Através da opção Cobrança é feito o cadastro dos lançamentos que devem constar nas cobranças que serão emitidas para cada unidade no mês indicado.
Cadastrar Lançamento
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
- Clique em Cobrança / Cobrança, no grupo Lançamentos Cobranças e Contas a Pagar.
Informe o mês da cobrança e, se necessário, o código da unidade e clique em Filtrar.
- Clique em Novo.
Selecione o tipo de movimento:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Clique em Gravar.
Filtrar Lançamentos
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
- Clique em Cobrança / Cobrança, no grupo Lançamentos Cobranças e Contas a Pagar.
- Preencha o campo Mês das cobranças com a informação mês/ano das cobranças que deverão ser cadastradas, visualizadas ou emitidas.
Para acessar informações referentes a uma única unidade, preencha também o campo Unidade.
Selecione se vai sobrepor valores de aluguel com base no Cadastro de Contratos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Com esta opção marcada: Serão carregados nesta tela os valores de aluguel que estiverem descritos no Cadastro de Contratos, substituindo os lançamentos que já tiverem sido efetuados anteriormente.
Com esta opção desmarcada: O carregamento não será efetuado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Clique em Filtrar.
Serão carregados na tela os lançamentos já cadastrados provenientes do Lançamentos Fixos, os aluguéis provenientes do Cadastro de Contratos e qualquer lançamento que por ventura tenha sido efetuado manualmente.
Cada unidade é apresentada em uma linha diferente, podendo esta ser expandida para que você possa verificar os lançamentos que estão vinculados para a cobrança que será ou já foi impressa.Caso a tela seja filtrada por Unidade, o campo Detalhes do Contrato demonstra, automaticamente, o contrato que esteja vigente para a unidade, de acordo com o mês indicado. Porém, se houver mais de um contrato vigente no período ou mesmo se houver um contrato anterior rescindido com pendências, o sistema disponibiliza o botão Troca de Contrato para que seja possível selecionar o contrato que se deseja filtrar na tela, seja para consultar ou para cadastrar lançamentos relacionados ao mesmo (no caso de contratos rescindidos com pendência).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao clicar em Filtrar, o sistema informará sobre a existência de unidades que devam ter o valor do aluguel reajustado e possibilitará o acesso à tela de Reajuste de Aluguel para efetuar os devidos reajustes antes de prosseguir com as rotinas de cálculo de IRRF ou de impressão de cobrança, ressaltando que para isto é necessário que a tabela de Indexadores esteja atualizada.
Para efetuar o reajuste dos aluguéis indicados, escolha a opção Sim na mensagem apresentada e siga os passos:Na tela de Reajuste de Aluguel que será apresentada virão listadas as unidades que deverão ter o aluguel reajustado.
Verifique se a coluna Reajuste % estará preenchida com o percentual de reajuste que será aplicado.
- Caso não esteja, acione o botão Tabelas Indexadores e efetue o cadastramento das cotações que estiverem faltando.
Após isto, acione o botão Reajuste individual caso queira fazer somente o reajuste do registro selecionado ou o botão Reajustar Todos para reajustar todos os registros listados na tela.
No caso de ser efetuado o reajuste individual, será apresentada tela na qual poderão ser informados o novo valor do aluguel e o motivo do reajuste. Esta alteração de preenchimento é efetuada, por exemplo, quando o valor do novo aluguel for estabelecido por um acordo entre o proprietário e o locatário, sendo este diferente do valor que seria encontrado com a aplicação do indexador.
Clique em Gravar.
Os valores de aluguel reajustados vão sobrepor os valores que estiverem lançados e também atualizados nos respectivos Cadastros de Contratos.
Editar Lançamento
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
- Clique em Cobrança / Cobrança, no grupo Lançamentos Cobranças e Contas a Pagar .
- Configure os filtros conforme necessário.
Selecione o lançamento que deverá ser editado.
Somente lançamentos que estejam no status Aberto poderão ser editados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Clique em Editar ou no link Editar relacionado ao lançamento.
- Faça as alterações necessárias.
- Clique em Gravar.
Excluir Lançamento
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
- Clique em Cobrança / Cobrança, no grupo Lançamentos Cobranças e Contas a Pagar.
- Configure os filtros conforme necessário.
Selecione o lançamento que deverá ser excluído.
Somente lançamentos que estejam no status Aberto poderão ser excluídos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Clique em Excluir ou no link Excluir relacionado ao lançamento.
Confirme a exclusão.
No caso de ser selecionado um lançamento que foi efetuado a partir de um lançamento fixo vinculado a um Grupo de Rateio, os lançamentos efetuados a partir deste mesmo cadastro em outras unidades também serão excluídos. Todavia, caso quaisquer destes lançamentos já estejam vinculados a cobranças que não estejam mais no status Aberto, nenhum dos lançamentos poderá ser excluído.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Exclusão Otimizada
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
- Clique em Cobrança / Cobrança, no grupo Lançamentos Cobranças e Contas a Pagar.
- Configure os filtros conforme necessário.
- Clique em Exclusão Otimizada.
Na tela de Exclusão Otimizada, selecione por qual ou quais informações o sistema deve se basear para efetuar a exclusão otimizada:
Somente lançamentos que estejam no status Aberto poderão ser excluídos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Campo Descrição Unidades Possibilita selecionar uma ou mais unidades que tenham lançamentos de cobrança efetuados. Conta Possibilita selecionar uma ou mais contas que estejam lançadas nas cobranças. Valor Possibilita indicar um valor específico.
Para que o sistema considere lançamento relacionado a Aluguel por Temporada, será necessário selecionar a opção Considerar lançamentos de cobrança referentes a temporada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Clique em Gravar.
Lançamentos efetuados a partir de um lançamento fixo vinculado a um Grupo de Rateio não poderão ser excluídos através da opção Exclusão Otimizada.
Transportar Fixos
Caso necessário, o sistema possui recurso que possibilita ao usuário efetuar um transporte de lançamentos fixos de cobrança para a tela de movimentação de cobrança.
Somente serão efetuados transportes de lançamentos fixos para unidades que estejam vinculadas a contratos vigentes.
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
- Clique em Cobrança / Cobrança, no grupo Lançamentos Cobranças e Contas a Pagar.
- Configure os filtros conforme necessário.
- Clique em Transportar Fixo.
Selecione a operação de transporte. Serão apresentadas duas opções para realização do transporte de lançamentos fixos:
Opção Descrição Incluir Somente inclui os lançamentos fixos que ainda não tenham sido transportados para o mês da cobrança que está sendo acionado ou que tenham sido excluídos da tela. Sobrepor Efetua tanto a inclusão quanto a sobreposição de lançamentos fixos que estejam cadastrados no mês da cobrança, podendo, para estes, alterar os valores cadastrados, caso estes tenham sido alterados no Cadastro de Lançamentos Fixos ou tenham sido efetuados a partir de base de cálculo que também tiveram seus valores alterados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Clique em Ok.
Lançamentos relacionados a Grupos de Rateio somente poderão ser sobrepostos caso a tela não esteja filtrada por unidade e somente se todos os lançamentos relacionados ao mesmo cadastro no fixo estejam no status Aberto.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Transportar Lançamentos de IPTU
Por meio desta opção você pode transportar os lançamentos cadastrados em Configurações de Lançamentos de IPTU para a tela de movimentação de cobrança.
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
- Clique em Cobrança / Cobrança, no grupo Lançamentos Cobranças e Contas a Pagar.
- Configure os filtros conforme necessário.
- Clique em Transportar IPTU.
Selecione a operação de transporte.
Serão apresentadas duas opções para realização do transporte de lançamentos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Opção Descrição Incluir Somente inclui os lançamentos que ainda não tenham sido transportados para o mês da cobrança que está sendo acionado ou que tenham sido excluídos da tela. Sobrepor Efetua tanto a inclusão quanto a sobreposição de lançamentos que estejam cadastrados no mês da cobrança, podendo, para estes, alterar os valores cadastrados, caso estes tenham sido alterados em Configurações de Lançamentos de IPTU.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Clique em Ok para confirmar o transporte dos lançamentos.
Liberar uma Cobrança para Impressão
A opção Liberar para imprimir possibilita estabelecer uma rotina de fechamento da cobrança, de modo a diferenciar as cobranças que são consideradas como prontas para serem impressas das que ainda necessitam terem seus lançamentos confirmados. Para habilitar este recurso, é necessário que a opção Somente imprimir cobranças que estejam com a situação Liberado para impressão, localizada em Configurações Opções / Movimentação / Mov. Cobrança, esteja assinalada com Sim.
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
- Clique em Cobrança / Cobrança, no grupo Lançamentos Cobranças e Contas a Pagar.
- Configure os filtros conforme necessário.
Selecione a cobrança desejada.
Serão demonstradas as cobranças existentes para a unidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Clique em Liberar para Imprimir.
Na tela de confirmação de fechamento, clique em Sim. Após a confirmação os lançamentos que estiverem na situação Aberto passarão para a situação Liberado para Impressão e não poderão ser excluídos ou terem seus valores alterados. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Caso a tela não esteja filtrada por Unidade, este procedimento será efetuado para todas as cobranças filtradas que estejam no status Aberto.
A única exceção a esta regra se refere ao lançamento da conta IRRF quando efetuada pela rotina acionada pelo botão Calcular IRRF ou caso este lançamento ocorra no momento da impressão da cobrança
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Desfazer Liberação
A opção Reabrir possibilita desfazer o fechamento que tenha sido efetuado para uma cobrança. Para habilitar este recurso, é necessário que a opção Somente imprimir cobranças que estejam com a situação Liberado para impressão, localizada em Configurações Opções / Movimentação / Mov. Cobrança, esteja assinalada com Sim.
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
- Clique em Cobrança / Cobrança, no grupo Lançamentos Cobranças e Contas a Pagar .
- Configure os filtros conforme necessário.
Selecione a cobrança desejada.
Serão demonstradas as cobranças existentes para a unidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Clique em Reabrir.
Na tela de confirmação de reabertura, clique em Sim para confirmar o procedimento. Após a confirmação os lançamentos que estiverem na situação Liberado para Impressão voltarão para o status Aberto. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Caso a tela não esteja filtrada por Unidade, este procedimento será efetuado para todas as cobranças filtradas que estejam no status Liberado para Impressão.
Calcular IRRF
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
- Clique em Cobrança / Cobrança, no grupo Lançamentos Cobranças e Contas a Pagar.
- Configure os filtros conforme necessário.
Clique em Calcular IRRF.
O sistema calculará o IRRF relacionado às unidades alugadas por locatários pessoa jurídica que pertençam a proprietários pessoa física.
Este cálculo não poderá ser efetuado caso a tabela equivalente ao mês da cobrança não esteja preenchida na Tabela de IRRF . O sistema, então, possibilitará ao usuário efetuar este preenchimento.
Este mesmo cálculo pode ser feito automaticamente no momento em que a cobrança for impressa, sem a necessidade de ser utilizado este recurso.
Para isto, a opção Calcula IRRF ao Imprimir Cobrança, existente em Configurações / Opções, deve estar assinalada com SIM.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Confirme o cálculo do IRRF, clicando em Sim.
Clique em Ok na tela de Processo Concluído.
Detalhes da Cobrança
Por meio do link Detalhes é possível conferir informações das cobranças.
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
- Clique em Cobrança / Cobrança, no grupo Lançamentos Cobranças e Contas a Pagar.
- Configure os filtros conforme necessário.
- Selecione a cobrança desejada.
Clique no link Detalhes, relacionada à cobrança selecionada.
Ao clicar em Detalhes, será apresentada uma tela contendo informações detalhadas da cobrança de acordo com cada conta lançada. Aqui, você também poderá baixar o boleto da cobrança em PDF, caso a impressão tenha sido realizada pela Efí Bank.
Caso queira fazer um comparativo entre a cobrança selecionada e qualquer outra já gerada para esta unidade,você pode utilizar a opção Comparar Cobranças. Nesta tela, ao clicar na opção Selecionar Cobrança, você ainda pode definir qual cobrança será utilizada para essa comparação. Já a opção Mensagem para cobrança, é possível conferir e editar a mensagem que está configurada para ser descrita na cobrança que será impressa.
Boleto
Faça a impressão, reimpressão e cancelamento de boletos.
Imprimir Cobranças
- Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar, na tela principal do Locação.
- Clique em Cobranças / Cobranças, no grupo Lançamentos Cobranças e Contas Pagar.
Configure os filtros conforme necessário .
Para que a impressão seja efetuada, é necessário que a cobrança esteja no status Aberto. Contudo, caso esteja configurado para se efetuar a rotina de fechamento de cobrança, somente poderão ser impressas cobranças que estejam no status Liberado para impressão.
Clique em Boleto / Imprimir.
- Caso o aluguel da unidade selecionada deva ter o valor reajustado para a cobrança que será emitida, será demonstrada mensagem de alerta, possibilitando o acesso a tela de Reajuste de Aluguel para que o valor seja reajustado.
- Caso a opção Calcula IRRF ao Imprimir Cobrança, existente em Configurações / Opções, esteja assinalada com SIM, será verificado se a tabela do mês equivalente a do mês da cobrança está preenchida na Tabela de IRRF. Caso não esteja, o sistema possibilitará que seja feito o cadastramento, não prosseguindo com a impressão enquanto isto não for efetuado.
Informe os campos:
Campo Descrição Cobrança
Carnê Marque esta opção para gerar um carnê. Boleto bancário Marque essa opção para gerar um boleto bancário. Indicar vencimento diferente do informado no Cadastro de Contratos
Marque essa opção caso a cobrança tenha que ser impressa com vencimento e/ou regras para aplicação de desconto e multa diferentes das que estão definidas na aba Cobrança do Cadastro de Contratos vinculado à unidade. Essa opção não é aplicável para cobranças relacionadas aos contratos por temporada. Indicar contas para a geração da cobrança Marque esta opção para selecionar uma conta específica para a impressão da cobrança (neste caso, as demais contas lançadas serão ignoradas). Conta Bancária Utilizar conta bancária diferente da definida no cadastro de unidades Marque esta opção para imprimir a cobrança selecionando uma conta bancária diferente da que está indicada na aba Cobrança do Cadastro da Unidade.
Conta Bancária
Selecione a conta bancária que deve ser utilizada para imprimir a cobrança. Este campo só será habilitado caso a opção acima esteja marcada. (Opcional) Caso tenha selecionado a opção Indicar vencimento diferente do informado no Cadastro de Contratos será apresentada uma tela preenchida de acordo com os dados configurados na aba Cobrança do Cadastro de Contratos desta unidade. Verifique quais destes campos deverão ser alterados:
Campo Descrição Novo vencimento Informe a nova data de vencimento das cobranças. Tolerância para multa na baixa Informe a data de tolerância para aplicação de multa. Utilizar data de tolerância como vencimento das cobranças Marque esta opção caso a data de vencimento da cobrança deva ser a data de tolerância.
Este campo só será habilitado caso a data de tolerância seja maior que a data de vencimento.
Configuração de Descontos na cobrança Configure as porcentagens de desconto. Configuração de Multas na cobrança Configure as porcentagens de multa. Clique em Avançar para configurar os filtros de unidades ou proprietários:
Com a opção Calcula IRRF ao Imprimir Cobrança marcada em Configurações Opções / Movimentação / Mov. Cobrança , será verificado se os valores do mês equivalente estão preenchidos na Tabela de IRRF.
Se os valores não estiverem na tabela, será aberta uma tela para o cadastramento, não prosseguindo com a impressão enquanto não for efetuado.
- Selecione o tipo de seleção para impressão das cobranças: por proprietário ou por unidade.
- Clique em Avançar.
Selecione os proprietários ou unidades, conforme opção indicada na tela anterior.
Clique em Avançar.
Se existir alguma unidade que deva ter o valor de aluguel reajustado abrangida pela impressão, será demonstrada mensagem possibilitando cancelar a impressão ou continuar sem efetuar o reajuste.
- Clique em Avançar.
Selecione as contas específicas para a impressão da cobrança, caso tenha selecionado a opção Indicar contas para a geração da cobrança.
Para selecionar uma conta, ela deve estar lançada no movimento de cobranças.
- Clique em Avançar.
Na tela de Geração, continue conforme a opção assinalada:
Reimprimir Boleto
Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar na tela principal do Locação.
Clique em Cobranças / Cobranças, no grupo Lançamentos Cobranças e Contas Pagar.
- Clique em Boleto / Reimpressão.
Preencha os campos para filtragem de acordo com a necessidade. É possível filtrar as cobranças pelas seguintes informações:
Campo Descrição Código da unidade Este campo possibilita indicar uma unidade específica. Cobrança Este campo possibilita selecionar pelos status Impresso, Baixado, Garantido e Adiantado. Data de vencimento Este campo possibilita selecionar pelo vencimento da cobrança. Nosso número da cobrança Este campo possibilita indicar, a partir do número atribuído a cobrança, uma faixa de cobranças para ser filtrada. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Selecione a ordenação dos itens na cobrança (Código da conta, descrição do lançamento, cota).
- Clique em Avançar.
Selecione o tipo de impressão:
Opção
Descrição
Reimprimir cobrança Marque esta opção para reimprimir uma cópia exata da cobrança original. Alterar vencimento Selecione esta opção para reimprimir a cobrança alterando somente a data de vencimento.
Alterar vencimento incluindo multa/juros Marque esta opção para reimprimir a cobrança com uma nova data de vencimento e acrescentando valores de multa/juros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A opção Reutilizar mesmo nosso número da cobrança original estará disponível para efetuar reimpressões de cobranças com alteração de vencimento, com ou sem inclusão de acréscimos, mas somente de cobranças que não tenham tido o nosso número alterado em uma reimpressão anterior. Esta opção deve ser utilizada para reimpressão de cobranças ligadas a carteiras sem registro ou para cobranças registradas cujos valores das mesmas ainda não possam ser atualizados pelo pagador diretamente no banco, caso a cobrança esteja vencida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Selecione as cobranças que devem ser reimpressas, assinalando a coluna Marcado.
Marque a opção Seleciona Todas para selecionar todas as cobranças apresentadas na grid.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Clique em Avançar.
Caso tenha sido escolhida qualquer das opções relacionadas a alteração de vencimento da cobrança, serão apresentados os seguintes campos para serem preenchidos:
Campo
Descrição
Informe o Indexador para cálculo de correção Selecione o indexador para cálculo da correção monetária.
O valor de correção monetária será calculado de acordo com o tipo de cálculo que estiver indicado em Configurações Opções > Movimentação > Mov. cobrança.
Informe o novo Vencimento Informe qual será o novo vencimento das cobranças que forem impressas. Juros Este campo será preenchido automaticamente após ser indicado o vencimento da cobrança.
Multa Este campo será preenchido automaticamente após ser indicado o vencimento da cobrança.
Correção monetária Caso seja indicado o Indexador para cálculo da correção monetária, este campo será automaticamente preenchido após ser indicado o vencimento da cobrança. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O campos Juros, Multa e Correção Monetária aparecerão somente se tiver sido escolhida a opção Alterar vencimento incluindo multa e juros e selecionada somente uma cobrança para ser impressa.
Os valores de juros e multa serão calculados com base nas configurações indicadas nos cadastros dos proprietários e contratos, assim como no das contas lançadas nas cobranças.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Clique em Avançar.
Selecione uma das opções:
Opção
Descrição
Impressão do Carnê Marque esta opção para imprimir um carnê. É utilizada para boletas bancárias pré-impressas adquiridas junto ao banco. Nesta opção não há impressão de código de barras ou linha digitável. Impressão da Boleta Marque esta opção para imprimir uma boleta. É utilizada para boletas bancárias ou personalizadas pela administradora. Deve-se utilizar formulário em branco de tamanho especificado pelo banco. Esta opção gera código de barras e linha digitável. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Clique em Avançar.
Informe os campos para definir:
Campo
Descrição
Imprimir Marque esta opção para enviar o recibo direto para a impressora, sem pré-visualização.
Visualizar Marque esta opção para visualizar o documento antes de sua impressão.
No Cliente / Immobile Web Marque esta opção para que a cobrança seja enviada para o Immobile Web, caso a Administradora tenha contratado este serviço e se os dados do proprietário, unidade e locatário estejam assinalados para serem integrados. Caso contrário, será encaminhado por e-mail.
Gerar arquivo remessa Marque esta opção para gerar um arquivo remessa que deve ser enviado ao banco. Mensagem de Reimpressão Possibilita selecionar uma mensagem específica para ser descrita no boleto reimpresso.
Selecionar layout diferente do utilizado para a impressão Marque esta opção para utilizar um layout diferente do utilizado na impressão original da cobrança. Arquivo de Layout da(s) Cobrança(s) Selecione o arquivo de layout para impressão das cobranças.
Marcando a opção acima, este campo ficará habilitado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Clique em Concluir.
Caso a opção Gerar arquivo remessa tenha sido assinalada, será apresentada tela com os seguintes campos para serem preenchidos:
Campo
Descrição
Informações do Banco Selecione o banco para qual o arquivo remessa está sendo gerado, o sistema trará como padrão a opção Informações bancárias utilizadas na impressão, assim como o modelo CNAB do mesmo.
Caso as unidades filtradas para a reimpressão tenham bancos diferentes, será gerado no diretório informado um arquivo para cada conta bancária.
Informe o caminho onde vai ficar o Arquivo Remessa Selecione o caminho em que o arquivo será salvo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Clique em Concluir.
Caso a opção No Cliente / Immobile Web tenha sido assinalada e haja entre as unidades selecionadas para impressão alguma que não esteja integrada com o Immobile Web, será apresentada uma tela contendo as seguintes opções para que a cobrança seja enviada por e-mail:
Opção
Descrição
Locatário Envia a cobrança para o e-mail informado no cadastro do locatário principal vinculado a unidade.
Outros Envia a cobrança para o e-mail que for informado no campo que será habilitado para preenchimento.
Proprietário Envia a cobrança para o e-mail informado no cadastro do proprietário da unidade.
Enviar cópia para administradora Marque esta opção para que, independente da opção selecionada, uma cópia da cobrança seja enviada para o e-mail da administradora.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Clique em Ok.
Cancelar Boleto
Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar na tela principal do Locação.
Clique em Cobranças / Cobranças, no grupo Lançamentos Cobranças e Contas Pagar.
- Clique em Boleto / Cancelamento.
Preencha os campos para filtragem de acordo com a necessidade. É possível filtrar as cobranças pelas seguintes informações:
Campo Descrição Código da unidade Este campo possibilita indicar uma unidade específica. Vencimento / Tolerância Informe um período de vencimentos ou tolerâncias das cobranças que devem ser filtradas. Nosso número da cobrança Informe, a partir do número atribuído a cobrança, uma faixa de cobranças para serem filtradas. Para que haja a filtragem de cobranças que estejam no status Garantido, é necessário que seja assinalada a opção Listar somente movimentos com o status de Garantido. Neste caso, não serão filtradas cobranças no status Impresso.
- Clique em Avançar.
Será apresentada uma relação de cobranças que atendam ao filtro efetuado. Selecione as cobranças que deverão ter a impressão cancelada clicando na coluna Marcado, ou assinalando a opção Seleciona todas para marcar todas as cobranças filtradas.
Caso na relação de cobranças Garantidas que forem filtradas haja alguma cuja coluna Marcado esteja preenchida com a informação Movimento fechado, o cancelamento de impressão desta cobrança não será permitido, uma vez que os lançamentos provenientes da mesma estão lançados no movimento de um proprietário que está com data de travamento contábil igual ou maior do que a data na qual estes lançamentos foram efetuados no seu movimento.
Clique em Concluir.
No caso do cancelamento da impressão de cobranças que estejam no status Garantido, será apresentada uma tela de confirmação de operação para o usuário, uma vez que com o cancelamento da impressão, os lançamentos contábeis que foram efetuados nos movimentos dos proprietários relacionados a unidade serão apagados.
Serão apagados também do Movimento Contábil e do Caixa da Administradora os lançamentos de taxa de administração e ISS, caso estes tenham sido lançados nestes movimentos no momento em que a cobrança garantida foi impressa.
Avaliar Recurso
Por meio desta opção, você pode avaliar sua satisfação com o recurso.
Clique na aba Cobranças e Contas a Pagar na tela principal do Locação.
Clique em Cobranças / Cobranças, no grupo Lançamentos Cobranças e Contas Pagar.
- Clique no botão Avaliar Recurso.
- Avalie, em estrelas, sua satisfação com o recurso.
- (Opcional) Faça um comentário sobre o mesmo.
- (Opcional) Informe seu e-mail de contato.
- (Opcional) Informe seu nome para contato.
- Clique em Enviar.