Utilize o recurso de emissão de NFC-e do NF-easy Emissor.
Configurações:
- Para configurar o NF-easy Emissor para emitir NFC-e, é necessário acessar a aba →.
- Ao abrir, selecione a empresa que fará a emissão da NFC-e e clique em . Na tela de cadastro, acesse a aba Informações para impressão.
Ao abrir, terá o campo de . Precisamos marcar a opção Empresa emite NFC-e, com isso, serão habilitados os campos: ambiente NFC-e, CSC que é o Código de segurança do Contribuinte e o identificador do CSC.
- Realizado o preenchimento dos dados, clique no botão .
Emissão de NFC-e.
- Feitas as configurações necessárias no cadastro do emitente, será habilitado o botão nas abas e .
Ao acessar, será aberta a janela de Emissor NFC-e, onde os dados da nota serão preenchidos.
Na parte superior da tela, possui as seguintes informações: Natureza da Operação, finalidade de emissão, tipo do documento, destino da operação, etc.
Informe o destinatário da nota. Para isso, clique no botão da ou botão de para ser exibida a tela de cadastro de cliente ou informe apenas o CPF/CNPJ.
O sistema atualmente permite emitir sem cliente!
- O sistema irá sugerir a numeração disponível para a série informada, evitando assim possíveis rejeições por duplicidade.
- Caso tenha clicado no botão de cadastro, será exibida a tela de cadastro de cliente.
- Vincule os produtos da nota, para isso, no campo, Dados do Produto/Serviço clique no botão .
- Na tela de produtos e serviços, podemos localizar um produto ou realizar o cadastro de um novo, clicando no botão .
- Feita a localização dos produtos, os seus dados serão exibidos como: código, descrição, NCM, valor, dentre outras informações. No campo de CFOP, informe o correspondente com a movimentação.
- Em Total produto, informe caso haja o valor total bruto da mercadoria: total de seguros, frete, descontos ou valor de outras despesas acessórias.
Realizado o preenchimento dos dados exigidos na aba Dados, acesse a aba Tributos para que as informações de tributos sejam informadas.
Nesta tela, informe o tipo de tributação que será ICMS ou ISSQN, pois poderão ser vinculados produtos e serviços na nota.
Em seguida, os campos com as informações dos tributos serão exibidos, para ser feito o preenchimento.- Após informar os produtos da nota, clique no botão . Retornando na tela inicial do Emissor NFC-e, informe a forma de pagamento e qual será a modalidade de frete.
Concluído o lançamento da NFC-e, o usuário possuirá as seguintes opções:
- Salvar: Salva a nota para ser concluída em outro momento. Para visualizar a nota salva, acesse a tela principal do NF-easy e clique em Gerenciar Notas.
- Validar: Realiza uma leitura dos dados inseridos e informa ocorrência de erros. Ao clicar sobre “Validar”, é exibida a tela de validação, onde possui todas as ocorrências que precisam ser ajustadas na nota.
- Pré-Visualizar DANFE: Demonstra uma representação gráfica da nota sem valor fiscal, apenas para conferência.
- Importar: Este botão é utilizado para importar um arquivo xml para o NF-easy. Desta forma, as informações são carregadas automaticamente conforme o conteúdo do xml, porém o arquivo não deve estar assinado.
- Enviar: Emite a nota para a SEFAZ.
Realizada a emissão da NFC-e e a nota sendo autorizada ou emitida em contingência, será possível imprimir o DANFE NFC-e na tela de Gerenciamento de Notas.