Saiba como proceder quando existir uma NF-e em contingência (Recebimento em contingência).
NFe em Contingência é a forma pela qual se permite a emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica quando o software emissor de NFe não consegue se conectar com o WebService da SEFAZ do estado. Geralmente é um fator temporário e ao restabelecer a conexão a NFe é enviada automaticamente para Sefaz. |
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Em primeiro lugar vamos verificar se o NFeasy está ativo e testar comunicação com a SEFAZ:
- Para isso basta ir na bandeja do Windows que fica no canto inferior direito da sua máquina e procure pelo ícone do NFeasy.
Caso o NFeasy não esteja na bandeja do windows será necessário localiza-lo e abrir. Como padrão é incluído um atalho na área de trabalho, poderá também utilizar a pesquisa do Windows. Estando ativo, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção 'Abrir tela principal'
- Clique na aba Teste de Comunicação.
- Clique no botão NF-e SEFAZ.
Selecione a opção desejada:
Opção
Descrição
SEFAZ Selecione esta opção para consultar a comunicação da empresa com a SEFAZ de modo silencioso. Via Navegador Selecione esta opção para consultar a comunicação da empresa com a SEFAZ via Navegador. Selecione a empresa desejada.
Clique no botão Confirmar.
<<Informação>> Início do teste de conexão com a SEFAZ. <<Informação>> Conexão com a SEFAZ, versão 4.00 da NF-e, ok Para forçar a atualização, acesse a aba Estoque / Movimento de Estoque e clique em Atualizar status NFe.
Se mesmo após atualizar o Status da NF-e e a mesma ainda permanecer com o status 'Recebimento pendente', pode-se buscar um retorno do xml junto a SEFAZ, para isso:
- Abra o NFeasy, na aba Principal, clique em "Visualizar Logs / Envio de E-mail".
- Escolha a empresa que gerou o xml de Nf-e e clique em "Confirmar".
- No campo 'Filtro por tipo de xml', escolha a opção 'Envio de NFe'
- Em "Data Inicial" e "Data Final", informe o período em que a nota foi gerada, caso não saiba, informe o número da nota ou chave de acesso.
- Clique em "Filtrar".
Localize e marque a nota que está sem retorno na coluna Selecionar do grid, depois clique no botão Gerar arquivos de retorno
O NFeasy verificará se a nota está autorizada na SEFAZ, caso esteja, serão gerados os arquivos de retorno na pasta que será informada pelo NFeasy.
Caso não esteja autorizada, o NFeasy informará que não existem retornos a serem gerados, sendo assim, o xml não foi enviado para a SEFAZ e se encaixa nos problemas relatados acima. Para estes casos, o suporte da Alterdata deve ser acionado para identificação do problema e ajuste da nota. Vá no Movimento de Estoque do Shop/Ishop, no menu de geração da NF-e, clique em Importar NFeasy. O retorno que foi gerado pelo NFeasy atualizará o status na nota.
Autor do artigo: Juliana.sup.shop