Simples Nacional - Como conferir os valores do DAS quando houver diferença

Neste artigo mostraremos como verificar situações onde os valores da DAS podem estar com alguma divergência e como efetuar o ajuste.




Como gerar a Conferência DAS


Para a geração do relatório do Simples Nacional Completo, siga as instruções abaixo:


  1. Clique em Federal - DAS - Conferência DAS;
  2. No campo Referência informe a data de geração;
  3. Clique em Visualizar;
  4. Informe a Empresa e clique em OK;
  5. Selecione a opção Completo e clique em OK.













O que pode ser conferido no movimento de Serviço


Em alguns momentos podem ocorrer diferenças entre os valores apurados no movimento e os valores demonstrados no relatório do Simples Nacional.

Sendo assim, abaixo vamos listar algumas situações que poderão causar essas diferenças no movimento de Serviço, para conferir maiores informações sobre cada situação clique sobre o tópico:


As Notas Substituídas poderão causar divergências na apuração do DAS, caso a data da Nota Substituta esteja em um período diferente do que estiver gerando o DAS.


Exemplo:

Uma determinada Nota com data no mês 03/2023 foi substituída por outra Nota com data no mês 04/2023.

Então temos:

  • Nota Substituída: Data 03/2023
  • Nota Substituta: Data 04/2023

Dessa forma, a Nota Substituída não estará na apuração do DAS de 03/2023. Ela será considerada no período de 04/2023.

Para a conferência das Notas Substituídas siga o passo a passo:


  1. No Fiscal, clique em Lançamentos - ISS, Receitas e Deduções;
  2. Informe a Empresa, selecione a opção ISS Saída e informe o Período;
  3. No Grid, clique em Personalizar colunas e selecione as colunas de Número Nota Substituída e Data Nota Substituída;
  4. Após, clique em Filtrar.


Caso tenha informação nas colunas Número Nota Substituída e Data Nota Substituída, significa que a nota está substituída e seu valor será apurado no período correspondente a data preenchida na coluna Data Nota Substituída.

Caso o Tipo de Receita Simples não tenha os Tributos configurados corretamente, poderá gerar divergência na apuração do DAS.


Quando o Tipo de Receita tem um determinado Tributo sendo apurado no extrato do Simples Nacional (gerado pelo site da RFB), mas não tem este mesmo Tributo configurado no sistema Fiscal para ser considerado no relatório do DAS (gerado no sistema Fiscal), ocorrerá a divergência de valores.

Exemplo:

  • Extrato Simples Nacional (gerado pelo site da RFB): Apurando (IRPJ, CSLL, PIS, COFINS e INSS)

  • Relatório do DAS (gerado no sistema Fiscal): Apurando apenas (IRPJ, CSLL, PIS e COFINS)



Para a verificação e ajuste dos tributos no cadastro do Tipo de Receita, siga o passo a passo:


  1. Clique em Cadastros - Federal - Tipo de Receita;
  2. Abra o cadastro do Tipo de Receita e clique na aba Tributos;
  3. Selecione o ano que está apurando a DAS;
  4. Marque ou Desmarque o Tributo a ser apurado;
  5. Clique em Gravar.


Para conferir mais informações sobre Tipos de Receita, clique aqui.

Caso o Tipo de Receita Simples não esteja vinculado corretamente no movimento de notas, poderá ocorrer divergência de valores entre a apuração do Relatório gerado no sistema Fiscal e o extrato do Simples Nacional (gerado pelo site da RFB). 


Exemplo:

Uma empresa X teve o faturamento no mês 01/2023 correspondente a R$3.000,00. Este valor corresponde a soma de 2 notas lançadas conforme abaixo:

Nota 1: R$ 1.000,00 - Não foi informada a Receita Simples.

Nota 2: R$ 2.000,00 - Receita Simples 061.

Sendo assim, ao gerar o DAS, no mês 01/2023 será demonstrado para a Receita Simples o valor de R$ 2.000.00.

O valor de R$ 1.000.00 NÃO entrará na apuração.


Para a verificação e ajuste das notas sem o Tipo de Receita, siga o passo a passo:


  1. Clique em Lançamentos - ISS, Receitas e Deduções;
  2. Informe a Empresa e Período;
  3. Após, clique em Personalizar Colunas e selecione a coluna de Cd. Receita
  4. Clique em Filtrar. Dessa forma, será possível visualizar as notas que estão sem o Tipo de Receita informado.


Para mais informações de Como vincular o Tipo de Receita ao Movimento, clique aqui.

Caso o Valor de Base esteja diferente do Valor Base Simples da nota, poderá causar divergência nos valores da apuração do DAS.

Para realizar a conferência e ajuste, siga o passo a passo:


  1. Clique em Lançamentos - ISS, Receitas e Deduções;
  2. Informe a Empresa e Período;
  3. Após, clique em Personalizar Colunas e selecione as colunas de Valor Base e Base Simples;
  4. Clique em Filtrar. Dessa forma será possível visualizar as notas que estão com valor de diferença.


Caso seja necessário realizar o ajuste dos valores, siga o passo a passo:


  1. Clique na aba Lançamentos - Notas de Serviço - Notas de Serviços Prestados;
  2. Informe a Empresa, Código de Operação e Período do lançamento;
  3. Selecione a nota com a diferença dos valores e efetue o ajuste;
  4. Após, clique em Gravar.


O que pode ser conferido no movimento de Comércio


Em alguns momentos podem ocorrer diferenças entre os valores apurados no movimento de comércio e os valores demonstrados no relatório do Simples Nacional.

Sendo assim, abaixo vamos listar algumas situações que poderão causar essas diferenças no movimento de Comércio, para conferir mais informações sobre cada situação clique sobre o tópico:


Dentro do movimento de notas podem existir CFOPs que estejam vinculados às notas e esses CFOPs não estejam com a Incidência IRPJ/SIMPLES configurado no seu cadastro. Isso pode gerar diferença na apuração do DAS.

Para a verificação e ajuste no cadastro do CFOP, siga o passo a passo:

  1. No Fiscal, clique em Cadastros - CFOP;
  2. Abra o cadastro do CFOP correspondente, clique na aba Configurações Anuais e selecione o período que está apurando;
  3. Marque a incidência do tributo IRPJ/SIMPLES;
  4. Clique em Gravar.


Vale ressaltar que podem ter CFOPs que estejam com a incidência marcada, porém o mesmo não deveria ser tributado.

Nesse caso, basta desmarcar a incidência do IRPJ/SIMPLES e gerar novamente o DAS.

Caso o Tipo de Receita Simples não tenha os Tributos configurados corretamente, poderá gerar divergência na apuração do DAS.


Quando o Tipo de Receita tem um determinado Tributo sendo apurado no extrato do Simples Nacional (gerado pelo site da RFB), mas não tem este mesmo Tributo configurado no sistema Fiscal para ser considerado no relatório do DAS (gerado no sistema Fiscal), ocorrerá a divergência de valores.

Exemplo:

  • Extrato Simples Nacional (gerado pelo site da RFB): Apurando (IRPJ, CSLL, PIS, COFINS e INSS)

  • Relatório do DAS (gerado no sistema Fiscal): Apurando apenas (IRPJ, CSLL, PIS e COFINS)



Para a verificação e ajuste dos tributos no cadastro do Tipo de Receita, siga o passo a passo:


  1. Clique em Cadastros - Federal - Tipo de Receita;
  2. Abra o Cadastro do Tipo de Receita e clique na aba Tributos;
  3. Selecione o Ano que está apurando a DAS;
  4. Marque ou Desmarque o Tributo a ser apurado;
  5. Clique em Gravar.


Para conferir mais informações sobre Tipos de Receita, clique aqui.

Caso o Tipo de Receita Simples não tenha o ano de apuração configurado corretamente em seu cadastro, poderá causar divergência na apuração do DAS.

Para a verificação e ajuste do ano no Tipo de Receita, siga o passo a passo:

  1. Clique em Cadastros - Federal - Tipo de Receita;
  2. Abra o Cadastro do Tipo de Receita e clique na aba Tributos;
  3. Clique em Adicionar e informe o Mês e o Ano;
  4. Após, clique em Gravar.


Caso o sistema esteja marcado para abater os valores de substituição tributária nos tributos indevidamente, poderá causar divergência na apuração do DAS.

Para a verificação e ajuste, siga o passo a passo:


  1. Acesse o Menu do Sistema (ícone do sistema no canto superior esquerdo) - Configurações Opções;
  2. Na aba Geral, no campo Abate Subs. Tributária, desmarque a opção IRPJ / Simples;
  3. Clique em Gravar.


Para essa situação, o ideal é que sempre seja visto com o Contador se a opção deve ou não ser marcada.



 

O que pode ser conferido diretamente no relatório


Em alguns momentos podem ocorrer diferenças entre os valores apurados no movimento de comércio/serviço e os valores demonstrados no relatório do Simples Nacional.

Nesse caso deve ser verificado os valores da RTB12, da seguinte forma:

  1. Gere o relatório no sistema acessando a Central Simples Nacional, selecionando a empresa, o período e clicando em Exibir Declarações e depois em ;
  2. Selecione a opção Relatório Alterdata e será gerado o relatório de conferência de valores;
  3. Verifique o campo da Receita de 12 meses anteriores..

Caso os valores dos meses anteriores estejam incorretos ou com valores faltantes em algum dos períodos, será necessário realizar o ajuste dos mesmos.

Os valores poderão ser alimentados de duas formas:

Esse valor precisa estar conforme o valor gerado no extrato PGDAS