Utilize as funcionalidades da consulta de Extrato do ERP4ME.

Ao acessar o Extrato, o "Tour" guiado irá apresentar um passo a passo sobre o funcionamento da ferramenta, para você acompanhar e comparar os lançamentos do sistema como o seu Extrato bancário.


Extrato

Acessar o Tour Novamente 

Se você finalizou o tour e precisa visualizá-lo novamente, siga os passos:

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em Extrato.
  4. Clique em no menu Ferramentas de ajuda.

    Ferramentas de Ajuda


  5. Clique em Tour de funcionalidades.


Filtrar Lançamento do Extrato

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em Extrato.

  4. Informe os dados para filtragem.

    CampoDescrição
    Conta

    Informe a conta bancária cujo extrato deseja visualizar.

    Ao selecionar a conta bancária, o extrato é processado automaticamente, apresentando um gráfico com indicadores de saldo, créditos e débitos.

    Período

    Informe o período de filtragem.

    Pessoa

    Informe a pessoa cujas movimentações serão filtradas.

    Caso precise remover a pessoa anteriormente informada para realizar novas buscas, sem precisar atualizar a página, clique em .

  5. Clique em Filtrar.

    Se desejar filtrar os dados de outra conta respeitando os parâmetros inseridos, basta trocar a conta informada pela que você deseja filtrar.
    As movimentações do extrato podem ser alteradas ou excluídas, se necessário.
    Ao consultar o Extrato, os registros de lançamentos de baixa, multas e juros serão agrupados, no entanto, você pode expandi-los se desejar.

  6. Escolha a ação desejada em relação aos dados filtrados.

    Dica!

    Para mais detalhes sobre as opções adicionais da consulta de Extrato, clique no tópico correspondente.

     

    Utilize esta opção para fazer um novo lançamento a pagar.

    1. Clique em Nova Conta a Pagar.

    2. Informe o fornecedor.

    3. Informe a categoria do lançamento.

    4. Informe a data de vencimento.

    5. Informe o valor total.

    6. Informe o número do documento.

    7. (Opcional) Selecione a opção Recorrente, caso este lançamento se repita.

      1. Informe a quantidade de repetições.

      2. Informe os intervalos em dias.

      3. Clique em Adicionar.

      4. Informe os dados dos lançamentos recorrentes.

        Neste caso, devem ser informados data de vencimento, valor e número do documento.

    8. (Opcional) Selecione a opção Criar outro.

      Desta forma, a tela de cadastro de lançamento a pagar será aberta automaticamente para que um novo lançamento seja cadastrado.
      Para mais detalhes sobre o Lançamento a Receber consulte o tópico A Pagar.

    9. Clique em Gravar.

    Utilize esta opção para fazer um novo lançamento a receber.

    1. Clique em Nova Conta a Receber.

    2. Informe o cliente.

    3. Informe a categoria do lançamento.

    4. Informe a data de vencimento.

    5. Informe o valor total.

    6. Informe o número do documento.

    7. (Opcional) Selecione a opção Recorrente caso este lançamento se repita.

      1. Informe a quantidade de repetições.

      2. Informe os intervalos em dias.

      3. Clique em Adicionar.

      4. Informe os dados dos lançamentos recorrentes.

        Neste caso, devem ser informados data de vencimento, valor e número do documento.

    8. (Opcional) Selecione a opção Criar outro.

      Desta forma, a tela de cadastro de lançamento a receber será aberta automaticamente para que um novo seja cadastrado.
      Para mais detalhes sobre o Lançamento a Pagar consulte o tópico A Receber.

    9. Clique em Gravar.

    Utilize esta opção para transferir valores entre contas.

    1. Clique em Nova Transferência.

    2. Informe a conta destino.

    3. Informe o valor que será transferido.
    4. (Opcional) Inclua um comentário sobre esta transferência.
    5. Clique em Gravar.

    Esta rotina visa realizar a importação de um arquivo no formato OFX para o sistema. Ele é emitido pela instituição financeira ou bancos constando várias informações sobre as movimentações de uma conta bancária como, por exemplo, as compras e vendas com cartão referentes à conta, transferências e depósitos. Possuindo este arquivo, você poderá importá-lo para o sistema, onde serão gerados vários títulos referentes à movimentação da conta correspondente, realizando uma integração com o sistema ERP4ME.

    Para mais detalhes sobre as funcionalidades da Conciliação Bancária do ERP4ME, consulte o tópico Conciliação Bancária.
    Este processo concilia os lançamentos do arquivo OFX do banco com os lançamentos existentes no ERP4ME.
    A quantidade existente de lançamentos pendentes de conciliação serão notificados no botão Verificar Conciliação.

    1. Clique em Verificar Conciliação.

    2. Clique em Importar arquivo OFX.

    3. Selecione o arquivo.
    4. Clique em Abrir.

    5. Clique em Conciliar no lançamento correspondente.

      Dica!

      Caso precise excluir todos os lançamentos importados do arquivo OFX, basta clicar em Excluir lançamentos e confirmar a exclusão.

    Para fazer a impressão dos dados do extrato, siga os passos:

    1. Clique em Imprimir para visualizar previamente os dados que serão impressos.

    2. Clique em Imprimir para confirmar a impressão.

    Para exportar o extrato, siga os passos:

    1. Clique em Exportar.

    2. Selecione a opção de exportação.

      Você pode optar por: Exportar CSV ou Exportar PDF.
      Por padrão o arquivo será exportado para o diretório: C:\Downloads.


  7. (Opcional) Clique em Imprimir para realizar a impressão dos lançamentos encontrados na conta bancária selecionada.

     

Editar Lançamento do Extrato

Utilize esta opção para alterar dados do lançamento do extrato.

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em Extrato.

  4. Selecione a conta bancária cujo extrato deseja visualizar.

  5. Clique em  do lançamento que você deseja alterar.
  6. Clique em Editar.

    Caso o lançamento do extrato possua boleto associado com status Pago ou Baixa Manual, a edição não será permitida.

  7. Realize as alterações necessárias.
  8. Clique em Gravar.


Excluir Lançamento do Extrato

Utilize esta opção para excluir o lançamento do extrato.

  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em Extrato.

  4. Selecione a conta bancária cujo extrato deseja visualizar.

  5. Clique em  do lançamento que você deseja excluir.
  6. Clique em Excluir.

    Caso o lançamento do extrato possua boleto associado com status Pago ou Baixa Manual, a exclusão não será permitida.

    Algumas mensagens de exclusão de lançamento vinculado a conciliação bancária serão exibidas:

    • Lançamento a receber, com conciliação, sem boleto
      Será exibida a mensagem: "Confirma a exclusão deste lançamento? O lançamento possui uma conciliação que também será excluída."

    • Lançamento a receber, sem conciliação, com boleto
      Será exibida a mensagem: "Não é possível excluir um lançamento que possua boletos associados."

    • Lançamento a receber, com conciliação, com boleto
      Será exibida a mensagem: "Não é possível excluir um lançamento que possua boletos associados."

    • Lançamento a pagar, com conciliação, sem boleto
      Será exibida a mensagem: "Confirma a exclusão deste lançamento? O lançamento possui uma conciliação que também será excluída."

  7. Clique em Excluir.
  8. (Opcional) Selecione a opção Excluir o lançamento e suas baixas vinculadas.
  9. Confirme a exclusão.


Gerenciar Conciliação

Utilize esta opção para visualizar e controlar as conciliações diretamente no módulo Extrato.

Dica: Assim você tem mais praticidade ao excluir vínculos conciliados dos seus lançamentos financeiros.


  1. Acesse o ERP4ME.
  2. Clique em Financeiro.
  3. Clique em Extrato.

  4. Faça a filtragem dos lançamentos.

  5. Clique em para selecionar a opção Gerenciar Conciliação.
  6. Clique em Excluir e a conciliação será excluída.
  7. Confirme se também deseja excluir a baixa do lançamento.