Antes de iniciar a utilização do aplicativo Lista de Presente (FatListaPresente) é importante que as seguintes configurações já tenham sido realizadas.
Configurar Acesso
Para acessar o Lista de Presente é necessário configurar o cadastro do usuário.
- Acesse o Cadastro de Usuários.
- Clique em Usuários.
- Selecione o usuário desejado.
- Clique em Editar.
- Na aba Perfis de Acesso do Usuário, no campo Sistemas, clique no botão .
- Selecione o sistema Lista de Presente.
- Clique em Ok para gravar as alterações.
Configurar Envio de E-mail
O GEEnviaEmailListaPresente envia um email de confirmação dos itens vendidos aos clientes cada vez que houver uma nova venda computada, seja pelo procedimento normal ou pelo vínculo manual.
Para utilizar o envio de e-mail, é necessário realizar as configurações em Configurador Bimer / Geral / Opções / Spy System.
Configurar Tarefa
Antes de configurar o envio de e-mail do Lista de Presente, é necessário configurar as tarefas de envio automático.
- Acesse o Configurador Bimer em Geral / Tarefas.
- Clique em Novo.
- Informe o nome da tarefa.
- Selecione o sistema 207 (Tarefa para envio de e-mail da lista de presente).
Informe a data de início da validade.
Deixe a data final em branco.
- Clique em Ok.
Agendar Tarefa
É necessário criar um agendamento com a tarefa criada no tópico anterior.
- Acesse o Configurador Bimer em Geral / Tarefas Agendadas.
- Clique em Novo.
- Informe o nome do agendamento.
- No campo Tarefa, informe a tarefa cadastrada anteriormente.
- Preencha os demais campos de acordo com a necessidade do cliente.
- Clique em Ok.
Para essas tarefas entrarem em execução, é necessário utilizar o módulo GeAgente.exe. Esse módulo geralmente fica no servidor pois só precisa ser aberto em uma máquina para executar diversos tipos de tarefas.
E para esse funcionamento, o GEEnviaEmailListaPresente.exe precisa estar dentro da pasta que está sendo executado o GeAgente.
Configurar Acesso ao Envio de E-mail
O layout do e-mail pode ser configurado através das opções de lista de presentes no Configurador Bimer em Faturamento / Opções / Venda / Lista de Presentes e o tempo de verificação de envio varia conforme configuração da tarefa de envio.
- Acesse o Cadastro de Usuários.
- Clique em Usuários.
- Selecione o usuário desejado.
- Clique em Editar.
- Na aba Perfis de Acesso do Usuário, no campo Sistemas, clique no botão .
- Selecione Tarefa para envio de e-mail da lista de presente.
- Clique em Ok para gravar as alterações.
Configurar Lista de Presente
- Acesse o Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda/ Lista de presentes.
- Marque a opção Trabalhar com lista de presentes para definir os campos a serem configurados.
Realize as configurações de acordo com sua preferência, incluindo os campos:
Campo Descrição Bônus Informe o percentual de bônus que será concedido como carta de crédito ao encerrar a lista. Desse modo, o cliente para o qual serão direcionados os produtos da lista receberá um vale na loja para comprar mais produtos futuramente. Isso é concedido como uma bonificação já que o cliente escolheu a loja para fazer sua lista, e isso aumentará seu faturamento.
Layout do espelho da lista de presentes Informe o arquivo de layout utilizado na impressão da lista de presentes contendo todos os produtos pendentes e vendidos. Layout do espelho da lista de presentes - itens vendidos Informe o arquivo de layout usado na impressão da lista de presentes contendo os produtos vendidos. Layout para o bônus gerado (declaração de recebimento do bônus) Insira o arquivo de layout utilizado na impressão da conferência do bônus quando uma lista de presentes é encerrada. Layout para aviso de recebimento de presente Informe o arquivo de layout html para envio de e-mail de recebimento de presente para o cliente através do módulo GEEnviaEmailListaPresente. Operação para documento de entrega Selecione a operação que será utilizada na nota fiscal para acompanhar a entrega da mercadoria. A operação não deve atualizar financeiro, porque o produto foi pago no PDV Alterdata. E terá que atualizar o estoque, pois o convidado não levou o produto e será entregue a partir da nota que será gerada.
O sistema deve estar configurado para trabalhar com Entrega Imediata/Entrega Futura, para que no módulo FatDav seja possível controlar a entrega dos produtos da lista ao cliente, sendo imediata ou futura. Para isso, no Configurador Bimer acesse a aba Estoque / Opções / Produto / Opções Gerais e marque a opção Trabalha utilizando entrega imediata/entrega futura.
Clique em Gravar.
O sistema deve estar configurado para trabalhar com Entrega Imediata/Entrega Futura, para que no módulo FatDav seja possível controlar a entrega dos produtos da lista ao cliente, sendo imediata ou futura. Para isso no Configurador Bimer acesse a aba Faturamento / Opções / Venda / Entrega Imediata ou Futura e marque a opção Trabalha utilizando entrega imediata/entrega futura.
Tipos de Lista de Presentes
É necessário realizar o cadastro das categorias de lista de presentes utilizadas pela loja de acordo com cada cliente.
Cadastrar Tipo
- Acesse o Configurador Bimer, em Faturamento / Tipos de lista de presentes.
- Clique em Novo.
- Informe o nome do tipo.
- Clique em Gravar.
Editar Tipo
- Acesse o Configurador Bimer, em Faturamento / Tipos de lista de presentes.
- Selecione o tipo que deseja alterar.
- Clique em Editar.
- Faça as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Excluir Tipo
- Acesse o Configurador Bimer, em Faturamento / Tipos de lista de presentes.
- Selecione o tipo que deseja excluir.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Localizar Tipo
- Acesse o Configurador Bimer, em Faturamento / Tipos de lista de presentes.
- Clique em Localizar.
- Selecione o método desejado para a localização.
- Informe o texto a ser pesquisado.
- Clique em Localizar.
- Selecione o tipo localizado.
- Clique em Ok.
Imprimir Tipos
- Acesse o Configurador Bimer, em Faturamento / Tipos de lista de presentes.
- Clique em Imprimir.
- Selecione a ordem que os itens serão demonstrados.
- Clique em Ok.
Visualizar Tipos
- Acesse o Configurador Bimer, em Faturamento / Tipos de lista de presentes.
- Clique em Visualizar.
- Selecione a ordem que os itens serão demonstrados.
- Clique em Ok.
- Verifique o relatório gerado.