Após cadastrar os proprietários é necessário cadastrar as unidades pertencentes aos mesmos e que serão administradas.

  1. Clique na aba Unidades, na tela principal do Locação.
  2. Clique em Unidades /  Unidades, no grupo Cadastros.
  3. Clique em Novo .
  4. Informe o Código da Unidade.
  5. Na aba Geral, informe os dados gerais da unidade.
  6. Na aba Detalhes, informe os dados complementares da unidade.
  7. Na aba Encargos, informe os dados de seguro da unidade.
  8. Na aba Cobrança, informe os dados referentes às cobranças.
    Informe os campos:

    CampoDescrição
    Usar conta corrente

    Informe qual será a conta corrente utilizada para emissão de cobranças da unidade: do proprietário ou da administradora.

    Ao selecionar a opção Administradora, será possível escolher se será utilizada a conta definida como padrão para a administradora ou uma outra conta pertencente a mesma.

    Ao selecionar a opção Proprietário é habilitada a opção Exibir como favorecido, que indica se os dados do favorecido demonstrados no boleto serão do proprietário ou da administradora.

    Adiantamento do repasse

    Possibilita configurar se o valor relacionado às cobranças da unidade podem ser lançadas no movimento dos proprietários antes do locatário pagar as cobranças, e se isso será feito via adiantamento de baixa ou aluguel garantido (neste último caso, é possível configurar uma quantidade de meses para isto ocorrer).

    Após baixar, lançar no movimento em até X diasCaso assinalado, possibilita indicar uma quantidade de dias após a baixa para que o lançamento seja efetuado no movimento do proprietário.
    Retirar unidade do cálculo de IRRF na cobrançaMarque esta opção para retirar a unidade do cálculo do IRRF.
    Cobrança será feita por carnêMarque esta opção se as cobranças desta unidade devem ser efetuadas por cobrança não bancária.
    Endereço para boletoPossibilita indicar para qual dos endereços relacionados à unidade deve ser enviada a cobrança.
    Endereço para carnêPossibilita indicar para qual dos endereços relacionados à unidade deve ser enviado o carnê.
  9. Na aba Ocorrências, cadastre as ocorrências da unidade. As ocorrências são assuntos importantes sobre a unidade.

    1. Clique na aba Ocorrências.
    2. Clique em Adicionar.
    3. Informe os campos:

      CampoDescrição
      OcorrênciaSelecione a ocorrência que deseja incluir ao cadastro da unidade utilizando o botão da Lupa .
      Data da ocorrênciaSelecione a data em que a ocorrência foi registrada.
      Data da baixaInforme a data em que a ocorrência foi baixada.
      DescriçãoInforme a descrição da ocorrência.
    4. Clique em Gravar.
  10. (Opcional) Na aba Anexos, é possível incluir, excluir e visualizar anexos, como por exemplo, documentos ou fotos.
  11. Clique em Gravar.