Simples Nacional - Como lançar faturamento dos 12 meses para o cálculo do Simples Nacional

Neste  artigo veremos como fazer o lançamento das receitas referentes os últimos 12 meses para o cálculo do imposto de empresas do Simples Nacional.

Irá utilizar esse tipo de lançamento quando não existir movimento de notas lançado para a empresa em questão nos últimos 12 meses dentro do sistema. Dessa forma, você poderá lançar valores sem dados fiscais de nota. 

Autor do artigo: Daiana.sup.pack

Cadastro do código de operação


  1. Acesse a aba Cadastros / Operações de Receita e Dedução;

  2. Crie um código de receita para lançar os valores de faturamento que deve ser marcada no campo "Tipo";
  3. Em "Natureza" informe se esta receita é referente vendas, serviços e outros;
  4. Na aba "Tributos" iremos cadastrar o período de referência com mês e ano inicial e mês e ano final e marcar a incidência de "IRPJ/Simples";
  5. Na aba "Super Simples" podemos vincular um tipo de receita para ser utilizado como padrão nos lançamentos.


Lançando o Faturamento


  1. Acesse Lançamentos / Receitas e Deduções / Regime de Competência;

  2. Selecione a empresa e o primeiro período para o lançamento do faturamento. 
  3. Acesse Arquivo / Novo;
  4. Vincule o "Código de Operação";
  5. Indique a "Receita Simples" e o valor do faturamento daquele mês;
  6. Faça um lançamento com o valor total para cada mês em que não haja movimento lançado no sistema.

O sistema já estará pronto para o cálculo correto dos valores do Simples Nacional.

Importação do Faturamento


Caso tenha o interesse de fazer a importação do movimento completo, sem a necessidade de lançar mês a mês no sistema, poderá optar pela importação personalizada. Para isso, poderá seguir o passo a passo clicando aqui.


Antes de realizar o procedimento de importação personalizada deverá criar o código de operação conforme o passo a passo passado acima.