Simples Nacional - Como abater devoluções nas entradas?

Autor do artigo: Alansilva.sup.pack

Neste artigo mostraremos como conferir e realizar o ajuste para que as devoluções nas entradas sejam abatidas no cálculo do Simples Nacional.

Quando ocorre


Para que as devoluções nas entradas sejam abatidas no cálculo do Simples Nacional é necessário que as notas possuam um CFOP de devolução, e que o tipo de receita simples seja preenchido.


É necessário possuir também nas notas de vendas o mesmo tipo de receita simples. Caso não exista nas saídas o mesmo tipo de receita indicado nas notas de devolução nas entradas, ou se o valor das devoluções nas entradas for maior que o valor das vendas, será gerado saldo credor, para mais informações clique aqui.


Configurando CFOP para devolução


  1. No sistema Fiscal acesse Cadastros - CFOP;
  2. Selecione o CFOP utilizado para devolução nas entradas e dê um duplo clique para abrir o cadastro, ou se preferir clique no ícone Abre o Cadastro;
  3. Acesse a aba Opções - sub aba Tipo;
  4. Verifique se o CFOP está com o Tipo Devoluções;
  5. Na aba Configurações Anuais (marcado em azul), devem estar marcadas no período as opções IRPJ/SIMPLES e Enquadrada;
  6. Clique em Gravar.

Vincular Tipo de Receita Simples ao CFOP:

Para saber como vincular o Tipo de Receita Simples ao CFOP, para que ao importar as notas seja realizado o preenchimento de forma automática, clique aqui.

Verificando o Tipo de Receita Simples nas notas


  1. Acesse a aba  Lançamento - Notas Fiscais e Produtos;
  2. Selecione a Empresa e o Período;
  3. Marque Entradas no campo Tipo da nota;
  4. Clique em Filtrar;
  5. Após, clique no ícone Personalizar Colunas e insira as colunas  CFOP, Tipo CFOP Tipo Receita Simples, para saber como informar a coluna no grid clique aqui;
  6. Clique novamente em Filtrar;
  7. Serão demostradas as notas, para verificar se existe alguma nota sem o Tipo de Receita Simples informado, clique na seta de filtro da coluna do Tipo Receita Simples e selecione a opção (Em branco)
  8. Faça os devidos ajustes e gere novamente a conferência da DAS.

    Ajuste em bloco do Tipo de Receita Simples:

    Para realizar o ajuste em bloco do tipo de receita pelo Consulta de Notas Fiscais e Produtos, selecione as notas e clique no ícone Editar, na tela seguinte informe em Campo a opção Tipo de Receita Simples, clique na lupa para selecionar a receita desejada, após clique no ícone +, e em Aplicar.

    Se a opção Desconsiderar do faturamento estiver marcada na aba Complemento da nota, esta NF não será considerada para o cálculo do Simples Nacional.