SPED ICMS - Como gerar o bloco K

Autor do artigo: Rafasantos.sup.pack

Geração do Arquivo



Para gerar o arquivo SPED é necessário que o movimento já conste lançado pela aba "Lançamentos / Movimento SPED / Controle Produção/Estoque" (Para saber mais detalhes de como lançar clique no link a seguir: Bloco K | SPED ICMS e IPI - Configuração e Lançamentos).


Após realizados os lançamentos siga os seguintes passos para gerar o arquivo SPED:


  1. Acesse a aba "ICMS e IPI / SPED ICMS / SPED ICMS".
  2. Nas duas primeiras telas clique no botão "Avançar".
  3. Em seguida, na tela "Opções para a geração do SPED", além de dar atenção a todas as informações, preencha os seguintes campos para a correta geração do Bloco K:?

    • "Informe o período (mês/ano)": Insira a competência do arquivo  SPED, no qual deve constar lançado o movimento do Bloco K;
    • "Tipo do Item": A função desse campo é gerar no arquivo SPED o tipo do item para aqueles produtos que não possuem essa informação vinculada em seu cadastro. Lembrando que aqueles itens que já possuem o tipo do item informados não terão a alteração feita no arquivo SPED. O sistema faz esse procedimento pois é obrigatório que todos os produtos tenham o "Tipo do Item" informados em seu cadastro, se não o possuírem, o arquivo SPED não será validado.
    • "Informe o local para geração do(s) arquivo(s)": Deve-se informar onde será gerado o arquivo do Inventário.

  4. Clique no botão "Avançar".
  5. Na tela seguinte, "Selecione a(s) empresa(s) que deseja processar", e clique em "Concluir".

A geração da movimentação do Bloco K no arquivo SPED, está disponível a partir da versão 6.12.47.0 do módulo gerador do SPED Fiscal. Para verificar a versão, basta clicar no botão "Versão do Módulo" indicado na imagem anterior.





Validação do Arquivo SPED



  1. Para validar o arquivo é necessário instalar no computador o Programa SPED Fiscal da Receita Federal disponível no site http://sped.rfb.gov.br/
  2. Com o programa já instalado acesse o menu "Escrituração Fiscal / Nova / Importar" para iniciar a validação:
  3. Selecione o caminho do arquivo gerado pelo sistema e clique em "Abrir".
  4. Na próxima tela, se o arquivo estiver correto será demonstrada a mensagem "Arquivo Validado com Sucesso". Após isso já pode-se realizar a transmissão para a Receita Federal dos dados importados, mas o recomendável é que seja feita um conferência dos dados que foram importados, onde pode-se visualizá-los de algumas maneiras no Programa do SPED, como por exemplo:

    • Em forma de registros --> Para isso clique na aba "Escrituração / Produção e Estoque - RCPE (Bloco K)", selecione um das abas desejadas, como por exemplo a aba "Itens Produzidos"para visualizar as informações:
    • Em modo de Relatórios: Para isso acesse a aba "Relatórios / Produção e Estoque - RCPE" e clique em um dos relatórios, como por exemplo, o relatório de "Produção e Respectivo Consumo":


Em caso de dúvidas na validação do arquivo contate o nosso setor de suporte pelo link: http://www.karoo.com.br/chat/#/entrada?conta=275