  3. Selecione a empresa, o funcionário e o período em Férias;
  4. Clique em Adicionar Agendamento - após clique em Salvar para concluir.


Nesta aba de Agendamentos, também é possível filtrar por Empresa, Situação, Status ou pesquisar pelo nome do funcionário para consultar os funcionários que já possuem agendamento de férias.

  • Pré-demissão

    Na sub-aba de Pré-demissão, é possível verificar os funcionários que foram comunicados e/ou estão em Aviso Prévio. Para criar uma nova solicitação de pré-demissão, clique em:
     
  1. Acesse a aba Departamento Pessoal - Pré-demissão - Nova Solicitação;
  2. Selecione a empresa, o funcionário e o período em Férias;
  3. Clique em Adicionar Solicitação - após clique em Salvar para concluir.

eContador – Empresas


No menu Empresas é possível consultar as empresas que foram integradas através do PHD para trabalhar com o eContador e suas respectivas informações.

  • Consultar Empresa

  1. Clique na aba Empresas, no menu eContador;

  2. Selecione o status da empresa;

  3. Informe o CPF/CNPJ.;

  4. Descreva no campo de pesquisa, uma informação referente à empresa;

  5. Clique em Filtrar.




eContador - Collect


O Collect possibilita que tenha acesso aos totais de vendas, recebimentos e antecipações por estabelecimento ou por operadora de modo que as informações das transações via cartão sejam importadas para um servidor web. O sistema possibilita também realizar consultas diárias e retroativas para verificar se existe divergência de informações. 

  • Estabelecimentos

Nesta aba é possível cadastrar e ajustar os estabelecimentos das operadoras de cartão cujos movimentos deseja controlar.

Para mais informações de como configurar ou filtrar os dados nessa aba clique aqui.
  • Extratos

Com este recurso você pode consultar as movimentações de baixas de vendas realizadas nos Estabelecimentos, bem como exportar e gerar o relatório de extratos.

Para mais informações de como configurar ou filtrar os dados nessa aba clique aqui.


eContador – Ajuda


A central de ajuda levará o usuário para a base do conhecimento que é alimentada com dicas e artigos para auxiliar na utilização do sistema. Para acessar siga o passo a passo:

  1. Clique em Configurações, no menu do eContador;
  2. Clique em Ajuda.