Neste artigo será descrito os tipos de Certificados Digitais compatíveis com o sistema NFeasy Emissor.


Certificado modelo A1:  

Este tipo de certificado é o que fica instalado na máquina, pois ele é um Arquivo digital. 

O arquivo é fornecido pela certificadora através de envio de e-mail com o Arquivo de certificado e a senha.

Basta instalá-lo uma única vez que ficará salvo no computador, não sendo necessário informar a senha do certificado a cada acesso. Para saber como instalar o Certificado modelo A1, verificar este artigo: Instalação Certificado A1

Uma vantagem do certificado A1 é que pode ser instalado em diversas máquinas, bom para usos no PDV ou para NFeasy emissor em mais de uma máquina.

Uma desvantagem do certificado modelo A1 é a sua validade, que é, na maioria das vezes, de apenas um ano.

Certificado modelo A3 Cartão:


Este certificado possui uma estrutura física, que é um cartão, usado através de um leitor de cartão. 

O Cartão e o leitor são fornecidos pela Certificadora, que envia por correios ou entrega pessoal com os dados e o contrato.

Para sua instalação é necessário instalar o Driver fornecido pela certificadora para que o Windows reconheça o certificado. O driver pode ser encontrado também no site da Certificadora contratada.

Uma vantagem do certificado modelo A3 é sua validade, que tem como padrão 3 anos.


Desvantagens do modelo A3: pelo fato de ser uma estrutura física, pode ser facilmente perdido; o leitor do cartão pode queimar devido a quedas de energia, sendo necessário a substituição do mesmo; ter que digitar a senha do certificado a cada acesso. Outra desvantagem é que diferente do A1, só pode ficar em um computador; não recomendado para uso de emissão de NFCe em ponto de venda ou uso em duas máquinas para emissão de notas.

Certificado modelo A3 Token


Este certificado possui uma estrutura física, que é um Pen Drive, conectado em porta USB no computador.

O Token é fornecido pela Certificadora, que envia por correios ou entrega pessoalmente o Token e os dados do contrato.

Para sua instalação, é necessário instalar o Driver fornecido pela certificadora para que o Windows reconheça o certificado. O driver pode ser encontrado também no site da Certificadora contratada.

Uma vantagem do certificado modelo Token é a validade, que tem como padrão 3 anos.
Desvantagens do modelo A3: pelo fato de ser uma estrutura física, pode ser facilmente perdido; digitação da senha a cada acesso ou emissão; só pode ficar em uso uma máquina por vez, diferente do certificado modelo A1.