Saiba como proceder quando existir uma NF-e em contingência (Recebimento em contingência).

NFe em Contingência é a forma pela qual se permite a emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica quando o software emissor de NFe não consegue se conectar com o WebService da SEFAZ do estado.

Geralmente é um fator temporário e ao restabelecer a conexão a NFe é enviada automaticamente para Sefaz.


Em primeiro lugar vamos verificar se o NFeasy está ativo e testar comunicação com a SEFAZ:

  1. Para isso basta ir na bandeja do Windows que fica no canto inferior direito da sua máquina e procure pelo ícone do NFeasy. 
    Caso o NFeasy não esteja na bandeja do windows será necessário localiza-lo e abrir. Como padrão é incluído um atalho na área de trabalho, poderá também utilizar a pesquisa do Windows.
  2. Estando ativo, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção 'Abrir tela principal'

  3. Clique na aba Teste de Comunicação.
  4. Clique no botão NF-e SEFAZ.
  5. Selecione a opção desejada:

    Opção

    Descrição

    SEFAZSelecione esta opção para consultar a comunicação da empresa com a SEFAZ de modo silencioso.
    Via NavegadorSelecione esta opção para consultar a comunicação da empresa com a SEFAZ via Navegador.
  6. Selecione a empresa desejada.

  7. Clique no botão Confirmar.

     <<Informação>> Início do teste de conexão com a SEFAZ.
     <<Informação>> Conexão com a SEFAZ, versão 4.00 da NF-e, ok
  8. Para forçar a atualização, acesse a aba Estoque / Movimento de Estoque e clique em Atualizar status NFe.

Se mesmo após atualizar o Status da NF-e e a mesma ainda permanecer com o status 'Recebimento pendente', pode-se buscar um retorno do xml junto a SEFAZ, para isso:

  1. Abra o NFeasy, na aba Principal, clique em "Visualizar Logs / Envio de E-mail".
  2. Escolha a empresa que gerou o xml de Nf-e e clique em "Confirmar".
  3. No campo 'Filtro por tipo de xml',  escolha a opção 'Envio de NFe'
  4. Em "Data Inicial" e "Data Final", informe o período em que a nota foi gerada, caso não saiba, informe o número da nota ou chave de acesso. 
  5. Clique em "Filtrar". 
  6. Localize e marque a nota que está sem retorno na coluna Selecionar do grid, depois clique no botão Gerar arquivos de retorno

    O NFeasy verificará se a nota está autorizada na SEFAZ, caso esteja, serão gerados os arquivos de retorno na pasta que será informada pelo NFeasy.

    Caso não esteja autorizada, o NFeasy informará que não existem retornos a serem gerados, sendo assim, o xml não foi enviado para a SEFAZ e se encaixa nos problemas relatados acima. Para estes casos, o suporte da Alterdata deve ser acionado para identificação do problema e ajuste da nota.
  7. Vá no Movimento de Estoque do Shop/Ishop, no menu de geração da NF-e, clique em Importar NFeasy. O retorno que foi gerado pelo NFeasy atualizará o status na nota.

Autor do artigo: Juliana.sup.shop