Autor do artigo: Barbarafs.sup.pack
Neste artigo, mostraremos como vincular o certificado digital A1 ao NF-Stock para realizar a importação de notas de saída na SEFAZ Sergipe (SE).
Sergipe (SE)
Para que o sistema busque as notas na SEFAZ Sergipe (SE), é necessário que o certificado esteja vinculado à empresa e o controle SEFAZ esteja preenchido. Tanto o controle quanto o certificado precisam ser de Sergipe (SE). Para isso, siga os passos abaixo:
- Acesse o site NF-Stock informando usuário e senha.
- Vá na aba Empresas > Minhas empresas;
- Na empresa que deseja informar o certificado, clique no ícone Mais ações > Informe certificado digital;
- Informe o Estado, selecione o certificado e informe a senha do certificado digital;
- Clique em Gravar;
- Na aba Empresas novamente, em Mais ações > Editar;
- Vá na aba Controle SEFAZ e clique em Adicionar Controle SEFAZ;
- Selecione a UF e informe a Inscrição Estadual;
- Clique em Salvar;
- Após, clique em Salvar novamente para concluir a edição do cadastro da empresa.
A importação das notas será feita de forma automática do site da Receita Federal. Serão baixadas as notas a partir do período da data de vinculação do certificado, desde que as mesmas estejam disponíveis para manifesto.
Desde 01/01/2024, a Secretaria da Fazenda de Sergipe disponibiliza os arquivos XMLs em até 30 dias para contribuintes Normais e 15 dias para contribuintes do Simples Nacional após a requisição. Ao solicitar documentos diretamente na SEFAZ SE, o prazo para liberação é de 30 dias, mesmo que a solicitação seja feita manualmente no site. Isso não é uma limitação do NF-Stock, mas sim uma regra da Secretaria da Fazenda.
Somente podem ser adicionados Certificados Digitais do tipo A1 (CNPJ ou CPF Novo). Certificados do tipo A3 não são permitidos por haver necessidade do dispositivo físico.