O aplicativo NF-Stock Monitor será utilizado para importar os arquivos XML que estão localizados em um diretório local.
1º Passo: Como instalar o NF-Monitor
Acesse o site https://nfstock.alterdata.com.br/ informando seu usuário e senha;
No Menu selecione a opção Downloads e clique em NF Stock Monitor.
Execute o instalador que será baixado em sua máquina.
- Após a instalação, um atalho será criado na área de trabalho;
Ao executar o aplicativo, ele aparecerá minimizado como um ícone na barra de tarefas.
É necessário ter a cadeia de certificados instalada em sua máquina para o uso correto do NF-Monitor com o certificado A3.
- Se você possui uma mídia com um Cartão Gemalto, Thales ou Token: O instalador será o Safenet.
Se você possui um cartão G&D ou Token GD Burti: O instalador será o Safesign.
2º Passo: Como configurar o NF-Monitor
Aba Principal: O aplicativo deve estar Ativo para realizar periodicamente a leitura dos arquivos XML no diretório informado.
Aba Opções: Nessa aba, ficarão armazenados os XMLs baixados pelo NF-Stock Monitor. Esta configuração é padrão do sistema e não recomendamos que seja alterada. Para conferir a configuração de cada campo, clique aqui.
- Aba Erros: Todas as notas que apresentarem alguma pendência terão o detalhamento do erro exibido nesta tela.
- Aba Certificado: Selecione o certificado A3, o CNPJ e o Estado da empresa de onde você deseja importar as notas de entrada. Caso a empresa tenha filiais, marque a opção Verificar filiais. Após isso, clique em Verificar notas na SEFAZ para buscar as notas. Esta configuração é individual para cada empresa e seu certificado.
- Aba Proxy : se a sua empresa trabalha com Proxy, configure os campos nesta aba.
Aba Procuração : O uso da procuração digital via certificado A3 para buscar notas fiscais é habilitado nesta aba apenas para o estado do Rio Grande do Sul.
- SEFAZ: Nessa aba, poderão ser baixadas as notas via controle SEFAZ para Santa Catarina, utilizando o certificado A3. O contador deve vincular o certificado, informar qual CNPJ deseja consultar e clicar no botão , para saber como buscar via A1 para este estado, clique aqui.
Conforme as normas da SEFAZ, serão importadas apenas as NF-e de entrada emitidas até 90 dias antes da verificação. Para isso, a busca automática deve ser realizada regularmente.
Caso seja a primeira busca ou se a busca regular não estiver constante, o sistema realizará a busca automaticamente a partir da data do vínculo do certificado e da consulta.