O recurso Sincronismo, presente nas opções da Conciliação automática do Disponível, consiste no cadastramento dos históricos dos extratos bancários para que o sistema possa conciliar os movimentos de maneira automática.
Novo sincronismo
- Selecione a Empresa e a Conta de movimentação, no filtro principal do Disponível. 
- Clique na aba Conciliação bancária. 
- Clique em Sincronismo ou Conciliação automática/ Sincronismo. 
- Clique em Novo. - Campo - Opção - Descrição - Tipo - Considerar - Marque esta opção para que os sistema compare os lançamentos do extrato bancário com os do sistema de acordo com os parâmetros configurados. Se os históricos forem correspondentes e o valor exatamente igual, os dois lançamentos ficam marcados para que a conferência seja mais fácil. Ao marcar esta opção, devem ser informados o histórico do extrato bancário e o histórico do movimento bancário. Ao rodar o sincronismo, o sistema tenta vincular os lançamentos do Extrato Bancário que possuem o histórico configurado nas posições informadas com lançamentos do movimento bancário que têm o histórico configurado nas posições informadas. 
 Lembrando que, além de vincular através dos históricos configurados, os movimentos têm que possuir o mesmo valor. Ao encontrar os lançamentos correspondentes, o status dos movimentos vinculados passa para conciliado e é gerado um registro no campo Movimentos representando o vínculo.- Desprezar considerando no saldo - Marque esta opção para que, ao rodar o sincronismo, o sistema despreze todos os lançamentos que possuem o histórico configurado nas posições informadas, sendo que o seu valor continua contabilizando o saldo da conta. Ao marcar essa opção, deve ser informado o histórico do extrato bancário. - Desprezar desconsiderando no saldo - Marque esta opção para que no campo Extrato, ao escolher um lançamento que possua o histórico informado, seja habilitado um botão com a opção de Desprezar, de forma que você o selecione manualmente. Desta forma, o lançamento fica com o status desprezado e o seu valor não é contabilizado no saldo. Ao marcar esta opção, deve ser informado o histórico do extrato bancário. - Considerar / Lançar - Marque esta opção para realizar os lançamentos automaticamente de acordo com os parâmetros configurados, criando o título que não existia no sistema, baixando e conciliando automaticamente. Ao rodar o sincronismo, o sistema tenta vincular lançamentos do Extrato Bancário que possuem o histórico configurado nas posições informadas com lançamentos do movimento bancário também configurados. - Lembrando que, além de vincular através dos históricos configurados, os movimentos têm que possuir o mesmo valor ou o sistema faz uma comparação de "nível de proximidade", levando em consideração a data de movimento das duas entidades, priorizando a menor diferença de dias entre as duas datas. Caso a diferença entre elas seja igual, o sistema marcar o movimento com a menor data. - Devolução - Marque esta opção para que no campo Extrato, ao selecionar um lançamento que possua o histórico informado, seja habilitado um botão de Devolução, de forma que você o selecione manualmente. Ao marcar essa opção, deve ser informado o histórico do extrato bancário. - Exigir transferência - Marque esta opção para que no campo Extrato, ao selecionar um lançamento que possua o histórico informado, seja habilitado um botão de Transferência, de forma que você o selecione manualmente. Ao marcar essa opção, deve ser informado o histórico do extrato bancário. - Movimento do extrato - Esta opção só será habilitada quando estiver marcado o tipo Considerar/Lançar. - Marque a opção que será levada em consideração nos lançamentos que tiverem o sinal selecionado nesta opção: - Positivo: Ao marcar essa opção, o sistema busca apenas por valores positivos no extrato com o histórico correspondente e lança uma entrada conforme configurado no agrupamento Aplicação automática. Por exemplo, se o sinal estiver configurado como Positivo, representando os movimentos a receber, e houver um lançamento negativo de R$ -100,00, este não será levado em consideração.
- Negativo: Ao marcar esta opção, o sistema busca apenas por valores negativos no extrato com o histórico correspondente e lança uma saída conforme configurado no agrupamento Aplicação automática. Por exemplo, se o sinal estiver configurado como Negativo, representando os movimentos a pagar, e houver um lançamento positivo de R$ 100,00, este não será levado em consideração.
- Ambos: Ao selecionar esta opção, o sincronismo localiza movimentos positivos e negativos. Dependendo do que for selecionado, lança uma entrada ou saída conforme configurado no agrupamento "Aplicação automática".
 - Aplicação automática - Esta opção só será habilitada quando for marcado o tipo Considerar/Lançar. - Lançamento na conta aplicação / Contra partida na conta bancária: ao marcar esta opção, um movimento do extrato selecionado é lançado na conta aplicação e um movimento invertido na conta bancária. Ex: Ao selecionar um valor positivo, é lançado uma entrada na conta aplicação e uma saída na conta bancária.
- Lançamento na conta bancária / Contra partida na conta aplicação: ao marcar esta opção, um movimento do extrato selecionado é lançado na conta bancária e um movimento invertido na conta aplicação. Ex: Ao selecionar um valor positivo, é lançado uma entrada na conta bancária e uma saída na conta aplicação.
- Ignorar: Ao marcar esta opção, não há alteração no saldo da conta aplicação e não é gerada nenhuma movimentação de aplicação.
 - Extrato - Posição inicial - Informe a posição inicial do lançamento. Para isso, é preciso verificar no extrato qual a posição, visto que a descrição do lançamento é sempre a mesma. - Qt. de caracteres - Aqui será informado automaticamente pelo sistema a quantidade de caracteres configurada no histórico do extrato. - Histórico - Descreva o histórico bancário. - O histórico deve estar cadastrado da mesma forma que aparece no extrato bancário. - Número do documento (Devolução de cheque manual negativo) - Informe as posições inicial e final do número do documento de devolução. Esta opção só é habilitada se estiver marcado o tipo Devolução. - Este campo será habilitado somente se selcionado o tipo de sincronismo:"Devolução de cheque manual" e o Movimento do Extrato: "Negativo". - Validar número do cheque com o número do documento - Marque esta opção para que ao realizar a importação de extrato bancário ou executar o sincronismo, a fim de realizar a devolução do cheque a receber, o sistema compare primeiramente o valor, e depois o número do documento do movimento de extrato com o número do cheque. Caso mantenha esta opção desmarcada, ao realizar a devolução do cheque a receber, o sistema irá comparar somente o valor do movimento de extrato. - Movimento disponível - Posição inicial - Informe a posição inicial do movimento no Disponível. Esta opção só é habilitada quando são marcados os tipos Considerar e Considerar/Lançar. Este quadro é similar ao Extrato Bancário, sendo que o sistema pega os movimentos cadastrados, compara os históricos do Movimento Disponível com o Extrato Bancário e demais informações como o valor para realizar a conciliação entre eles. - Histórico - Descreva o histórico bancário. Esse histórico deve estar cadastrado da mesma forma que aparece no extrato bancário. - Devolução de cheque manual negativo - Alínea - Preencha a informação de alínea a ser utilizada para devolução de cheque a receber na rotina de sincronismo no FinDisponivel/ Conciliação automática/ Extrato/ Devolução de cheque (De extratos bancários com valor negativo). - Aba - Descrição - Dados gerais - Cadastre as informações destes campos que serão utilizadas nos lançamentos feitos automaticamente na parte do Movimento. As opções desta aba são habilitadas somente quando se marca o tipo Considera/ Lançar. - Dados por empresa - Adicione as informações por empresa que serão utilizadas nos lançamentos feitos automaticamente na parte do Movimento, onde o sistema cria o título com a Empresa cadastrada neste campo, referente a sincronismos do tipo Considerar/Lançar,de acordo com a hierarquia: Dados por conta bancária, Dados por empresa e Dados gerais. Ao cadastrar a empresa o sistema permite: - Informar apenas contas bancárias da empresa selecionada e que estejam configuradas com conciliação automática.
- Cadastrar os dados de Tipo de movimento de cobrança, Natureza de lançamento, Centro de custo e Pessoa por conta bancária.
 
- Positivo: Ao marcar essa opção, o sistema busca apenas por valores positivos no extrato com o histórico correspondente e lança uma entrada conforme configurado no agrupamento Aplicação automática. Por exemplo, se o sinal estiver configurado como Positivo, representando os movimentos a receber, e houver um lançamento negativo de R$ -100,00, este não será levado em consideração.
- Clique em Ok. 
Editar sincronismo
- Selecione a Empresa e a Conta de movimentação, no filtro principal do Disponível.
- Clique na aba Conciliação bancária. 
- Clique em Sincronismo ou Conciliação automática/ Sincronismo. 
- Selecione o sincronismo.
- Clique em Editar.
- Realize as alterações.
- Clique em Ok.
Excluir sincronismo
- Selecione a Empresa e a Conta de movimentação, no filtro principal do Disponível.
- Clique na aba Conciliação bancária. 
- Clique em Sincronismo ou Conciliação automática/ Sincronismo. 
- Selecione o sincronismo.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Dica!
Clique sobre o sincronismo e desabilite a opção Ativo. Assim, ao invés de excluir o sincronismo, poderá ser apenas desconsiderado.
Localizar sincronismo
- Selecione a Empresa e a Conta de movimentação, no filtro principal do Disponível.
- Clique na aba Conciliação bancária. 
- Clique em Sincronismo ou Conciliação automática/ Sincronismo. 
- Selecione o sincronismo.
- Clique em Localizar.
- Informe um trecho da sua busca
- Selecione o campo onde esse trecho deve ser localizado dentro do filtro informado.
- Clique em Localizar.
- Selecione o sincronismo desejado.
- Clique em Ok.
Imprimir sincronismo
- Selecione a Empresa e a Conta de movimentação, no filtro principal do Disponível.
- Clique na aba Conciliação bancária. 
- Clique em Sincronismo ou Conciliação automática/ Sincronismo. 
- Selecione o sincronismo.
- Clique em Imprimir.
Visualizar sincronismo
- Selecione a Empresa e a Conta de movimentação, no filtro principal do Disponível.
- Clique na aba Conciliação bancária. 
- Clique em Sincronismo ou Conciliação automática/ Sincronismo. 
- Selecione o sincronismo.
- Clique em Visualizar.
 
                   
      	
