Para realizar o cadastro de prazos de pagamento, siga os passos:
- Clique na aba Produtos e Serviços, na tela principal do IShop.
- Clique em Cadastros.
- Selecione a opção Prazos. - Atenção! - Se for um ambiente de rede de lojas, as inclusões e alterações realizadas no cadastro implicarão em alterações no modo de operação das suas lojas. 
 Certifique-se de que as alterações realmente são necessárias e que estejam corretas.
- Clique em Novo.
- Preencha os campos do cadastro. - Campo - Descrição - Descrição - Digite a descrição que identificará o respectivo prazo na localização, consultas e relatórios do sistema. Exemplo- Digamos que o prazo de pagamento parcelado em até 10 vezes deva ser cadastrado. Neste caso, informe a descrição "10x Cartão". - Prazo destinado a: - Informe a quem o prazo a ser cadastrado se destina: Cliente, Fornecedor ou ambos. - Acréscimo/Desconto (%) (Opcional) - Informe o percentual de acréscimo ou de desconto que será aplicado na utilização deste prazo. Exemplo:- Se deseja que o prazo aplique 10% de acréscimo, informe 10 neste campo. 
 Se deseja que o prazo conceda desconto de 10%, informe neste campo -10.- Parcelas - Preencha os dados de parcelamento do prazo: - Número de Parcelas 
 Digite o número correspondente de parcelas para o respectivo prazo de pagamento.
- Intervalo em dias entre parcelas 
 Digite o número ou intervalo de dias entre uma parcela e outra.
- Número de Títulos por Parcela 
 Digite o número de títulos pagos em cada parcela.
- Percentual do 1º Título 
 Insira o percentual correspondente ao valor total do título gerado.Exemplo!- Caso um prazo de pagamento possua no campo a quantidade 2 informada no Nº de títulos por parcela e no campo Percentual do 1º Título informado 40% e este prazo seja vinculado em um documento cujo valor total seja de R$ 770,00, dois títulos serão gerados: o valor do primeiro será correspondente aos 40% do valor total do documento, ou seja, R$ 308,00; e o segundo corresponderá aos 60%, portanto R$ 462,00. 
- Acréscimo no total do parcelamento (R$) 
 Informe o valor que será acrescido ao total do parcelamento.
 - 1ª Parcela - Preencha os dados da primeira parcela do prazo: - 1º parcela à vista  (Opcional)   
 Marque esta opção para que o sistema entenda que a primeira parcela do desmembramento será 'à vista'.
- Percentual da Primeira Parcela (Opcional) 
 Informe neste campo um percentual diferenciado para a primeira parcela, fazendo com que um prazo de 3 parcelas tenha, por exemplo, a primeira com 50% do total e as demais com 25% do total.- Ou seja, um título de R$ 100,00 que possua um prazo de pagamento para 3 parcelas em que a primeira possua percentual de 50%. O sistema fará a seguinte divisão: - 1ª parcela: R$ 50,00; - 2ª parcela: R$ 25,00; - 3ª parcela: R$ 25,00. 
- Baixar parcela à vista na venda (Opcional)   
 Selecione esta opção para que as parcelas à vista entrem no contas a receber ou a pagar já baixadas.
- Valor Acréscimo na Parcela à Vista 
 Digite o valor que será acrescido na parcela à vista.
- Número de dias para a 1ª parcela (Opcional) 
 Informe o número de dias (intervalo) para o vencimento da primeira parcela.Exemplo:- Utilize este campo caso sua empresa realize promoções onde determinados itens são vendidos em até certo número de parcelas, mas com o primeiro pagamento para 40 ou 60 dias. 
- Forma de pagamento da parcela à vista Vincule a forma de pagamento para a parcela à vista. Para isso, siga os passos: - Marque o campo 1º Parcela a Vista.
- Clique em  . .
- Selecione a forma de pagamento que desejar na Pesquisa de Formas de Pagamento.
- Clique em Selecionar ou pressione Enter.
 
 - Outras parcelas - Preencha os campos para as outras parcelas do prazo: - Forma de Pagamento dos Valores Parcelados 
 Insira a forma de pagamento para os demais valores parcelados.
- Valor de acréscimo nas demais parcelas 
 Informe o valor que será acrescido nas demais parcelas.
 - Mais Opções - Para utilizar as demais opções do prazo, preencha os campos: - Dia de Vencimento Fixo 
 (Opcional) Informe o dia de vencimento fixo para as parcelas.- Nota - A prioridade de utilização do dia de vencimento fixo será do cliente. Caso no Cadastro de Cliente / Dados Complementares não esteja informado um dia fixo de vencimento, o Automação Comercial Shop utilizará a configuração do Financeiro. 
- Vencimento das parcelas no mesmo dia da data de emissão 
 Selecione esta opção para que seja atribuída como data de vencimento dos títulos parcelados, a mesma data de emissão dos mesmos.
- Redução Alíquota de Comissão  
 (Opcional) O valor informado neste campo será reduzido da comissão do vendedor ao ser utilizado este prazo.
- Tipo de Documento 
 Defina a que tipo de documento o prazo se destina.
- Valor mínimo para utilização deste prazo 
 Informe o valor mínimo para utilização do prazo a ser cadastrado.
 
- Número de Parcelas 
- Clique em Gravar.
