Autor do artigo: Alansilva.sup.pack
Este artigo tem como objetivo auxiliar no passo a passo para a conferência do Saldo Credor anterior no Simples Nacional.
Quando Ocorre?
Caso o valor das devoluções nas entradas seja maior que o valor das vendas, haverá um saldo credor. Este saldo será aproveitado no período seguinte, levando como Saldo Credor na DAS.
Não é possível realizar o lançamento de forma manual do saldo credor anterior, ele é calculado pelas notas com CFOP de devolução na entrada que possuírem tipo de receita simples informada.
Como Verificar?
- Acesse a aba Lançamento > Notas Fiscais e produtos;
- Selecione a Empresa, o Período e marque que a movimentação filtrada será a de Entrada;
- Clique no ícone Personalizar Colunas e insira as colunas Tipo CFOP e Tipo Receita Simples, para saber como informar a coluna no grid clique aqui;
Após clique em Filtrar.
Feito isso será demonstrado as notas que possui no movimento, basta selecionar o tipo devolução que verá o valor que possui.
Ao gerar o relatório da DAS e neste demonstrar um valor de Saldo Credor Anterior sem tipo de Receita Simples vinculado, deverá verificar nos períodos anteriores pelo módulo Notas Fiscais e Produtos se as notas de devolução estão com o tipo de receita simples informado, caso não, informe os tipos de receita nas notas e gere o relatório Conferência DAS novamente.
Clique aqui para conferir como abater as devoluções nas entradas;