Autor do artigo: Stefanie.sup.pack
Informações
É uma declaração que contém informações sobre as operações de aquisição de mercadorias e serviços; operações de aquisição e venda de mercadorias, bens, serviços, os quais são discriminados nota a nota; e os valores de estoque inicial e final, abrangendo as operações e prestações realizadas no ano civil imediatamente anterior ao da informação.
A transmissão do arquivo é realizada por meio de um aplicativo web através de área restrita da agência virtual (http://www.set.rn.gov.br/uvt/).
As Empresas inscritas no regime normal de apuração de ICMS, que exerçam as atividades comerciais (modelo I), industriais (modelo II) e produtores agropecuários (modelo III), deveram realizar a entrega.
Movimento levado
- Para as empresas que precisam apresentar o inventário, deve-se acessar aba Lançamentos > Inventário e Estoque, assim há três opções que podem ser utilizadas:
- Movimento de Inventário: Para realizar o preenchimento manual. Caso deseje saber mais sobre isso, clique aqui;
- BI - Inventário: Para importar os produtos que foram movimentados pelas notas fiscais no sistema Fiscal para o Inventário. Para saber mais sobre isso, clique aqui;
- Inventário Personalizado: Assim importa-se um arquivo Excel ou txt por exemplo, onde constem as informações dos produtos. Para saber mais sobre isso, clique aqui;
- Para o movimento de notas fiscais de entrada, serão considerados somente para o Informativo os seguintes CFOPs: 1101 a 1154, 1401 a 1409, 1651 a 1659, 2101 a 2154, 2401 a 2409, 2651 a 2659, no caso de compras. E caso trabalhe com movimentação de Compras do exterior serão somente considerados notas com os CFOPs 3101 a 3127.
- Já para o movimento de notas fiscais de saída serão os CFOPs: 5101 a 5156, 5401 a 5409, 5651 a 5659, 6101 a 6156, 6401 a 6409, 6651 a 6659. Havendo movimentação referente à saídas para o exterior, o sistema considerará somente as notas lançadas com os CFOPs 7101 a 7127.
Conferência e geração do arquivo
Para auxiliar na conferência dos valores que são levados para o Informativo, acesse a aba ICMS e IPI > Outras > GI ICMS > Preenche-se o campo Referência > Seleciona-se a opção DECLAN IPM. Este é o mais indicado, pois nele é possível verificar a movimentação de todo o ano desejado, tanto de aquisição como de vendas ou prestações.
Após a conferência, siga as orientações abaixo para realizar a geração do arquivo:
- Acesse a aba ICMS e IPI > Nordeste > Informativo Fiscal - RN;
- Informe a empresa e avance. Selecione se a empresa é de Comércio ou Indústria e informe o diretório onde o arquivo será salvo;
- Após basta informar o Ano para o qual será gerada a obrigação, bem como o Período do Estoque Inicial e Final;
- Na tela seguinte teremos o resultado do processamento. Para verificar informações sobre os registros gerados clique em Espelho do Informativo Fiscal;
- Clique na lupa para selecionar o arquivo gerado (Arquivo Tipo IF) e após, pode-se consultar as informações que o sistema gera de acordo com a movimentação existente da empresa, clicando no botão Conferir.