REINF - Erro no evento R-1000 - 1005 - Já existe outro registro com período conflitante com o período informado


1005 - Já existe outro registro com período conflitante com o período informado



Autor do artigo: Clara.sup.pack

Quando ocorre o erro?


A mensagem de erro pode ocorrer por diversos motivos, segue abaixo as principais causas:

1 - Quando o evento R-1000 já foi enviado manualmente através da Central e-CAC;

2 - Quando o evento R-1000 já foi enviado pelo sistema quando a empresa era escriturada por outra contabilidade. Isso ocorre quando há mudança de contador da empresa, mas ambos os escritórios utilizam o sistema Alterdata;

3 - E por último, acontece também quando já foi realizado envio do evento R-1000 por outra software house, sem informar o fechamento da validade das informações.

Como efetuar o ajuste?


Caso o erro tenha sido ocasionado pela situação 1 ou 2


  • Conferência no Portal eCAC

  1.  Acesse o Portal e-CAC clicando aqui e entre com seu certificado;
  2. Vá em Declarações e Demonstrativos → SPED - Sistema Público de Escrituração Digital  Acessar EFD-REINF;
  3. Na próxima página vá em Informações Cadastrais → Cadastro de Contribuinte;
  4. Localize o último evento de cadastro ativo, e copie o número de recibo.


  • Ajuste na Central Reinf

  1. Abra o evento com status de "Lote Rejeitado"
  2. Informe o número de recibo no campo "Número de Recibo" e grave.



Visto que a integração do envio do Sped Reinf, ocorre apenas dos sistemas para o eCAC (e não do Portal para os sistemas), não orientamos o envio de forma manual pelo Portal eCAC.

Caso o erro tenha sido ocasionado pela situação 3


  • Conferência no Portal eCAC

  1. Acesse o Portal e-CAC clicando aqui e entre com seu certificado;

  2. Vá em Declarações e Demonstrativos→ SPED - Sistema Público de Escrituração Digital → Acessar EFD-REINF;

  3. Na próxima página vá em Informações Cadastrais → Cadastro de Contribuinte.

  4. Localize o último evento de cadastro ativo, ele não tem informação de fim de validade , e clique em alterar;

  5. Informe o período de fim da validade de envio das informações, ou seja, o período em que foi enviado o último SPED Reinf pela outra software house.

  6. Conclua a envie o cadastro.


  • Ajuste na Central Reinf

  1. Abra o evento com status de "Lote Rejeitado".

  2. Clique no botão reenviar.