Saiba como realizar o lançamento da NF-e Completa no NF-easy Emissor.
Acesse o NF-easy, na aba “Principal” e clique em “Nova Nota Completa”.
Será aberta tela de emissão de notas, que possui várias abas podendo ser inseridas informações necessárias para emissão de uma NF-e.
- Na aba "Dados da NF-e / NF-e", constam os dados como modelo, número da nota, horário de emissão, forma de pagamento dentre outros, ou seja, são configurações gerais do documento.
- Na aba seguinte, “Notas e conhecimentos fiscais referenciados” é utilizado em casos que é necessário referenciar um documento, por exemplo, quando emitido uma nota de devolução de venda é necessário referenciar a nota de origem, ou seja, a nota responsável pela venda, para isso, clique no botão “Incluir” e será aberta uma janela onde é possível definir a nota referenciada.
- A aba “Notas fiscais referenciadas de produtor” é possível realizar o cadastro de notas, porém notas específicas de produtor. Caso haja mais de uma nota de produtor a ser referenciada funciona da mesma forma que a aba anterior, podendo ser incluídas outras notas.
- Em “Cupons fiscais vinculados à NF-e” é possível incluir os cupons fiscais que são referentes àquele documento.
- Na aba "Destinatário/Remetente" são informados os dados referente ao destinatário ou ao remetente nos casos, por exemplo, de importação em que a empresa que compra. Nesta informaremos os dados como CPF, razão social/nome, local de retirada e entrega, etc.
A aba seguinte “Produtos / Serviços” é a aba responsável pelas informações como o CFOP a ser utilizado, quantidade, valor do frete, ao acessar esta aba, clique no botão “Incluir” para que sejam cadastrados os produtos ou serviços da nota.
Ao clicar no botão Incluir será apresentado a tela onde é possível incluir itens, nesta aba são inseridas as informações de códigos como o EAN, frete, descontos e informações sobre o pedido de compra caso haja.
- A aba “Tributação” é a responsável por toda parte de apuração de impostos que podem conter no produto ou serviço, ao abrir a aba, há os campos ICMS ou ISSQN, se o documento a ser emitido tratar-se de um produto selecione a opção “ICMS” para que sejam habilitadas somente as abas referentes à apuração de impostos de produto, se trata-se de um serviço, selecione a opção “ISSQN” para serem habilitadas as abas de impostos de serviços. Desta forma, os impostos serão inseridos em suas respectivas abas, basta clicar em cada uma delas e incluir as informações.
- A próxima aba a ser verificada se chama “Totais” nesta aba são apresentados os valores totais sobre o ICMS, ISSQN e Retenção de tributos. Para verificar se os impostos estão sendo inseridos corretamente, clique em cada aba respectiva ao imposto e confira os valores.
A aba "Transporte" é o local onde são inseridos informações referentes a transportadora responsável por locomover a mercadoria.
Na aba “Cobrança” é possível configurar os dados para pagamento, a primeira parte é referente a fatura e a segunda é referente à duplicata para inserir este clique no botão “Incluir” é aberto a janela onde é possível cadastrar as duplicatas, caso seja mais de uma, basta clicar no botão “Gravar” e após clique em “Incluir” novamente para inserir a próxima.
Ainda na aba “Informações Adicionais” há a sub aba “Processos Referenciados” nesta aba é possível incluir se necessário, processos que impacte neste documento. Para isto clique no botão “Incluir” e conforme as abas anteriores, será aberto uma janela onde poderá ser informado o identificador do processo e origem que poderá selecionar: SEFAZ, Justiça federal, Justiça Estadual, Secex/RFB, outros.
Em “Exportação e Compras” é possível inserir informações em casos de documentos em que a mercadoria será exportada ou referentes a compras públicas onde deverá ser informado o número da nota de empenho.
- Na aba “Aut. Download” permite definir alguns CPF’s ou CNPJ’s que possuem permissão para realizar o download dos arquivos XML’s emitidos.
- Realizado o preenchimento da Nota será possível:
- Salvar: Salva a nota para que seja concluída em outro momento.
- Validar: Realiza uma leitura dos dados inseridos e informa ocorrência de erros.
- Enviar: Emite a nota para a SEFAZ.
Para maiores informações sobre emissão de notas, ou dúvidas sobre os processos do NF-easy Emissor acesse o material disponível no link ao lado: NF-easy Emissor - Material