Veja neste artigo como realizar a instalação do certificado digital no seu computador.


O Certificado digital é responsável pela comunicação do sistema em que estamos emitindo as notas com a Sefaz, para utilizarmos nos sistemas é necessário que esteja previamente instalado e em funcionamento. 


Tipos de certificado digital:

A1-É o arquivo digital gerado e armazenado no próprio computador pessoal do usuário, com validade de 1 ano.

A3 e Token-Pode ser utilizado em qualquer computador, com validade de 1 a 3 anos. Alguns serviços que precisam do modelo de Certificado do tipo A3: SPED Contábil (Escrituração Contábil Digital); DOI (Declaração Sobre Operações Imobiliárias); e-CNHsp e e-CRVsp, ambos somente para o Estado de São Paulo; e o Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior).


Para instalar o certificado, siga os passos: 

  1. Você receberá da sua certificadora o arquivo para instalação junto à senha. O arquivo tem como padrão a extensão .pfx. Para abrir o módulo de instalação, clique duas vezes nesse arquivo; 

  2. Será apresentada a primeira tela de instalação, clique em Avançar.
    O nome do arquivo virá preenchido, clique em Avançar;




  3. Informe a senha no campo Senha e clique em Avançar;

  4. Por padrão virá marcado a opção Selecionar automaticamente o repositório de certificados conforme o tipo de certificado, deixe essa marcada e clique em Avançar.

  5. Basta clicar em Concluir e seu certificado estará instalado.



    Para realizar a instalação do certificado digital modelo A3 (smart card ou token), entre em contato com a sua certificadora.