Para que seja gerado o Bloco H no SPED ICMS, deve-se haver o movimento lançado na aba Lançamentos > Inventários e Estoque > Movimento de Inventário no período requerido.
Quais as opções que tenho para a importação de inventário?
Atualmente o sistema importa a movimentação de inventário das seguintes formas:
- Excel (Planilhas.xls): O sistema Escrita Fiscal Alterdata não gera o arquivo, apenas lê o mesmo. Clique aqui e veja como importar.
- Arquivo Texto (txt): O sistema Escrita Fiscal Alterdata não gera, apenas lê o arquivo, de acordo com as delimitações criadas pelo gerador do arquivo. Clique aqui e veja como importar.
- SPED: O mesmo pode ser gerado dentro do fiscal, caso contenha as informações corretas de inventário. Clique aqui e veja como importar.
- Cadastro Manual: Feito diretamente no sistema Escrita Fiscal, com as informações de responsabilidade da empresa. Clique aqui e veja como lançar.
- Bi inventário: O mesmo pode ser gerado dentro do fiscal, caso contenha as informações corretas de inventário. Clique aqui e veja como lançar.
Configurações para gerar
- Acessar a aba ICMS e IPI > SPED ICMS > SPED ICMS;
- Na tela Opções para a geração do SPED, além de dar atenção a todas as informações, preencha os seguintes campos para a correta geração do Inventário:
- Informe o período (mês/ano): Insira a competência do arquivo SPED;
- Gerar bloco H - Inventário: Informe o período do movimento de Inventário lançado no sistema;
- Motivo do Inventário: Escolha uma das 5 opções apresentadas para justificar a geração do bloco H;
- Informe o local para geração do(s) arquivo(s): Deve-se informar onde será gerado o arquivo do Inventário.
Clique em Avançar e na tela seguinte informe a(s) empresa(s) que deseja gerar o SPED.
- Após selecionar as empresas, clique em Concluir.
O campo Motivo do Inventário informado na tela de geração do arquivo, apenas será vinculado ao produto se essa informação não constar na aba Complemento / Campo Motivo do Inventário do produto, presente na aba Lançamentos > Inventário e Estoque > Movimento de Inventário.
Sendo assim, caso os itens possuam Motivos de inventário diferentes de uns para os outros, basta informar cada um dentro dos produtos lançados no movimento de inventário. Se eles possuírem um mesmo motivo do inventário informe-o no momento da geração do arquivo SPED.
Visualização do arquivo Sped ICMS
Em seguida, acesse o local onde foram gerados o (s) arquivo(s) sped ICMS, e o mesmo terá os Registros referentes ao Bloco H. Após basta importar este arquivo no validador do sped ICMS.