Para realizar o cadastro de prazos de pagamento, siga os passos:

  1. Clique na aba Produtos e Serviços, na tela principal do IShop.
  2. Clique em Cadastros.
  3. Selecione a opção Prazos.

    Atenção!

    Se for um ambiente de rede de lojas, as inclusões e alterações realizadas no cadastro implicarão em alterações no modo de operação das suas lojas.
    Certifique-se de que as alterações realmente são necessárias e que estejam corretas.

  4. Clique em Novo.
  5. Preencha os campos do cadastro.

    CampoDescrição
    Descrição

    Digite a descrição que identificará o respectivo prazo na localização, consultas e relatórios do sistema.

    Exemplo

    Digamos que o prazo de pagamento parcelado em até 10 vezes deva ser cadastrado. Neste caso, informe a descrição "10x Cartão".

    Prazo destinado a:

    Informe a quem o prazo a ser cadastrado se destina: Cliente, Fornecedor ou ambos.

    Acréscimo/Desconto (%) (Opcional)

    Informe o percentual de acréscimo ou de desconto que será aplicado na utilização deste prazo.

    Exemplo:

    Se deseja que o prazo aplique 10% de acréscimo, informe 10 neste campo.
    Se deseja que o prazo conceda desconto de 10%, informe neste campo -10.

    Parcelas

    Preencha os dados de parcelamento do prazo:

    • Número de Parcelas
      Digite o número correspondente de parcelas para o respectivo prazo de pagamento.

    • Intervalo em dias entre parcelas
      Digite o número ou intervalo de dias entre uma parcela e outra.

    • Número de Títulos por Parcela
      Digite o número de títulos pagos em cada parcela.

    • Percentual do 1º Título
      Insira o percentual correspondente ao valor total do título gerado.

      Exemplo!

      Caso um prazo de pagamento possua no campo a quantidade 2 informada no Nº de títulos por parcela e no campo Percentual do 1º Título informado 40% e este prazo seja vinculado em um documento cujo valor total seja de R$ 770,00, dois títulos serão gerados: o valor do primeiro será correspondente aos 40% do valor total do documento, ou seja, R$ 308,00; e o segundo corresponderá aos 60%, portanto R$ 462,00.

    • Acréscimo no total do parcelamento (R$)
      Informe o valor que será acrescido ao total do parcelamento.
    1ª Parcela

    Preencha os dados da primeira parcela do prazo:

    • 1º parcela à vista (Opcional)
      Marque esta opção para que o sistema entenda que a primeira parcela do desmembramento será 'à vista'.

    • Percentual da Primeira Parcela (Opcional)
      Informe neste campo um percentual diferenciado para a primeira parcela, fazendo com que um prazo de 3 parcelas tenha, por exemplo, a primeira com 50% do total e as demais com 25% do total.

      Ou seja, um título de R$ 100,00 que possua um prazo de pagamento para 3 parcelas em que a primeira possua percentual de 50%. O sistema fará a seguinte divisão:

      1ª parcela: R$ 50,00;

      2ª parcela: R$ 25,00;

      3ª parcela: R$ 25,00.

    • Baixar parcela à vista na venda (Opcional)
      Selecione esta opção para que as parcelas à vista entrem no contas a receber ou a pagar já baixadas.

    • Valor Acréscimo na Parcela à Vista
      Digite o valor que será acrescido na parcela à vista.

    • Número de dias para a 1ª parcela (Opcional)
      Informe o número de dias (intervalo) para o vencimento da primeira parcela.

      Exemplo:

      Utilize este campo caso sua empresa realize promoções onde determinados itens são vendidos em até certo número de parcelas, mas com o primeiro pagamento para 40 ou 60 dias.

    • Forma de pagamento da parcela à vista

      Vincule a forma de pagamento para a parcela à vista. Para isso, siga os passos:

      1. Marque o campo 1º Parcela a Vista.
      2. Clique em .
      3. Selecione a forma de pagamento que desejar na Pesquisa de Formas de Pagamento.
      4. Clique em Selecionar ou pressione Enter.
    Outras parcelas

    Preencha os campos para as outras parcelas do prazo:

    • Forma de Pagamento dos Valores Parcelados
      Insira a forma de pagamento para os demais valores parcelados.

    • Valor de acréscimo nas demais parcelas
      Informe o valor que será acrescido nas demais parcelas.
    Mais Opções

    Para utilizar as demais opções do prazo, preencha os campos:

    • Dia de Vencimento Fixo
      (Opcional) Informe o dia de vencimento fixo para as parcelas.

      Nota

      A prioridade de utilização do dia de vencimento fixo será do cliente. Caso no Cadastro de Cliente / Dados Complementares não esteja informado um dia fixo de vencimento, o Automação Comercial Shop utilizará a configuração do Financeiro.

    • Vencimento das parcelas no mesmo dia da data de emissão
      Selecione esta opção para que seja atribuída como data de vencimento dos títulos parcelados, a mesma data de emissão dos mesmos.

    • Redução Alíquota de Comissão
      (Opcional) O valor informado neste campo será reduzido da comissão do vendedor ao ser utilizado este prazo.

    • Tipo de Documento
      Defina a que tipo de documento o prazo se destina.

    • Valor mínimo para utilização deste prazo
      Informe o valor mínimo para utilização do prazo a ser cadastrado.



  6. Clique em Gravar.