REINF - Erro no evento R-2099 - 1010 - ID inválido

Ocorrência: 1010 - ID inválido

Autor do artigo: ThaisMello.sup.pack

Quando ocorre?


Esse erro no SPED REINF ocorre pois está sendo enviado o R-2099 sem ter o R-1000 processado no site e-CAC.


Conferência no Portal e-CAC


  1.  Acesse o Portal e-CAC clicando aqui e entre com seu certificado;

  2. Vá em Declarações e Demonstrativos → SPED - Sistema Público de Escrituração Digital  Acessar EFD-REINF;

  3. Na próxima página localize o evento de carga inicial;

  4. Digite o período de competência e vai listar todos os eventos gerados;

  5. Verifique se existe o evento R-1000 processado.


Como efetuar o ajuste?


  • Caso não tenha o R-1000 processado e não tenha o R-2099 enviado

  1. Acesse o sistema Fiscal / aba Central SPED Reinf;
  2. Localize o R-2099 com erro e exclua;
  3. Gere o R-1000 e aguarde o processamento do mesmo;
  4. Gere novamente o R-2099 e envie.


  • Caso tenha o R-1000 processado e tenha o R-2099 enviado

  1.  Acesse o Portal e-CAC;

  2. Localize o R-1000 e copie o número do recibo;
  3. Acesse o sistema Fiscal / aba Central SPED Reinf;
  4. Gere a carga inicial e ao ocorrer o erro "1005 - Já existe outro registro com período conflitante com o período informado", informe o número do recibo dando um duplo clique no evento
  5. Após, localize o R-2099 com erro e reprocesse.